quinta-feira, novembro 07, 2013

Combate à lei de cotas no serviço público 2 - O porquê de qualquer congressista não petista ser contra, um manifesto

Prezado congressista não petista,

Não importa se Vossa Excelência é aliada de ocasião da Dilma.

Não importa se Vossa Excelência é opositora da Dilma.

Votar pelas cotas no serviço público é cometer suicídio político.

Primeiro porque os potenciais prejudicados por essa medida, os "concurseiros", não são vestibulandos. Eles não estão se candidatando a fazer um curso superior para conseguir um emprego melhor. Eles estão se candidatando já ao PRÓPRIO EMPREGO. Além disso, qualquer concurso possui uma relação candidatos/vaga muito maior que vestibular de medicina. Você irá enfurecer MILHÕES de concurseiros. E não só: você irá enfurecer MILHÕES de FAMÍLIAS de concurseiros (pais, mães, esposas).

Mais: há toda uma indústria bilionária baseada exatamente na meritocracia na administração pública: cursinhos, editoras, professores, etc. Pense na quantidade de gente que vocês irão não só desagradar, mas ENFURECER, caso as cotas raciais para concursos públicos sejam aprovadas. Pense nos efeitos econômicos caso tal medida seja aprovada. E pense bem: os donos de cursinho e de editoras poderiam ser potenciais aliados em sua campanhas em 2014 e nas vindouras. Imagine se esses empreendedores resolvessem contribuir para outros candidatos...

Em suma, são esses MILHÕES que não só não votarão em Vossa Excelência, mas anotarão seu nome em um caderninho e dirão para todos os seus familiares, amigos, amigos de amigos, transeuntes, etc.: "não votem naquele demagogo racista que acabou  com as nossas chances de conseguir um emprego público!". E garanto a Vossa Excelência: esses milhões são muito mais eleitores que a soma dos militantes de movimentos negros.

Daí Vossa Excelência poderia dizer: "ah, mas se eu votar a comunidade negra e os descolados me veriam com bons olhos".

Respondo: não, não vão.

Primeiro porque esse discurso de "comunidade negra" é uma falácia: a maioria dos negros simplesmente não dá a mínima para esse tipo de coisa. O que existe é uma minoria de militantes sustentados a pão-de-ló por organismos internacionais e pelo próprio governo. Ou como Vossa Excelência acha que possam haver mobilizações no Congresso em pleno dia de semana, quando as pessoas reais estão trabalhando, estudando ou procurando emprego?

Vossa Excelência não será vista com bons olhos pelos potenciais beneficiários por uma razão muito simples: o único beneficiário que recolherá os louros da vitória será o PT. Não vai ser o parlamentar do estado tal que passará para a história com o mérito discutível de aprovar as cotas raciais no serviço público, mas a Dilma. E mesmo na pior hipótese, de que todos os negros se vejam beneficiados com essa medida, eles não levarão você em conta, mas sim um parlamentar petista. Não preciso falar dos descolados... E sim, isso vale também para Vossa Excelência que se considera à esquerda do PT. Quantos votos que Vossa Excelência teve oriundos de militantes do movimento negro? Quantos votos a mais Vossa Excelência acha terá caso vote em favor das cotas?

Isso para não falar dos efeitos a longo prazo: o PT sempre teve os votos dos sindicalistas. No poder, conseguiu garantir os beneficiários do Bolsa-Família. Vossa Excelência quer garantir mais um mercado eleitoral cativo do PT? Vossa Excelência já imaginou a dificuldade que terá em se reeleger ou de lutar para eleger um(a) confrade seu(sua) em um universo de eleitores cada vez mais restrito?

Em suma, a aprovação as cotas raciais para os concursos públicos é um jogo de perde-perde. Vossa Excelência perderá os votos de todas as MILHÕES de pessoas que estão envolvidas atualmente na busca por um emprego público (e seus familiares, e seus professores, e os donos de cursinho, e os editores de apostila...), além de garantir a MILITÂNCIA CONTRA de centenas de milhares (a começar com a minha). Vossa Excelência não ganhará os votos dos potenciais beneficiários pois todos irão para o PT e jamais para Vossa Excelência.

Em vez de aprovar essa barbaridade, rejeite-a lutando com todas as suas forças contra isso. Vossa Excelência perderá apenas os votos que nunca teria de qualquer maneira, mas ganhará o prestígio e o apoio de MILHÕES de potenciais prejudicados por essa decisão. Faça isso que serei o primeiro a lutar por vossa reeleição, mesmo que não seja de seu estado.

"Ah, mas e a imprensa?". Jornalistas são um bando de doidivanas cada vez mais irrelevantes que ganham cada vez menos. As pessoas sabiamente estão comprando menos jornais e vendo cada vez menos televisão. Concentre-se na internet e no boca-a-boca. Essa será a minha tática para atacar Vossa Excelência caso ouse aprovar as cotas raciais para o serviço público federal.

O nome de Vossa Excelência está na minha lista de parlamentares. Não faça com que ele entre para meu caderninho de parlamentares a combater até o fim de meus dias.

Não sou anônimo, mas também sou uma legião.
Não perdoo.
Não me esqueço.

Nenhum comentário: