quarta-feira, julho 17, 2013

Sobre a apropriação indébita das manifestações

Eu bem que avisei... Não confiem em sindicatos. Acabei de receber um panfleto da Chapa 1 para as eleições do SINDISEP-DF (é, virei servidor, uhu). Decidi há muito não votar em nada que tenha "chapas". Mas deem uma olhada no que eles disseram que são "reivindicações populares" (em itálico):

a) Auditoria da dívida pública e fim do superávit primário

O QUÊ!? Auditoria da dívida pública até vai, porque essa sempre foi uma reivindicação da esquerda. Uma reivindicação IDIOTA, porque o que pega na dívida pública são os títulos que o governo tem que emitir para rolar a dívida. E no que consistem esses títulos? Basicamente Tesouro Direto, CDBs e RDBs. Concluindo: é uma reivindicação idiota, mas inofensiva.

Agora fim do superávit primário!? Comeram cocô ou o quê? É exatamente esse superávit primário que está segurando nossas pontas. Vejam o que aconteceu com a União Europeia: lá havia uma exigência de que todos os países da zona do euro deveriam ter um superávit primário de 2%a.a. A Finlândia é o único país que está fazendo isso, e está entre os países menos afetados com a crise. Por outro lado, Grécia, Espanha e Portugal deixaram a coisa comer solta...

b) Reforma Agrária já!

Pauta datada. O Brasil é um país já majoritariamente urbano, e a distribuição desigual de terras há muito deixou de ser um problema. Seria interessante é que o poder público aproveitasse os imóveis ociosos no centro das grandes cidades para a distribuição de casas. E sinceramente: PAU NO CU DO MST!

c) Contra a precarização das relações de trabalho (terceirização / consultorias)

A terceirização é uma questão problemática: deveria se restringir às áreas-meio (manutenção de serviços de informática, secretariado, segurança, portaria e serviços gerais), mas desde o Fernando Henrique (passando pelo Lula e pela Dilma), continua nas áreas-fim, mesmo após decisão contrária da justiça (observação: justiça que é bastante FILHA DA PUTA ao proibir a terceirização sabe-se lá por quais motivos a contratação de empresas de terceirização para serviços de portaria em condomínios particulares). Além disso, há uma MÁFIA de empresas de terceirização no serviço público, onde as empresas sabe-se lá por que de repente começam a atrasar os pagamentos aos seus funcionários até que elas quebram, pagam os direitos trabalhistas aos demitidos e... voltam com um nome-fantasia diferente e contratam os MESMOS funcionários!

Dito isso, a terceirização da maneira que deveria ser é ÓTIMA em termos administrativos, uma vez que em vez de as empresas ficarem se preocupando com processo seletivo para auxiliares de serviços gerais e porteiros, elas deixam isso com as empresas especializadas e se concentram na atividade-fim.

Agora as consultorias... Isso sim é PIOR que terceirização: através de organismos internacionais (principalmente via PNUD e UNESCO), os órgãos contratam "consultores" para entregarem um "produto" a preço fechado (ou seja, o consultor não ganha salário nem tem direitos trabalhistas - e de acordo com decisão recente da justiça possui IMUNIDADE TRIBUTÁRIA). Já viram um edital de seleção de consultor? Pedem milhares de anos de experiência em uma área bastante específica. Com isso a administração pública quer dizer o seguinte: "queremos contratar apenas servidores aposentados, que já possuem essa experiência, ou então contratar quem queremos". Ou seja: esses editais são totalmente DIRECIONADOS.

Aqui eu estou com o sindicato. Ao menos 50%.

d) Outras demandas:
- 10% do PIB exclusivo para a educação pública
Velha falácia: o problema da educação não é falta de verba, mas INCOMPETÊNCIA no uso de verbas públicas (incluindo desvio de verbas) e priorização ERRADA nos gastos, já que grande parte deles vai para o ensino superior em vez da educação básica.

- 10% do orçamento para a saúde
No caso da saúde é mais malversação dos gastos mesmo. Com tanto 10% pra lá, 10% pra cá daqui a pouco não vão mais precisar fazer eleições, porque o gestor não terá autonomia pra priorizar gasto nenhum.

- Extinção das Organizações Sociais (OS's) que privatizam e precarizam os serviços públicos
Pauta corporativista. Não me meto.

- Transporte público de qualidade com a estatização da frota
Perfeito oximoro. Reformar o sistema atual ninguém quer, né? Nem a ANTT, que está sendo obrigada pela justiça a fazer a licitação dos transportes interestaduais e internacionais.

- Apoiar a luta das populações indígenas ameaçadas pelos interesses da expansão do agronegócio (...) e fortalecimento da Funai na demarcação de terras indígenas e contra a proposta do governo de revisão e redução de suas atribuições.

-Ah, VÃO TOMAR NO CU! Tudo para ficarem como CAFETÕES dos índios. Imagina o seguinte: você resolve comprar uma terra para carpir. A coisa dá certo, você constrói uma casa bacana no terreno, constrói um horto, faz um estábulo, e fica aquela belezura. Aí, de repente, aparece um laudo de um antropólogo vindo sabe-se lá de onde dizendo que ali era terra indígena ou comunidade quilombola tradicionais, e que a terra tem que ser desapropriada. Você vai receber o dinheiro das benfeitorias? NÃO, APENAS PELO VALOR NU DA TERRA! É ESSA a justa gritaria dos agricultores contra a situação atual, e é por isso que há essa tensão no campo. Outra coisa: sabendo que existe essa situação você continua tendo coragem para comprar uma chácara?

- Imposto sobre grandes fortunas (...)
Pode ser feito, mas com moderação, caso contrário ela é extremamente contraproducente. Você acha que os ricos, aqueles que vão para os EUA comprar no black friday deles porque as coisas são incomparavelmente mais baratas que aqui, vão ficar no Brasil para pagar mais imposto? Vide o que está acontecendo agora na França. Vide o dono da Ikea, que é o homem mais rico da Suécia e só agora que está voltando da Suíça (onde ficou 40 anos para pagar menos impostos) para lá porque ficou viúvo e quer passar seus dias finais junto dos seus. Eu é que não ficaria. Ah, e os ricos levam o DINHEIRO e a EXPERTISE deles para investir em outros lugares também.

Nenhum comentário: