sábado, julho 30, 2011

Eliminatórias 2014 - Europeus

E lá vamos nós para outra eliminatória... Como sempre faço, escreverei sobre os grupos, com destaque para os favoritos

Grupo A: SÉRVIA, CROÁCIA, Bélgica, Escócia, Macedônia e Pais de Gales - Vai ser um grupo bastante disputado, pena que com um nível de futebol não tão bom. Acho que a Sérvia ganha por pouco da Croácia (os clássicos serão garantia de porradaria, como sempre), mas não é um favoritismo nada ostensivo. Por isso resolvi colocar os dois juntos.

Grupo B: Itália, DINAMARCA, República Tcheca, Bulgária, Armênia e Malta - A Azurra não anda muito bem das pernas em sua renovação... Pode ser até que a terceira força do grupo, a República Tcheca, eliminar os italianos. E pode que role um resultado Dinamarca e República Tcheca (não necessariamente nesta ordem).

Grupo C: ALEMANHA, Suécia, Irlanda, Áustria, Ilhas Faroe e Cazaquistão - Que moleza pros chucrutes... Não consigo imaginar a Alemanha indo para a repescagem e perdendo a vaga para a Suécia (2º força). A vaga da repescagem estará entre Suécia e Irlanda, com o favoritismo da primeira.

Grupo D: HOLANDA, Turquia, Hungria, Romênia, Estônia e Andorra - Moleza também para os holandeses. Quando muito, um resultado adverso contra a Turquia. A vaga da repescagem será disputada entre esta e a Romênia.

Grupo E: Noruega, Eslovênia, Suíça, Albânia, Chipre e Islândia - Candidato junto com os Grupos A e G a pior grupo das eliminatórias. É bem plausível que o ferrolho suíço funcione, assim como que o grupo eslovaco não dê conta após o envelhecimento (sem contar que ele se classificou na sorte em 2010...). A vaga e a repescagem estará entre esses dois mais a Noruega, mas não vislumbro um favorito.

Grupo F: Portugal, RÚSSIA, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Uzbequistão - Bem, a Rússia será a sede em 2018, e Portugal já não jogou essa bola toda em 2010. Assim, é bem lógico que Rússia pegará a vaga. É bem provável que Portugal pegue a vaga da repescagem, com uma possibilidade apenas distante de Israel ameaçar isso. Aliás, estou torcendo para que Israel fique com uma vaga. A cidade que hospedá-los será a mais segura do Brasil por pelo menos 1 mês.

Grupo G: Grécia, Eslováquia, Bósnia Herzegovina, Lituânia, Letônia e Liechtenstein - Também não vislumbro favoritos aqui, assim como não vislumbro futebol de qualidade. A vaga ficará entre os três primeiros. O grupo A, E e este são provas que foi uma temeridade aumentar a quantidade de vagas na Copa para 32...

Grupo H: INGLATERRA, Montenegro, Ucrânia, Polônia, Moldávia e San Marino - Grupo teoricamente fácil para a Inglaterra, já que a Ucrânia não tem nenhum destaque. Pode ser que a Polônia fique com a vaga da repescagem.

Grupo I: ESPANHA, França, Belarus, Geórgia e Finlândia. Seria bastante justiça poética a Espanha, a atual campeã, ficar fora da Copa e forçar a Fifa a mudar essa coisa estúpida dos campeões disputarem eliminatória. Também seria justiça poética eles ficarem fora por ganharem a Copa com um futebol HORRÍVEL. Mas 1) a Espanha sempre costuma ir muito bem em eliminatórias e 2) a França está em um processo de renovação. Assim, a tendência é a Espanha ficar em primeiro e a França em segundo. A surpresa aqui é os franceses não irem para a repescagem.

Nenhum comentário: