quarta-feira, janeiro 04, 2012

34 Secretarias, Agnelo!?

Caramba: TRINTA E QUATRO SECRETARIAS!? Vejamos: para agradar os deputados precisa de, pelo menos 15 secretarias para cada deputado distrital, se quiser garantir os 3/5 de votos para mudar. Daí sobram VINTE secretarias para o Agnelo e o Filipelli. Não daria ao menos para reduzir para 24? Vamos ver quais são elas, e ver quais são?

1) Administração Pública - Bem, pelo nome acredito ser necessária. Mantém.

2) Agricultura, Pecuária e Abastecimento - É necessário um tratamento à parte para isso mesmo. Mas poderia tranquilamente ser colocada na estrutura do Desenvolvimento Econômico, não?

3) Assuntos Estratégicos - Já é desnecessária a nível federal, ainda mais estadual. Corta.

4) Casa Militar - Essa PARECE desnecessária, mas não é. É a que cuida da P-2, o serviço secreto da PMDF (o que, você não sabia que as PMs têm serviço secreto!? TODAS têm!). Além disso, é (ou deve ser) uma secretaria de estado. A de Assuntos Estratégicos bem que poderia ir pra essa.

5) Ciência e Tecnologia - É relevante, vai.

6) Criança - Mas por que só criança!? Onde estão os adolescentes!? Cabide de emprego pra petista. Dá muito bem para fundir essa (e outras, vocês verão!) numa "Secretaria dos Direitos Humanos".

7) Cultura - Sou das antigas. Fundir com a Secretaria de Educação

8) Desenvolvimento Econômico - É importante, ainda mais se for fundida com a...

9) Desenvolvimento Social e Transferência de Renda. Por que não uma "Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social"?

10) Educação - Necessária. E ficaria ainda mais relevante incorporando a Cultura e o Esporte. Ficaria assim: um Secretário de Educação, um secretário-executivo, um subsecretário para cada nível de educação (fundamental, médio, profissionalizante, superior e EJA - olhem como estou sendo generoso!), um subsecretário dos esportes e um subsecretário da cultura.

11) Entorno - Embora o assunto seja importantíssimo, o nome clama "cabide de emprego". Poderia muito bem ser fundida com os Assuntos Estratégicos. Afinal, quer coisa mais estratégica que nossa relação com o Entorno?

12) Esporte - Entende-se que até 2016 haja necessidade dessa pasta. Mas só A NÍVEL FEDERAL. se há algo que não é desenvolvido no DF é o Esporte. Deve ser fundida com a Educação.

13) Fazenda - Esse tem que ter.

14) Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano - Pra que desmembrar a regularização (a 34º Secretaria), Sr. Agnelo e Agaciel Maia? Deixem como ela está, oras!

15) Idoso - Cabide de emprego para petista. Fundir com a "Secretaria de Direitos Humanos".

16) Justiça, Direitos Humanos e Cidadania - Ah! Está aí a SDH... Que ótimo. Então as secretarias "cabide de emprego de petista" serão fundidas NESSA...

17) Juventude - Como essa. E ainda tem mais!

18) Meio Ambiente - Necessária. Mesmo que seja para o Eduardo Brandão.

19) Micro e Pequena Empresa e Empresa Solidária - O que diabos é "empresa solidária?". Cabide de emprego para aliados. Fundir com Desenvolvimento Econômico.

20) Mulher - Cabide de emprego para petista (falei que ainda tinha mais?). Fundir com a Secretaria de Justiça.

21) Obras - É importante. Além disso, é dpto. do Filipelli.

22) Ordem Pública e Social - Poderia muito bem ser fundida com a de Segurança, esse cabide de emprego de aliados.

23) Planejamento e Orçamento - Nem toco nessa. Mantém.

24) Promoção da Igualdade Racial - Mais um cabide de emprego de petista! Porra! Fundir com a Secretaria de Justiça.

25) Publicidade - Mas hein!? Precisa de SECRETARIA pra isso!? Pode cortar!

26) Saúde - Também não toco nessa.

27) Secretaria de Estado de Governo - Acredito que seja o equivalente à Casa Civil federal. É função de Estado, mantém.

28) Segurança Pública - Também mantém essa.

29) Trabalho - Cabidão de emprego de aliados. Mas é importante. Mantém.

30) Transparência e Controle - Equivale à Secretaria de Transparência (que tem status de ministério) a nível federal. É importante, apesar de inútil.

31) Transportes - Outro feudo do Filipelli. Também igualmente fundamental.

32) Turismo - Pode muito bem ser fundida com o Desenvolvimento Econômico.

Diminuindo com a tesoura, reduzi as 32 secretarias (qual é a 33ª?) a DEZENOVE! Eu, que nem gestor nem consultor sou! Sr. Agnelo: tirando a Casa Militar, que é mais de Estado que de governo, se quiser ser generoso, dê DEZ secretarias para o povo da Câmara Legislativa (os que NÃO SÃO DO PT), deixe a de obras e transportes com o Filipelli e pegue as 6 secretarias restantes e rateie dentro delas entre pessoas de sua confiança, do partido e da bancada na CLDF. E olha que não toquei ainda nos cargos de segundo escalão... Dá pra cortar muita gordura ainda. A menos que você não queria...

Nenhum comentário: