segunda-feira, janeiro 23, 2012

Os PIMBAS (Pseudo-Intelecutias Metidos a Besta e Associados)

Janeiro, mês de férias, e parece que as pessoas estão sem nada para fazer, e os jornais, principalmente os da Globo sem nada a noticiar (nenhum escândalo político no Brasil, a crise européia parece que se resolveu e as primárias republicanas nos EUA são apenas um detalhe, não é?). Já houve o antecedente no ano passado da autopuxação de saco no Jornal Nacional na troca das âncoras. Daí esse ano...

Espera um pouco, porque houve uma outra coisinha no ano passado. Em um link inocente se não me engano sobre o tratamento do câncer do Lula (ou do Gianechinni - melhoras para ambos), um estrupício de uma organização idem que acha que a Globo é dos ilumminati resolve aparecer para as câmaras empurrando a jornalista. Daí cortam o link e a Sandra Annemberg (argh!) solta um "que deselegante!". Virou meme. A Annemberg deve ter descoberto essa coisa "de jovem", a "nova tendência" e gostado da coisa. Isso pode ser comprovado pela retrospectiva que ela fez sobre os hits da internet em 2011. Depois, no começo do ano, ela caiu na piada do mamão. Novo hit de internet. Ela deve ter adorado. Ela devia só estar aguardando o primeiro meme que não envolvesse escatologia, direitos autorais ou rage guys.

E veio a Luísa, a que estava no Canadá. Virou meme pelo típico comportamento de JACU (definição paterna) do pai. Pessoalmente acho um tremendo de um VIRAL. Sendo, foi o mais bem-sucedido desde as Tchecas do Pânico. Principalmente porque teve uma ampla cobertura pelas Organizações Globo. Primeiro apareceu no G1. Até aí normal, não é o primeiro meme a conseguir isso - e mídia de internet tem que ir atrás do que está na moda na rede (apesar de nunca ter visto nenhuma notícia falando do Rage Guy...). O problema é que, pelo meme se encaixar nas "exigências" do parágrafo anterior, e pela tal Luísa ter voltado "secretamente" para o Brasil  (outro sinal de que a coisa foi um tremendo de um VIRAL - será que só eu vejo isso?), a Globo caiu matando. Não só o G1, mas a própria TV Globo. Tweetpic com o Tiago Leifert, com o Evaristo Costa.... A Globo se comportou quase como quem acessou a internet pela primeira vez esse ano: "Dããã! Internet! Rede mundial de computadores!"

Resultado: o que era um meme divertido ficou "OVER". Aliás, COMO TODOS OS HITS DA INTERNET QUE VÃO PARA A TV. Ainda mais com o Padrão Globo de Qualidade que tem a mania de pasteurizar tudo o que vê. Exemplo? Tá legal. Aqui vai o Joseph Climber. E aqui vai o Joseph Climber, com os mesmos atores, praticamente o mesmo texto, para o Zorra Total.

Mas a vida não foi só isso. Houve o 'estupro' no BBB. E toda a repercussão (obviamente negativa) para a Globo. E a Record, como sói ser seu "Padrão Record de Qualidade", passou a dedicar todo o seu jornalismo contra isso. Estava pensando agora: a Globo pode ter pego essa coisa da Luíza como uma prática de "redução de danos" à imagem (pessoalmente, se fosse da Globo, contra-atacaria com isso aqui http://www1.folha.uol.com.br/poder/1036923-ex-tesoureira-da-universal-e-condenada-por-fraudes.shtml). Mas divago.

Não gosto de BBB, vocês já sabem disso, e confesso que fiquei com um pouco de 'Schadenfreude' com a situação toda. Como não vejo Record não me incomodei (talvez com a capa mais Istoé da Veja em tempos - o que não considero um "motivo anual para odiar a Veja"). Mas surtou feito uma praga pela internet.

Até que veio o grande (em todos os sentidos) Carlos Nascimento e fez o comentário definitivo sobre essa coisa toda. http://www.youtube.com/watch?v=j_CUqLslASQ

Você ficou ofendido com isso? Eu não! Mas teve muita gente na internet que parece que vestiu a carapuça de idiota e começou a atacar o Nascimento! E não só ele, começou a atacar todas as pessoas que linkaram o sujeito, chamando elas de "revolucionárias intelectuais", que não sei o quê, não sei o quê lá... Até envolveram o SOPA e o PIPA no meio! E ainda teve blog que postou um ataque ao Nascimento e BLOQUEOU comentários (só para constar: eu não bloqueio comentários, desde que sejam escritos sob duas patas e não venham com 'argumentum ad hominem' ao homem por detrás do Lobo). Pessoalmente acho que esses blogueiros se sentiram ofendidos pelo Nascimento ter atacado o ganha-pão deles...

LA PUTA QUE LOS PARIÓ!!! VAFFANCULO!!! Sabe o que que é isso? É típico comportamento de PIMBA (Pseudo-Intelectual Metido a Besta e Associados)! São pessoas que se acham melhores que as outras porque veem séries americanas, que acham que entendem política porque veem CQC. Ou mesmo os que veem BBB escondido e adoram ficar falando mal. Do tipo: "mimimi! Meme é legal, tá? Seu Nascimento babaca!"

Sim, meme é legal, mas:

1) é algo idiota SIM. Sinceramente, qual é o problema em admitir isso? Só porque você gosta de coisas idiotas não significa que você seja um idiota. Adoro os memes! Não me sinto idiota por isso (talvez até seja, mas isso é outra história...);

2) Claramente o Nascimento estava fazendo uma crítica à COBERTURA DESMEDIDA PELO JORNALISMO TELEVISIVO ao 'estupro' no BBB e essa coisa da Luíza. A maior prova disso é que hits/memes da internet pululam o tempo todo e ele nunca fez um comentário desse tipo antes;

2.1) Não são só os memes que pululam, mas as próprias notícias idiotas;

3) Talvez você não saiba, mas existem pessoas que REALMENTE NÃO DÃO A MÍNIMA IMPORTÂNCIA AOS MEMES E AO BBB. Desde as pessoas que simplesmente não têm tempo para isso, passando por velhinhos, pessoas que não usam internet... Até mesmo aquele seu amigo nerd que está se matando de estudar agora para ser seu chefe no futuro.

Meu amigo, minha amiga... Se você se acha mais inteligente que os outros porque julga ter um melhor acesso a um bem intelectual/cultural que as outras não têm ou não se interessam em ter, é muito provável que você seja um PIMBA.

PS: Espero que não aconteça esse mesmo alvoroço todo por parte do departamento de soft news da Globo com o próximo meme "Padrão Globo de Qualidade".

PS2: O único momento que o Nascimento realmente foi idiota foi quando saiu da Globo para a Band, alavancando aquela MALDITA  da Annemberg para o cargo de âncora principal do JH.

PS3: Não me considero PIMBA porque não me considero intelectual - alguns amigos meus falam que sou, mas claramente me superestimam... Nem que consiga ler todos os livros que tenho serei um intelectual.

ADENDO - Esqueci de falar: o povo que foi contra o Nascimento argumentou: "porque no final ele fala 'fiquem agora com o Programa do Ratinho'' (ou Pícara Sonhadora, ou Celso Portiolli, etc.). LA PUTA QUE LOS PARIÓ!!! E DAÍ!? O Ratinho não é do dpto. de jornalismo do SBT, caralho!!! É da parte do entreterimento!  A crítica NÃO SE APLICA. Se a porra da Luíza aparecesse como overdose nesse tipo de programa seria algo chatíssimo (e muita gente que está criticando o Nascimento seria a primeira a chiar...), mas NÃO HAVERIA PROBLEMA, já que é função do ENTRETERIMENTO ir onde estão as tendências de diversão do povo para conseguir audiência.

Ah, e 4) Qual o problema em não ter senso de humor, hein? É errado? É crime agora?

Nenhum comentário: