sexta-feira, novembro 23, 2007

Sobre política 2 - Política Internacional

Vocês estão acompanhando a questão da desvalorização do dólar internacionalmente? Pois é, grande parte da valorização recente do real advém disso... Até o dólar canadense tá valendo mais que o americano! Na OPEP, esses dias, discutiram se o valor do barril de petróleo deveria ser desvinculado do dólar e associado a outra moeda, como o euro - engraçado, sempre pensei que o barril do petróleo fosse cotado em libras...- com o Chávez e o Ahmedjad (sic) fazendo o escarcéu de sempre.

Digo o seguinte: o mundo está deixando de ser unipolar (capitaneado pelos EUA) para ser multipolar (capitaneado pelos EUA e uns outros). Mas isso ainda vai durar muuuuuuuito tempo. E essa desvalorização simplesmente NÃO TEM NADA A VER com isso! O que acontece é que os EUA estão desvalorizando a moeda para conter a concorrência com a China, que mantém a cotação do Yuan fixa (algo como U$ 1 = YU$ 8,50), cotação esta totalmente artificial mantida exatamente para que os produtos chineses cheguem baratos no resto do mundo.

Sim, a Gisele Bündchen falou que o cachê dela é só em euros agora. Mas me digam: qual é o poder político e, principalmente, militar, da União Européia? Comparado com os EUA é nenhum. Podem adquirir com o tempo, assim como a China e a Rússia (não falo o Brasil porque estou tentando escrever um artigo sério), mas enquanto não adquirirem, todos nós ficaremos a reboque do Tio Sam mesmo.

PS: Sou um dos pessimistas em relação à China. Como eles mesmo sabem, eles possuem reservas de U$ 1,4 trilhão. E esse é o problema: eles só têm dólares. Estivessem com dólares, euros, libras, ienes, etc. o yuan não teria que ficar nessa cangalha, que - escrevam o que digo - vai causar o mesmíssimo problema de créditos podres que estagnou o Japão na década de 90, sendo as consequências políticas disso imprevisíveis.

Nenhum comentário: