segunda-feira, maio 28, 2018

Sobre a greve dos caminhoneiros

Estão dizendo que a greve é de direita, outros que a greve é de esquerda... A única coisa que posso dizer é que a greve é CORPORATIVISTA como todas o são, mas não tem nenhum sindicato (falo aqui do povo filiado a CUT) envolvido - e se tiver a importância é mínima. Além disso, aqui há uma rara confluência entre patrões e autônomos. O núcleo da questão encontra-se nessa notícia do Antagonista que fala sobre as principais associações de caminhoneiros . As principais associações aqui são a Abcam (cujo líder se retirou das negociações da quinta-feira passada, mantendo a greve), a Unicam e a CNTA. 

Qual era o passo seguinte que qualquer jornalista deveria fazer? Apontar as ligações dessas associações. Como? Ora, buscando fontes diretas. A maneira mais BÁSICA de fazer isso é visitar os respectivos sites oficiais. Uma vez no site oficial, buscar a aba "contato" e ver onde que fica a sede.

Abcam - SAUS Quadra 1 - Bloco "J" - Ed. CNT - 7º andar. Brasília/DF
Unicam - SAS Quadra 01 – Bloco J – Edifício CNT Lotes 3 e 4 – 7ºAndar – sala 707 -Torre B. Brasília/DF
CNTA - SHN Quadra 2 Bloco F - Sala 620 - Edifíco Executive Office Tower - Brasília/DF

Para quem não é de Brasília, o SA(U)S é Setor de Autarquias Sul e SHN é Setor Hoteleiro Norte.

Mas chama a atenção que duas dessas associações não só ficam no mesmo prédio como ficam no mesmo andar. E o que diabos é esse Edifício CNT? É do canal CNT? Não, é da CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES, uma entidade PATRONAL que recebe recursos do governo para sustentar o SEST/SENAT. O CNT é presidido atualmente por Clesio Andrade, que foi vice-governador do Aécio Neves em Minas e é empresário da área de transportes. O CNT é a instituição que pede pesquisas fajutas ao instituto MDA para puxar o saco do PT - vejam as pesquisas de 2014 que apontavam vitória da Dilma no primeiro turno. Em suma: são patrões que mamam nas tetas do governo. 

Agora, a greve foi bem-sucedida porque a alta do dísel prejudica tanto as grandes empresas de transporte como os autônomos, e é exatamente por isso que há essa adesão massiva dos caminhoneiros. No entanto, continua sendo uma manifestação corporativista a qual os brasileiros se simpatizaram pelo fato de estamos sofrendo com a alta dos combustíveis. Como o pleito deles foi aceito, e o Temer/Petrobras terá que tirar o dinheiro que faltará de outro lugar (e como ele simplesmente não pede arrego e vai logo para o FMI botar a gente para fazer as reformas na marra), a corda vai estourar para o grosso da população. Sendo assim, essa será a única vez que os caminhoneiros terão apoio maciço da população. Nas próximas esses apoios diminuirão cada vez mais (e essa diminuição será exponencial quanto mais a esquerda for bem-sucedida em se apropriar da causa deles).

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