terça-feira, março 09, 2010

Mais lamúrias sobre o Sonic

Bom, ontem encomendei o Sonic and the Secret Rings, que é um Sonic em que (parece) a Sega não fez grandes cagadas - não transformou ele em 'lobiespinho' (já que o Sonic não é homem, é porco-espinho, dãããã!) e nem colocou ele com uma maldita espada (o Mario teve o FLUDD, o Sonic teve espada - 2 a 1 contra para o Sonic). Tem uns power-ups de ganhar velocidade e do "time break", que não achei que comprometam, por isso dei essa chance. Mas aí entro de novo na questão: onde e quando a Sega perdeu a mão?

Já falei da questão do desperdício de energia com diferentes personagens, mas tem algo mais:

1) O primeiro é a óbvia transição do 2d para 3d. Convenhamos: a do Sonic não ficou bem-feita, por ter mantido as características do 2d. O pessoal da Nintendo, com o Mario, foi mais esperto e mudou a característica do jogo: em vez de percorrer toda a fase para chegar na bandeira final, o Mario 3d virou uma "caça à estrela". Óbvio que não é a mesma coisa (o sucesso do New Super Mario Bros Wii tá aí para mostrar isso), mas não deixa de ter seu charme. O Sonic deveria ter se reiventado de maneira parecida, o que não aconteceu;

2) Aqui vou falar de algo mais viajante: lá pelos idos de 1991, quando ficava impressionado com as reportagens sobre o então jogo novo da Sega, o enredo do jogo era basicamente "cientista maluco sequestra animais da floresta para seus propósitos sinistros, e cabia a um porco-espinho azul antropomórfico salvá-los". Tanto que ele começava os jogos na floresta (sonic 1, 2, 3, CD e S&K) e ia até os confins do esconderijo do Robotnik impedir os seus planos e salvar os animais. Sério, isso tem muito a ver com o "espírito da floresta" presente em quase todas as crenças animistas! Assim, todos os outros personagens que vieram depois poderiam se enquadrar nessa visão.

O problema foi quando, em algum ponto, resolveram colocar o Sonic para interagir com os humanos, numa CIDADE! Porra, não é estranho uma cidade com pessoas normais e uns poucos animais antropomórficos falantes? Por que não fizeram um esquema do tipo Star Wars, ou Dragon Ball Z, onde há humanos com uma penca de espécies antropomorfizadas diferentes? E outra coisa: de repente os animais sequestrados pelo dr. Robotnik foram jogados para escanteio!

3) Ei, eu falei sobre "falar", não? Pois é, outra diferença: o Link até hoje nunca falou, a Samus só foi falar pela primeira vez em Super Smash Bros Brawl (e vai falar em Metroid: Other M, jogo pra lá de controverso), o Mario até fala, mas somente gritos, grunidos e clichês - mantendo assim o charme. Já com o Sonic decidiram que ele deveria falar como um ser humano... Só falta agora ele ter relacionamentos com seres humanos... Ops! :S

Nenhum comentário: