domingo, junho 24, 2018

Copa do Mundo - antes da terceira rodada

Bem, vamos conferir o que disse duas semanas antes do início da Copa.

Grupo A - RÚSSIA (vou me arrepender disso...), Arábia Saudita, Egito e URUGUAI (1º)
 Eu sinceramente nunca tinha ouvido a história desse Salah, mas não importa: o Egito é a terceira força do grupo (ou segunda, considerando a Rússia), mas vai perdê-lo justamente contra o favorito do grupo. A possibilidade da Rússia aumentou. Mas quem sabe, né?

Quem diria... Me dei bem. A Rússia surpreendentemente (talvez até surpreendentemente demais) está jogando muito bem. Tudo bem que enfrentou países muçulmanos pós-Ramadã, mas ainda sim não dá para retirar seu mérito. Quanto ao Uruguai, jogou aquele futebol de sempre: às vezes bem feinho, mas que dá resultados. Veremos o verdadeiro teste de fogo para a Rússia na última partida. Eu acho que vai dar Uruguai

Grupo B -  PORTUGAL, ESPANHA, Marrocos e Irã
Gostaria de aumentar meu cacife na Espanha, sobretudo depois que ela goleou a Argentina. Além disso - escrevam o que eu digo - se a Espanha encontrar a Alemanha no mata-mata ela ganha.

A Espanha, mesmo baqueada com problemas extra-campo (o técnico foi demitido na véspera da Copa), mostrou que está com um timaço, e está com a mão direita para terminar essa primeira fase em primeiro. Em relação a Portugal, o Cristiano Ronaldo resolveu fazer tudo nesta Copa o que não fez últimas três. Embora vá sofrer dificuldades com o Irã, tem todas as chances de ir para as oitavas. Preparem as botinadas para Uruguai x Portugal.

Grupo C - FRANÇA, Austrália, PERU e Dinamarca.

Enfim, o Guerreiro irá à Copa. Não sei se o tanto de meses de gancho o prejudicará, mas vou dar uma chance ao Peru. Além disso, a França... A equipe francesa está mordida com o vice da Eurocopa em casa. Além disso, a equipe é experiente com mata-mata, superou um trauma histórico contra a Alemanha... Isso conspira para que a "Copa Não" possa virar uma "Copa Sim"

E a França resolveu jogar seu futebol suficiente. Quanto ao Peru, o bestão do técnico resolveu não colocá-lo logo no início contra a Dinamarca e deu no que deu. Não vou arriscar quem ficará em primeiro, pois França x Dinamarca costumam ser jogos muito estranhos - vide o que houve em 2002. Nessa de jogo estranho a Austrália pode ser estranhamente beneficiada - o que é difícil, mas pode acontecer.

Grupo D - Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria

Pode ser que o Messi não esteja jogando tudo o que pode não porque ele já passou do seu ápice, mas porque quer arrebentar na Copa. Por outro lado, a Argentina tomou de 6x1 da Espanhae só goleou de 4x0 o Haiti antes de embarcar para a Rússia. Esse grupo está cada vez mais me parecendo um legítimo grupo da morte (não tanto quanto o do Brasil, mas ainda assim um grupo da morte).

E virou um grupo da morte - exceto para a CROÁCIA, que encaixou seu jogo! Eu falei que a Argentina estava mal e só foi resgatada da bacia das almas graças à nem tão surpreendente vitória da Nigéria. A Islândia jogou a partida da vida dela contra a Argentina, mas tem o defeito de ser um time bitolado. Para piorar, a Croácia poupará vários titulares contra a Islândia. Ficou total e absolutamente imprevisível.

Grupo F - ALEMANHA México, Suécia e Coreia do Sul

Sim, a Alemanha é favoritíssima no grupo, sim, a Suécia tem mais jeito de segunda força que o México, mas houve um fato novo aí: os alemães estão com vontade demais... Isso signifca um grande potencial de repetir a "era da atitude" do Brasil 2010.

Falei que a Alemanha estava com problemas... Ela também é um time bitolado, e essa bitolagem custou-lhe a derrota contra o México e transformou um grupo que deveria ter sido fácil para ela num Grupo da Morte. É claro que ela tem todas as condições de dar um passeio na Coreia do Sul (muito embora o sufoco que passou em 1994, quanto também era a então campeã, deva ser lembrado) e ser a primeira colocada por saldo de gols. E a Suécia, coitada... Perdeu uma partida que tinha na mão (e não me venham falar em erro do juiz - ela ficou com um jogador a mais por 10 minutos e aquela "barreira" contra o Kross no final foi absolutamente ridícula). O México está com a mão direita, mas não vou dar nenhum prognóstico.

O Grupo G era tão previsível que nem me dei ao trabalho de atualizar 14 dias antes. Segue o post de dezembro

Grupo G - BÉLGICA, INGLATERRA (é possível que me arrependa disso), Tunísia e Panamá

A Bélgica lembra aquele time do Perfectum do Tiny Toons (o do episódio em que o Plucky quase vende o resultado). São esnobes e estão mais experimentados que na última Copa/Eurocopa. Mereceriam ser eliminados na primeira fase (a Inglaterra também), mas os outros rivais (a Tunísia um pouco menos) são tão vergonhosos que conseguem passar fácil. E não, o Panamá não é a Costa Rica dessa Copa - já disse que será o Peru.

Só errei na questão dos jogos chatos. A Bélgica, mesmo considerando a fraqueza dos adversários, está sendo a melhor seleção da Copa. Quanto à Inglaterra, aparentemente o problema dela nessas últimas 3 copas tenha sido a inhaca do Rooney. Está sendo sua melhor performance desde 2002.

Grupo H - Polônia COLÔMBIA, SENEGAL e Japão

A Polônia é um Portugal piorado, e tem um histórico recente de participações vexaminosas em Copa. Já Senegal (o que será o segundo, sendo a Colômbia a primeira) quase foi garfado nas eliminatórias, quando foi literalmente roubado pelo juiz numa partida contra a África do Sul (tiveram que repetir a partida e Senegal ganhou, eliminando a lusófona Cabo Verde e a minha querida Burkina Faso com sua gloriosa capital Ougadougou). Para não falar que fez bonito na única Copa que fez. Toda copa tem um africano para se destacar, e nessa esse será o país. De resto, um grupo chato - salvo pela Colômbia.

Aqui vários erros - exceto pela Polônia, que nunca me enganou: 1) quem está sendo a Costa Rica dessa Copa não foi o Peru, nem mesmo o Panamá, mas o Japão. Pode-se dizer que teve uma sorte danada contra a Colômbia, jogando com um jogador a mais e fazendo um gol logo aos 4 minutos. Mas o resultado contra o Senegal (que está sendo realmente a melhor seleção africana) definitivamente não foi sorte. Quanto à Colômbia, está se recuperando do azar que teve contra o Japão e pegará um Senegal que pode estar na descendência. Eu acho que dará Colômbia (que está ganhando de forma maúscula contra a Polônia, sem se beneficiar com as cagadas da defesa polonesa), mas não dou nenhum palpite quanto ao outro classificado.

Finalmente...

Grupo E - BRASIL, Suíça, Costa Rica e SÉRVIA (vou me arrepender disso...)

Não era o grupo da morte que eu esperava, mas definitivamente é um GRUPO DA MORTE. A Suíça joga um ferrolho horrível, e a Sérvia... Bem, a Sérvia tem uma desvantagem de ser que é uma mentalidade cabeça-quente legitimamente africana. Mas atenção: por laços históricos com a Rússia ela será o segundo time local - para piorar, jogaremos contra eles justamente na única partida que faremos em Moscou na primeira fase. E falando nisso: a logística será horrível: a primeira partida será em Rostov (ali perto da Crimeia) e a segunda partida em São Petersburgo. Quem comprou pacote para ver todos os jogos do Brasil prepare a grana... Quanto à Costa Rica, a geração de ticos que surpreendeu o mundo na última copa está 4 anos mais velha. Lembram da Bulgária em 1998? Lembram da Croácia em 2002? Pois é... É um grupo da morte para o Brasil porque qualquer tropeço ficaremos em segundo, e daí enfrentaremos o primeiro lugar do Grupo... F. Temos plenas condições de ganhar dos alemães, mas NÃO NUMA PARTIDA QUE NÃO SEJA A FINAL.

Vou fazer justiça: a Sérvia pode ater ser eliminada nessa Copa, mas foi flagrantemente ROUBADA na partida contra a Suíça quando o árbitro alemão teve a proeza de dar uma falta de ataque do jogador sérvio em dois jogadores suíços, ao invés de ter dado o pênalti. É um grupo da morte, e felizmente estamos com a mão direita.
E eu falei que a Costa Rica não seria a mesma coisa que em 2014. Mas acho engraçado que o pessoal já esteja prevendo um Brasil x Alemanha, imaginando que o Brasil irá ficar em primeiro no grupo... Pode até ser que o Brasil ganhe da Sérvia, mas dependendo do placar que a Suíça fará na já desmotivada Costa Rica, pode ser que ocorra um Brasil x Alemanha sim, mas com a Alemanha em primeiro e o Brasil em segundo em seus respectivos grupos.
Finalmente, o Neymar. Além das óbvias botinadas, da torcida russa contra (e do resto do mundo, que odeia teatro), o Neymar ainda cometeu a besteira de tomar um cartão amarelo contra a Costa Rica, e obviamente os sérvios irão investir nisso para o Brasil perder o controle e tentar ganhar a partida. E se houver um Brasil x Alemanha sem Neymar, com o Tite teimoso insistindo em Gabriel Jesus por causa das propagandas... Bem, até o Catar.
(Muito embora com ele apenas tenhamos uma remota chance)

Nenhum comentário: