segunda-feira, dezembro 07, 2009

Guia de sobrevivência Wii - introdução

Com quase 1 ano de jogatina, que me ajudaram e muito esse ano (e acredito que nos anos vindouros, ao menos até o led do Wii pifar), já dá para falar um pouco dessa caixinha branca, o videogame mais incompreendido desde o Nintendinho.

Em novembro de 1991 eu ganhei um Mega Drive por ter passado de ano direto. Um pouco depois lançariam um jogo que, infelizmente, hoje quase não se fala: Sonic the Hedgehog. Pronto, a primeira metade da minha adolescência já teria sido comprometida... Lembro de ter jogado bem pelo menos até 1994, até que, talvez pelo surgimento do Sega Saturn, deixei ele meio de lado. O problema é que o Saturn, como sabem, custava o olho da cara, então acabei não o comprando.

Em 1996, acho, tive minha primeira experiência com o Playstation. Foi traumática. Perdi TODAS as partidas de Tekken para um japonês que sofria de leucemia e estava bastante mal (acabou falecendo em 97, que Deus o tenha). Algo me incomodou naquela ocasião, e hoje eu sei o que foi: 1) aquele maldito controle, uma aberração "evoluída" do SNES (que eu já não gostava muito, diga-se); 2) os jogos. De repente, as produtoras decidiram que "a partir de agora tudo é 3d, e os jogos 2d que se ferrem". De repente, a diversão acabou. E fui para o "exílio" no PC, jogando RTS, FPS (que nunca fui bom - era daqueles que jogava Doom fazendo o "iddqd" e indo direto para a última fase) e Dope Wars.

Assim foi até que voltei aos jogos das antigas graças aos emuladores, onde re-joguei os do mega drive e tive a oportunidade de jogar os jogos do NES e do SNES que nunca apareceram na minha frente (Zelda e Metroid, principalmente). Sem contar os do MSX, por que não?

Depois um amigo meu conseguiu me convencer que jogos em 3d são uma boa. Primeiro com Manhunt, depois outros, até que ele me mandou baixar o GTA Vice City. Só então, quase 10 anos depois, consegui fazer a transição para o 3d. E resolvi jogar os jogos do N64, console que nunca pus as mãos. E me deixei seduzir pelo Mario 64, Mario Kart 64, F-ZeroX...

E veio a geração de videogames atual. Primeiro o Xbox, que fiquei propenso a comprar. Depois o PS3, que fiquei propenso a comprar. E veio o Wii. Havia algo nele diferente. Primeiro, é óbvio, o controle. Quase gritei "Hosana nas alturas!" por finalmente não fazerem um controle complicado, cheio de direcionais e botões. E o segundo, que os jogos dele... Bem, digo apenas que em conversa com amigos, um tópico comum era que ninguém se sentia empolgado com os jogos atuais, e que a única empresa que parecia fazer jogos para nós era a Nintendo.

E depois lançaram o Super Mario Galaxy. Quando eu vi aquilo fiquei de queixo caído. A gravidade, os planetas, o Mario de cabeça pra baixo... Sim, AQUILO ME FISGOU. E foi com esse background que, no dia da posse do Obama eu já estava jogando encantado o Wii Sports. Esse post ficou pessoal demais, farei outro com o caminho das pedras

Nenhum comentário: