sexta-feira, novembro 23, 2007

Sobre política 1 - Política Doméstica

Tenho que escrever isso antes que me esqueça:

Meu professor, o Chacon, me disse uma vez que a eleição do Lula (em 2002) era o verdadeiro fim da transição da ditadura para a democracia, uma vez que o poder finalmente passaria democraticamente para o espectro ideológico oposto ao que vigorou desde 1964. Eu em parte concordo com ele. Porém, acrescento que para consolidar essa democracia ainda falta algo muito importante: que a então situação (e agora oposição) adquira valores democráticos. Pois da mesma maneira que se demonizava a esquerda antes ("ah, porque eles são tudo um bando de comunistas a mando de Moscou!" - tudo bem que hoje tem gente que fala parecido, mas enfim), hoje se demoniza a direita ("ah, mas eles são tudo filhotes da ditadura!").

Espero que essa bonança econômica que vivemos (e os três anos restantes) permita que os setores conservadores do Brasil saibam que eles podem ser conservadores E democráticos. Para que, em 2010, caso eles sejam eleitos, possam iniciar outro processo da consolidação democrática no Brasil: a democratização da esquerda - que seria a eliminação total do revolucionarismo. Porém, neste caso, é bem mais difícil...

Nenhum comentário: