segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Lembranças da adolescência - Quando era um Seguista

No fim da década de 80 meu primo ganhou um Master System. Me lembro que tinha a pistola e tudo, e era legalzinho. Me lembro que não consegui jogar Double Dragon direito, e que havia uma manha de ganhar vidas infinitas dando um monte de voadoras no começo.

Daí houve o Mega Drive, me lembro que joguei pela primeira vez numa feira de não-sei-o-quê aqui em Brasília. O jogo era o Castle of Illusion. Me lembro que todas as crianças que então jogavam ou morriam na primeira fase ou iam capengando para a segunda e morriam nela. De cara, cheguei na terceira fase, o que gerou aquela sensação de "pô, isso é muito massa!". E em novembro de 1991 eu ganhei meu Mega. Primeiro somente com Altered Beast, depois com o Sonic 1, e então foi história. Foi um amor que durou muuuuito tempo.

Tipo, eu sou seguista, mas nunca fui fanático. Me lembro que me diverti horrores jogando Tartarugas Ninja II num NES de um ex-morador aqui do bloco, e a mesma sensação do Sonic quando joguei Super Mario Bros.

O que pesou para eu continuar fiel à Sega foi mesmo o controle do Mega. Ainda acho o de 6 botões o melhor controle feito até hoje (nunca me adaptei ao "L'' e "R" do Super Nintendo - principalmente no SFII, ou usava os tradicionais ou ficava só no soco/chute forte).

Mas uma vez fiquei com um Super NES emprestado me dediquei a zerar o Super Mario World, que não usava os botões laterais como principais, e achei sensacional. Também gostava de ir na Pro Games (hoje franquia falida) para jogar/zerar Parodius, até hoje meu shooter preferido.

Enfim, sabia que eram consoles bons, e que o Genesis acabaria perdendo a batalha graças a jogos que nunca vi nenhuma graça, como Donkey Kong Country ou Star Fox, que juntos acho que não valem um Sonic. Mas enfim, o SNES era um bom console com bons jogos.

Daí houve o Sega CD. Tive quatro jogos, o Sewer Shark, o Spider Man, o Tomcat Alley e o Sonic CD. vou dizer uma coisa: eu gostava do Sega CD sim, e acho que muitas das críticas que se fazem hoje aos Full Motion Video Games soam meio que anacrônicas. Realmente é um estilo de jogo horrível, mas não deixava de ser uma tentativa de inovação. Mas enfim, os jogos não eram lá essas coisas, isso fez com que o add on não fosse muito para a frente, o que é justifiável.

Outra coisa é condenar o add on em si. Acho isso um anacronismo pior do que o outro, e sabem por quê? Porque a Nintendo QUASE FEZ A MESMA COISA!!! Inclusive o Playstation saiu de um rompimento de um projeto conjunto dos dois, mas isso é outra história. A Sega poderia ter trabalhado com os CDs de uma outra forma (mais jogos normais ou versões de jogos para PC), mas a idéia era boa, tanto que a geração seguinte foi a geração dos CDs, e a Nintendo perdeu - e muito - terreno com isso mantendo-se com os cartuchos (conseguiu sobreviver graças a jogos espetaculares, como Super Mario 64 e Zelda - esse eu ainda não começei a jogar a sério, mas será o primeiro que comprarei para jogar no Wii; também sobreviveu com o "efeito Pokémon").

Enfim, eu acho que o Sega CD foi uma boa idéia extremamente mal-executada, e por isso avacalhada hoje. Diferente do 32X, que foi uma má idéia extremamente mal-executada, ou a obsolência precoce do Saturn, ou as péssimas conversões do Sonic para 3D (e olha que gosto do Sonic Riders!).

PS: que coisa, esse post eu era para eu falar sobre Metroid...

Nenhum comentário: