quarta-feira, março 03, 2010

Eleições DF 2010 - Photo-op 1: Corrida para a Câmara dos Deputados

Tenho que salientar antes que minha análise está limitada pelo meu parco conhecimento da legislação eleitoral.

Bem, li no Correio de hoje que o PDT, PMDB, PPS, PSB, PCdoB, PV e PRB estão querendo fazer uma chapa única. Se for isso mesmo, pode contar que o PT irá participar dela (salvo na UNE, não conheço nenhum lugar onde o PCdoB e o PT não estejam sempre ligados). O que isso significa? Bem, a se confirmar isso, será a campanha mais difícil d'Horroriz de sua vida - que parece que perdeu os dedos para conservar os anéis.

Por quê? Bem, de acordo com o que sei, o tempo dos candidatos é determinado pela representação de deputados que a coligação dos partidos têm na Câmara. O PMDB tem o Filipelli, o PPS o Augusto Carvalho e o PSB o Rollemberg (com o PT entrando, adicione o Magela). Os outros são dois do DEM (Fraga e Rodovalho) e o restante, do PSC (Laerte Bessa) e PR (Jofran Frejat - gostaria de conhecer um singelo eleitor dele). O que significa? Bem, mantendo esse cenário, Horroriz terá o mesmo tempo na TV que o Alberto Fraga!

Falando nos federais, vamos às apostas:

- Filipelli: rompeu com Horroriz - o que fará com que perca alguns votos - e foi citado no Arrudagate - o que fará com que perca outros -, mas como ele tem muita gordura para queimar, acredito que ele será eleito na rabeira (na pior das hipóteses, suplente). Ah, e fez o filme com o Lula quando foi presidente da CCJ na Câmara.

- Augusto Carvalho: se queimou bastante na sua gestão como Secretário de Saúde do DF. Seguramente terá menos votos que o Filipelli, ou seja, lutará para ser suplente;

- Rollemberg: Apesar da atuação apagada na Câmara dos Deputados (estilo Maria Laura), tem tudo para continuar na ativa. Terá menos votos que em 2006.

- Rodovalho: Bom, ele é da "cota crente", mas como é do DEM, que muito provavelmente nem coligação terá, não será eleito. Se for esperto, se candidata a distrital.

- Laerte Bessa: Além de ser "deputado classista" (a Polícia Civil vota em peso nele), se beneficiará com a associação ao Horroriz. Dependendo, pode se tornar um novo Tadeu Filipelli em termos de puxação de voto.

- Jofran Frejat: Mais uma vez, o deputado que não conheço ninguém que elege se beneficiará com a associação ao Horroriz. Será o segundo da coligação.

- Magela: Como ainda não foi decidido se o Magela será candidato do PT ou não, vou considerar a eleição para deputado. Sim, ele seria eleito sem problemas.

- Fraga: Não tentará a re-eleição.

Resumindo: não contando com o Magela, 3 deputados têm a reeleição praticamente garantida (Frejat, Bessa e Filipelli), 1 não tem a situação muito fácil (Rollemberg), 1 tem a situação muito difícil (A. Carvalho), 1 certamente não conseguirá ser reeleito (Rodovalho) 1 vaga certamente estará em disputa (Fraga). Então diria que, contando com a vaga do Magela, são 3 ou 4 as vagas esperando por novos donos. Olha aí a sua chance, Reguffe!

Coligações vislumbradas no momento:

Coligação 1: PT?-PMDB-PSB-PDT-PCdoB-PV-PPS-PRB - Candidato: a depender das prévias do PT. Se não, não sei.

Coligação 2: DEM - Candidato: Alberto Fraga

Coligação 3? PTB - Candidato: Gim Argello

Coligação 4: PSC-PSDB(?)-PR-PMN-PSDC(?) - Candidato: teu nome é Legião

Coligação 5: PSTU-PSOL - Candidato: Quem se importa?

Coligação 6: PCO - Candidato: algum homo erectus que vive na UnB.

Vou falar mais da Câmara Legislativa somente quando confirmarem as coligações, mas haverão 4 novas vagas, (Leonardo Prudente, Rogério Ulysses, ]Reguffe[ e Brunelli - obs: a Eurides Brito era suplente do Pedro Passos, e já estava em declínio político antes disso) .

Nenhum comentário: