segunda-feira, maio 16, 2011

E3 2011 - O que esperar

Bom, a E3 será logo no começo de junho, e já dá para falar alguns pitacos sobre as fabricantes de consoles:

Nintendo - Como no ano passado, ela será a atração principal devido ao lançamento de um novo console. Sim, em 2012 lançarão o sucessor do Wii, até agora com o codnome "Projeto Café" - e que provavelmente terá demonstração na feira. A questão é: fará o mesmo sucesso do Wii? Vendo o começo recalcitrante do 3DS tenho sérias dúvidas sobre isso. Analisemos o 3DS um pouco. O que ele representa até agora? Hardware de ponta (3d) e pouca autonomia de baterias... Lembra o Lynx (Atari) e o Game Gear (Sega), que foram destroçados por um hardware defasado, mas com muita autonomia (o Game Boy). Ou seja: se a Nintendo foi BURRA o bastante para estar seguindo uma estratégia perdedora com o 3DS então é bem capaz que ela volte a seguir a estratégia perdedora do N64 e do GameCube com o Projeto Cafe.

Falando especificamente do Wii, essa é a última chance de aparecerem jogos como F-Zero e Star Fox nele (e talvez o Pikmin 3). Se não forem anunciados esse ano, só no Café agora (que só pensarei em comprar se fizerem jogos para mim - Sonic 2d, Mario 2d, etc). e como solucionar o problema dos jogos comprados no Virtual Console do Wii. Ah, e parece que os jogos lançados no ano passado não deram conta do recado para empurrar as vendas do Wii.

Microsoft - Com o relativo sucesso do Kinect (que fez a diferença apenas nos EUA), esse seria "o" ano do Kinect. Até agora os jogos lançados para ele não estão fazendo muito sucesso. Grande parte da conferência dela será para lançamentos nesse ADD-ON (Kinect é um Add-On como o Sega CD, não é um software específico, caixistas!). Será uma conferência bem arroz com feijão.

Sony - A conferência da Sony seria marcada apenas pelo lançamento do novo console portátil, o NGP, se não fosse a hecatombe causada pelo ataque cracker à PSN. Uma pena para a Sony, pois ela já superava a Microsoft em termos mundiais (menos nos EUA). Além de mostrarem o portátil e mais jogos para o PS3, agora terão que gerenciar danos à imagem.

Nenhum comentário: