terça-feira, dezembro 27, 2005

2005, o melhor ano da década (até agora)

Depois de quatro (cinco?) anos tenebrosos, horríveis, que quase acabaram com minha vida literalmente, 2005 foi um ano ótimo. Não foi perfeito, mas me garantiu muitos excelentes momentos. Aqui vai um Top 10:

1)Viagem de 2 meses pelo Leste Europeu, de Mochileiro. Foi um épico. Foram 12 países em 62 dias, de setembro a novembro. De destinos tradicionais, como Viena, a destinos ainda não tradicionais (não sei por quê), como Ljubljana. Apenas 5 dias de chuva. Diversas culturas... teve momentos negativos, sim, mas os momentos positivos os superaram em muito. Teve casa termal em Budapeste. Teve cerveja de chocolate (e boa!) em Tallinn. Muitas amizades agora pelo msn (tenho q falar mais com elas... :$). Teve 18 (DEZOITO!!) dias de KFC. Mas o mais importante: teve o gosto da independência, que anda me deixando louco de vontade de ir embora de casa pra sempre...

2)Viagem de 15 dias em Buenos Aires e Montevidéu. Foi em maio. Foi a preliminar da viagem da Europa. Foi muito em conta, porque usei milhagens pra fazer o aéreo de graça. Foi surpreendente, por descobrir uma cidade maravilhosa como Buenos Aires, e por ver que o Uruguai está loooonge de ser a Suíça dos Pampas (mas com um povo super gente boa). Fui ver um jogo do Boca em La bombonera. Fui ver show dos White Stripes (e topei com eles andando por Bs.As. - e daí?). Descobri que deveria ter nascido argentino, já que sou tão neurótico e melancólico quanto. Descobri que algum dia morarei em Buenos Aires, apesar de rock argentino ser uma bosta.

3)Viagem à Florianópolis, em fevereiro. Peguei carona com minha mãe e meu avô nessa. Dez dias por aquela região, uma vontade IMENSA de ir viver lá (tô me coçando pra não migrar pra lá em Maio - se não tiver nenhuma perspectiva aqui não sei não...). Provável lugar onde passarei o exílio na época das eleições. O melhor momento foi numa festa épica na casa de uma amigo meu, regada a polenta crua (que me fez vomitar da maneira mais fleumática possível) Hi-Fi, viedoquê e Mamonas Assassinas.

4)Peguei meu diploma de mestrado. Defendi a tese em agosto, peguei o diploma nessa semana. Quantas pessoas nesse Brasil varonil têm um diploma de mestre com 25 anos, hein!? Se eu tô desempregado? Foda-se, isso é circunstancial. ele é suficiente para que eu não morra de fome, pelo menos.

5)Diploma de barman. Resolvi que tinha que aprender alguma coisa técnica. Começei com barman. Já me inscrevi pra fazer um curso de cozinheiro. Dependendo das circunstâncias, faço o de garçon tb.

6) Diploma de TOEFL. Não preciso fazer curso de inglês até 2007, quando terei que fazer pra renová-lo. Além disso, acredito que é por causa dele que ainda tô no páreo pra dar aula em cursinho de inglês na Wizard. Tudo dependerá da minha oratória de bosta.

7) System of a Down no topo das paradas. Sempre achei-os mais ou menos, com uma média de uma música boa por disco (já gostava de "Chop Suey" em 2002). Aí eles me vêm com "Mesmerize", com "B.Y.O.B.", e as gravadoras topam fazer jabá de uma música que tem um momento (quase?) grind - naquela parte do "where/ the fuck/ are yoooooou"!!! Quem disse que as gravadoras são monstros satânicos sem lampejos de bom-gosto? Elas também podem acertar de vez em quando...

8) Show do Pearl Jam no Brasil. Rezo para que tenha o mesmo efeito do show do Rush. Antes de fazerem, nego sonhava "ah, meu Deus, o Rush TEM que tocar no Brasil! Só depois poderei morrer em paz". Daí finalmente eles tocaram e hoje ninguém fala mais deles. Espero que o show tenha servido para enterrar DE VEZ essa bosta de grunge, que só serviu como ferramenta de auto-promoção da MTV e de críticos paga-paus acríticos de tudo que é novidade. Os anos 90 merecem ser mortos e enterrados, e só serem recussitados depois de 2015, qdo virarão moda.

NOTA: Acho que a caixa com todos as gravações de estúdio do Nirvana também foram lançadas esse ano. Achei maravilhoso isso, porque também servirá pra terminar logo com esse negócio de grunge. Pra vcs verem a (maravilhosa) besteira que fizeram, devo lembrar que o Al Hendrix, pai do Jimmy (bem velhinho, se já não morreu), só deixa lançar praticamente uma música/versão/gravação inédita por ano desde 1969. E o Jimmy nunca sai de moda...

9)José Dirceu se fudeu. Ele foi o principal articulador da demissão do Cristovam Buarque do Ministério da Educação, sendo o principal responsável portanto da pior desmoralização da esquerda aqui no DF, e o principal responsável por eu ter que ir embora daqui no período das eleições - se eu não ganhar uns R$2000 por mês aqui. Concordo com ele quando diz que foi cassado sem provas (oficialmente ele foi o coordenador do mensalão, se não me engano - até hj isso não tá provado). Mas teve o que mereceu, que nem o Eduardo Jorge. Foda-se se o EJ é inocente! Ele apoiou o Roriz, e rorizista tem mais é que se fuder. O Dirceu é um EJ que tinha mandato. Konets.

10)O filme do Bátima. Mellhor filme do ano de 82 (o E.T. é uma bosta, nunca gostei), e melhor praga da internet desse ano. Melhor que a Ruth Lemos. Melhor que o Jeremias Muito Louco. Melhor que o bêbado russo. Vi, revi, vi de novo, vi mais uma vez, ajudei a disseminar essa praga... ajudou a alegrar o ano, com certeza! Entrei na feira da fruta... Peraí, eu vi esse filme no ano passado (vanguarda é foda)! Ei, 2003 foi uma merda mas foi engraçado...

Nenhum comentário: