sábado, julho 07, 2018

E lá vamos nós de novo para casa... Por que perdemos?

Antes das quartas eu disse isso aqui:

Potencial para ser o melhor jogo da Copa aqui. A Bélgica tem dois caminhos a seguir: o de sentir o peso do adversário e cair feito em 2002 contra nós e em 2014 contra a Argentina ou se lembrar que trata-se de um país ficcional, mas um país ficcional que é formado de 48% de França (com a qual temos problemas futebolísticos), 48% de Holanda (idem) e 4% de Alemanha (ibidem). Além disso, estamos com uma Espada de Dâmocles chamada Neymar: ele se machucará? Ele tomará o segundo cartão amarelo contra o México e não jogará? Quem sabe?

Depois de tomar dois gols da gloriosa Tunísia e outros dois gols do glorioso Japão, não dá para apostar na Bélgica - e lembrando que temos a melhor defesa ao lado do Uruguai. Mas tudo depende de um jogador aqui: Neymar. O jogo dos belgas será provocá-lo até que ele tome outro cartão amarelo, daí perca o controle de vez e tome um vermelho. A Espada de Dâmocles continua pairando sobre nossas cabeças

O que aconteceu: a Bélgica simplesmente resolveu fazer o óbvio dos óbvios: em vez de jogar da maneira que sempre jogou, reconhecer seus erros e se adaptar ao adversário, o que o cabeça-dura do Tite NUNCA fez.

Quem é o principal culpado dessa Copa? Ele se chama TITE. Ele pode ser um cara gente boa, um ótimo garoto propaganda, um técnico minimamente decente (ao contrário do Parreira em 2006, do Dunga e do Scolari em 2014), mas é um técnico burramente TEIMOSO.

TEIMOSO por NUNCA ter cogitado mudar seu esquema de jogo para substituir os jogadores que estavam ruins em campo. Vou falar sobre o Parreira, mas o de 1994. Nas eliminatórias o Raí não estava jogando nada, a imprensa caía porque caía de pau no Parreira por causa disso -o Casseta & Planeta zoava com ele porque dizia que ele só colocava o Raí em campo porque ele ea bonito - e ele peitou até onde pôde. Esse "até onde pôde" deu na segunda partida contra os Camarões, quando ele trocou pelo Müller e, já na primeira partida contra a Suécia, foi definitivamente substituído pelo Mazinho. Enquanto isso, o Tite insistiu por TODA a Copa com o garoto-propaganda Gabriel Jesus.

(falando nisso, hoje entendemos o porquê do Parreira ter poupado o então moleque de 17 anos Ronaldo, mesmo sob insistência da própria mãe do técnico).

TEIMOSO por ter insistido no mesmo esquema tático independente do adversário, nem cogitando ao menos mudá-lo contra a até agora invicta e com o melhor ataque Bélgica.

TEIMOSO por ter OUSADO convocar o Fernandinho. Em qualquer análise disponível no Youtube (aqui, aqui) dá para culpá-lo junto com o David Luiz pela catástrofe homérica dos 7-1. E sinceramente, PAU NO CU DO FERNANDINHO! ESTOU POUCO ME FUDENDO EM RELAÇÃO ÀS OFENSAS QUE ELE E SUA FAMÍLIA ESTÁ SOFRENDO. ESTOU ACHANDO É POUCO! GANHA UMA BABA DE DINHEIRO E COMETE CAGADAS MONUMENTAIS EM DU-AS COPAS!? "Ah, mas ele jogou horrores depois da Copa!" E daí? o Felipe Melo comeu a bola na Turquia depois de ter sido expulso em 2010. Isso não o impediu de ter sido devidamente proscrito da seleção.

TEIMOSO por ter mantido jogadores absolutamente sem condições na equipe, por ter dó de cortar (caso do Fred).

Aliás, a questão física dos jogadores devia ser mais discutida: o Brasil participou de 21 das 21 Copas possíveis, e essa foi a primeira vez que tantos jogadores tiveram problemas físicos em TREINAMENTOS. O que é isso!?

Retomando: até aqui os principais culpados são, pela ordem:

1 - Tite
2 - Gabriel Jesus
3 - Fernandinho
4 - Preparação física amadora

Estão querendo renovar com o Tite para o próximo ciclo, falando que "a eliminação não foi tão traumática assim (é verdade, se comparando com todas depois de 2002)", e que ele não teve tempo de treinar devidamente o time. Nesse caso eu DISCORDO FRONTALMENTE. O Scolari 2002 teve MENOS DE UM ANO para treinar a seleção após ela ter passado pelo Luxemburgo e pelo Leão (aliás, dois técnicos que foram para a Seleção pelo que treinaram no Corinthians. O Mano Menezes foi a mesma coisa - será que ninguém vê um padrão aqui). Falta de tempo hábil para treinar não pode ser considerado uma desculpa. Não adianta nada ele ter mais 4 anos para treinar o time e insistir em: 1) ser teimoso taticamente (aliás, eu já dizia em 2014: "E que, por favor, surja um técnico que saiba se adaptar às circunstâncias dos jogos! CHEGA DE TEIMOSIA!"; e 2) insistir com os mesmos jogadores, com essa palhaçada de "família". Concordo que não há muitas alternativas ao Tite (o Renato Gaúcho talvez - muito embora ele tenha rebaixado o Vasco em 2008). A Argentina tem ao menos o Simeone. Vamos ver como ele se sai na Copa América - que será no Brasil. Se ele perder, tchau e bênção.

Além disso, há o fator psicológico. A Bélgica esteve à beira do abismo nas oitavas, mas conseguiu ressurgir das cinzas. O Brasil sempre começou na frente, e quando tomou o primeiro gol não soube o que fazer. A Bélgica se comportou de forma semelhante à seleção masculina de vôlei nas Olimpíadas (esteve a ponto de ser eliminada na fase dos grupos, começou perdendo para a França e virou o jogo) e o Brasil, à seleção feminina (ganhou todas as partidas na base dos 3-0, daí quando foi enfrentar a China perdeu o primeiro set e desandou).

Outro fator, e volto a insistir, é o Campeonato Brasileiro em formato de pontos corridos, o que ocorre desde 2003. Coincidência? Eu acho que não.  Mal ou mal, todos os formatos anteriores buscavam se parecer com a Libertadores/Copa do Mundo/Liga dos Campeões. O melhor formato foi o que todos jogavam contra todos e depois havia playoffs com os 8 primeiros. Macaqueamos os europeus e reclamam que a cópia ficou pior, quando a cópia SEMPRE será pior.

Em termos de fatores extra-campo, o principal foi a cidade de Kazan, cemitério dos campeões mundiais (a França só se deu bem porque teria que haver um vencedor nas oitavas).. Dessa vez não houve Zico nem Suzana Werner. A Marquezine? Não acho. Agora, sem sombra de dúvida o fato de finalmente termos eliminado aquela porra de "eu sou brasileiro, com muito orgulho com muito amoor" fez com que não fôssemos goleados.

Nenhum comentário: