sexta-feira, junho 29, 2018

Oitavas de Final sem Alemanha

Bem, creio que apenas aquele apostador inglês que ganhou uma grana preta conseguiria adivinhar que a Alemanha passaria vergonha frente à Coreia do Sul e cairia na primeira fase. Dito isso, vejamos como foi a minha previsão para as oitavas lá em dezembro. Para além da Alemanha e da Sérvia, vejamos meus acertos e erros:

Nas oitavas de final, o encadeamento ficaria:

Uruguai x Portugal (Preparem suas canelas!  - Uruguai)

Mantenho o que disse. Portugal pode ter Cristiano Ronaldo, mas o Uruguai é muito mais time que ele - salvo o Cavani, que é grand en France seulemant.

França x X (França)

Acabou dando Argentina aqui, que se safou por pouco de passar por um vexame. A Argentina é uma grande incógnita, sobretudo no aspecto extra-campo: depois das vergonhosas duas primeiras partidas, os jogadores fizeram uma revolução e eles mesmo estão selecionando os jogadores e as táticas. Por um lado isso deu certo contra a Nigéria. Por outro, não só quase foram para o vinagre como também resolveram colocar o Higuaín (também conhecido como Ínguaruim). A questão é: a "democrácia argentina" dará certo contra a França? Por enquanto, mantenho minha aposta na França

Brasil x México (em Samara Brasil)

O México não dá sorte nem com reza brava.

O México tem um histórico de complicar para a gente. Vide as nas últimas Copas Américas, aquele 0x0 na última Copa, com o Ochoa defendendo tudo... Mas eles têm um problema maior, para além da ausência do zagueiro Héctor Moreno, suspenso pelo segundo cartão amarelo: a questão psicológica de não passar das oitavas desde 1990. Eles teriam condições de superar, mas depois de terem sofrido um verdadeiro chocolate da Suécia e terem contado com a ajuda inesperada da Coreia do Sul, está claro que vão jogar como nunca e perder como sempre. Deveriam ao menos ter empatado...

Bélgica x Senegal (Bélgica)

Uma pena Senegal não ter se classificado. E foi por pouco: se tivessem conseguido um empate contra a Colômbia e/ou a Polônia (que nunca me enganou) tivesse feito outro gol contra o Japão, estariam dentro. Enfim, será contra o Japão, e prevejo um chocolate belga, com o Lukaku indo para a artilharia da Copa.

Espanha x Rússia (Espanha)

A Rússia voltou a ser a Rússia que conhecemos na derrota de goleada para o Uruguai. De qualquer forma já é a melhor campanha "dela" desde 1986 - está entre aspas porque a União Soviética de então era formada principalmente por jogadores ucranianos. Assim, ao menos os ucranianos poderão tirar alguma onda com os russos: "Ah, é? Vocês pegaram a Crimeia? Nós ao menos fomos até as quartas em 2006, hahaha!!". Em relação à Espanha, o futebol dela está horrível, mas o adversário é ainda mais. Mantenho a aposta - mas se a Rússia aperfeiçoar um novo método de doping aí já não é problema meu.

Argentina x Peru (Argentina)

Primeira partida em que errei totalmente as equipes. Aqui será Croácia x Dinamarca. A Croácia conseguiu ganhar de forma maiúscula contra a Islândia com um time misto, e isso não é pouca coisa. Já a Dinamarca teve a proeza de empatar com a Austrália... Óbvio que dará Croácia.

Alemanha x Sérvia (Alemanha - mas atenção: a Alemanha tem um histórico de vexames contra times do leste europeu em playoffs)

Outra partida em que errei totalmente. Aqui será Suécia x Suíça, a partida da confusão. A Suécia conseguiu se recuperar da amarelada vergonhosa contra a Alemanha e venceu de forma convincente o México. A Suíça, por sua vez, empatou com a Costa Rica. Embora a Suíça tenha um time melhor, a Suécia está embalada. Partida imprevisível, mas minha aposta é na Suécia.

Inglaterra x Colômbia (Colômbia)

A Inglaterra está com o melhor time desde 2002. Mas o Keane é um matador, e a competição dele aqui não é com o Cristiano Ronaldo ou com o Lukaku, mas com o Gary Lineker. Aqui vou ter que mudar minha aposta. Adoro a Colômbia, é o meu segundo time nessa Copa, mas infelizmente eles provavelmente não irão contar com o James Rodriguez nas oitavas - e se contarem, ele não estará 100%. Os ingleses passarão, mas é a segunda partida mais imprevisível das oitavas.

Assim, os confrontos das quartas serão:

Uruguai x França

A França está jogando um futebol burocrático, mas é melhor time que o Uruguai. França nas semis - obviamente a culpa de não ter ido para frente em 2014 era do Benzema.

Brasil x Bélgica

Potencial para ser o melhor jogo da Copa aqui. A Bélgica tem dois caminhos a seguir: o de sentir o peso do adversário e cair feito em 2002 contra nós e em 2014 contra a Argentina ou se lembrar que trata-se de um país ficcional, mas um país ficcional que é formado de 48% de França (com a qual temos problemas futebolísticos), 48% de Holanda (idem) e 4% de Alemanha (ibidem). Além disso, estamos com uma Espada de Dâmocles chamada Neymar: ele se machucará? Ele tomará o segundo cartão amarelo contra o México e não jogará? Quem sabe?

Espanha x Croácia

Vai depender do quão convincente será a vitória da Espanha contra a Rússia. A princípio, dará Croácia.

Suécia x Inglaterra

A Inglaterra mista perdeu contra o time misto da Bélgica. E já disse: o Keane me parece estar no mesmo patamar do Lineker. Sabe o que está parecendo? A França. Em 1990 e 1994 o Eric Cantona era o principal jogador francês - era praticamente uma mistura de Renato Gaúcho e Edmundo em termos de qualidade e temperamento-, mas não impediu o país de parar nas eliminatórias. Depois do fracasso contra a Bulgária do Stoichkov, resolveram substituí-lo por um tal de Zinedine Zidane... O Cantona da Inglaterra era o Wayne Rooney.

Nenhum comentário: