segunda-feira, janeiro 25, 2010

Divagações sobre o Sonic

Semana passada resolvi jogar de novo o Sonic Adventure DX. Descobri alguns encantos e desencantos...

Vamos aos primeiros: eu sinceramente não sabia que se podia jogar com todos os personagens, e que eles davam uma perspectiva diferente da história (com direito a fases exclusivas, como algumas do Knuckles). Caramba, que jogo hoje em dia tem isso?

Poucos, e isso leva a um desencanto: para fazer com que isso funcione, demanda-se tempo para desenvolvimento de características únicas de cada um, com fases igualmente únicas, e um desperdício de energia. Fica aí uma dica sobre o porquê da série ter deringolado: primeiro houve o "Sonic & Knuckles", ainda no Mega Drive. Talvez o jogo mais revolucionário que a Sega já fez na vida: o jogo com o Sonic era um, com o Knucles era outro; além disso, dava para reaproveitar o Sonic 2 e Sonic 3 com o Knucles, o que renovava o interesse pelos dois cartuchos!!!

Depois houve o Sonic Adventure, já para o Dreamcast. Só que, em vez de dois/três (com o Tails), já eram 5 ou 6. E com aquela criação estúpida chamada Big the Cat. Não falo sobre o Sonic Adventure 2 porque nunca toquei num Dreamcast, mas o pessoal da Sega deve ter gostado da coisa e, com a venda para a Sammy, perderam o limite do ridículo de vez, com "Sonic com metralhadora" (Shadow The Hedgehog), "LobiSonic" (Sonic Unleashed) e "Sonic com espada" (Sonic and the Black Knight).

Em parte, a Sega parece ter aprendido a lição com o Project Needlemouse (em 2d!!!) em andamento, onde já disseram que conterá tão somente o Sonic. Não precisava ser tão ortodoxo, mas se mantivessem o Tails e o Knuckles, mais um mapa de fases ao estilo Mario não ficaria mal. Mas o meu lado "Hardy Har Har" me diz que eles farão algo que ferrará com tudo, ah, farão...

Tem outra coisa também: não sei se fui mal-acostumado com Super Mario Galaxy, mas achei que o Sonic Adventure tem uns defeitos técnicos que não dá pra perdoar muito não... Mas a comparação é injusta. Deveria comparar com o Super Mario Sunshine do Gamecube.

Nenhum comentário: