segunda-feira, outubro 21, 2013

Eliminatórias Europeias e prestação de contas

Agora, vamos às previsões furadas que fiz há mais de 2 anos

Grupo A: SÉRVIA, CROÁCIA, Bélgica, Escócia, Macedônia e Pais de Gales - Vai ser um grupo bastante disputado, pena que com um nível de futebol não tão bom. Acho que a Sérvia ganha por pouco da Croácia (os clássicos serão garantia de porradaria, como sempre), mas não é um favoritismo nada ostensivo. Por isso resolvi colocar os dois juntos.

Mea culpa. Realmente não sabia que a Bélgica ia jogar do jeito que jogou. Mas a Croácia ainda está no páreo.

Grupo B: Itália, DINAMARCA, República Tcheca, Bulgária, Armênia e Malta - A Azurra não anda muito bem das pernas em sua renovação... Pode ser até que a terceira força do grupo, a República Tcheca, eliminar os italianos. E pode que role um resultado Dinamarca e República Tcheca (não necessariamente nesta ordem).

Sim, a Itália teve sua dose de papelão, mas não foi para tanto. Já a Dinamarca... Foi perder pontos para a Armênia e se deu mal. Profecia: muita gente amaldiçoará a Armênia em 2014... Assumo: errei feio nesse grupo.

Grupo C: ALEMANHA, Suécia, Irlanda, Áustria, Ilhas Faroe e Cazaquistão - Que moleza pros chucrutes... Não consigo imaginar a Alemanha indo para a repescagem e perdendo a vaga para a Suécia (2º força). A vaga da repescagem estará entre Suécia e Irlanda, com o favoritismo da primeira.

Esse eu acertei no atacado. Mas também não era muito difícil acertar o resultado. O que não previ foi que a Áustria teria um desempenho até que digno.

Grupo D: HOLANDA, Turquia, Hungria, Romênia, Estônia e Andorra - Moleza também para os holandeses. Quando muito, um resultado adverso contra a Turquia. A vaga da repescagem será disputada entre esta e a Romênia.

Quanto à Holanda, nada a dizer. Era barbada. A Romênia confesso que foi cagada. O que não levei em conta foi que a Hungria até que foi bem. Pena que tomou um vareio da Holanda no final e desandou.

Grupo E: Noruega, Eslovênia, Suíça, Albânia, Chipre e Islândia - Candidato junto com os Grupos A e G a pior grupo das eliminatórias. É bem plausível que o ferrolho suíço funcione, assim como que o grupo eslovaco não dê conta após o envelhecimento (sem contar que ele se classificou na sorte em 2010...). A vaga e a repescagem estará entre esses dois mais a Noruega, mas não vislumbro um favorito.

O inglês que apostou que a Islândia iria para a repescagem quebrou a banca. Dito isso, acertei a Suíça. Reparem que confundi Eslovênia com "eslovacos". Tsc, tsc.

Grupo F: Portugal, RÚSSIA, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Uzbequistão - Bem, a Rússia será a sede em 2018, e Portugal já não jogou essa bola toda em 2010. Assim, é bem lógico que Rússia pegará a vaga. É bem provável que Portugal pegue a vaga da repescagem, com uma possibilidade apenas distante de Israel ameaçar isso. Aliás, estou torcendo para que Israel fique com uma vaga. A cidade que hospedá-los será a mais segura do Brasil por pelo menos 1 mês.

Israel até que tentou, mas não deu. Acertei o resultado.

Grupo G: Grécia, Eslováquia, Bósnia Herzegovina, Lituânia, Letônia e Liechtenstein - Também não vislumbro favoritos aqui, assim como não vislumbro futebol de qualidade. A vaga ficará entre os três primeiros. O grupo A, E e este são provas que foi uma temeridade aumentar a quantidade de vagas na Copa para 32...

Tanto não tinha favoritos que a Bósnia só se garantiu na última rodada. E confesso que superestimei os eslovacos (agora sim). Não deram nem pro cheiro.

Grupo H: INGLATERRA, Montenegro, Ucrânia, Polônia, Moldávia e San Marino - Grupo teoricamente fácil para a Inglaterra, já que a Ucrânia não tem nenhum destaque. Pode ser que a Polônia fique com a vaga da repescagem.

A Inglaterra assustou, mas acabou fazendo sua parte. Porém, não foi fácil. Se ela tivesse empatado com a Polônia na última rodada a Ucrânia quem ficaria  com a vaga. Superestimei a Polônia, porém.

Grupo I: ESPANHA, França, Belarus, Geórgia e Finlândia. Seria bastante justiça poética a Espanha, a atual campeã, ficar fora da Copa e forçar a Fifa a mudar essa coisa estúpida dos campeões disputarem eliminatória. Também seria justiça poética eles ficarem fora por ganharem a Copa com um futebol HORRÍVEL. Mas 1) a Espanha sempre costuma ir muito bem em eliminatórias e 2) a França está em um processo de renovação. Assim, a tendência é a Espanha ficar em primeiro e a França em segundo. A surpresa aqui é os franceses não irem para a repescagem.

0 de surpresa.

Até que não foram previsões tão furadas assim. E até fui contra a lógica apostando na Rússia em vez de Portugal. Captar a Islândia era impossível. Mas errei feio em apostar na Sérvia e na Dinamarca.

Nos vemos no final da repescagem e no sorteio dos grupos. Eu comprei um ingresso para o primeiro jogo em Brasília. Será que terei que ver jogo da Bélgica?

Nenhum comentário: