sexta-feira, fevereiro 23, 2018

Nota sobre as Eleições (4) - O Brasil caipira está se mobilizando pelo Bolsonaro

O Brasil Caipira é aquele que vai dos pampas gaúchos até o norte do Mato Grosso e Goiás. Nas últimas eleições - não considere as capitais, que se comportam de maneira diferente - essa região votou maciçamente pelo Aécio - que não levou porque perdeu de goleada nos biomas Nordeste, Rio de Janeiro e Minas Gerais (Minas é um caso à parte).

Qual é o principal tipo de música que o Brasil Caipira ouve? O sertanejo. E qual está sendo o ritmo do momento dentro do sertanejo? O sertanojo universitário. A maioria dos artistas, como é ótimo que façam, não se envolvem em política. Mas tem uns que gostam de emitir opiniões.

Hoje, o Gusttavo Lima, com dois "t", declarou que vai votar no Bolsonaro da maneira mais bombástica - digo, balística, possível: com um fuzil e defendendo o fim do estatuto do desarmamento.

Mas ele não é o quebra-gelo no mundo do sertanejo: ainda em 2016 o Eduardo Costa já disse que apoiava o Bolsonaro - dando um legítimo foda-se em quem discordasse. Não pelo fato dele defender o Bolsonaro, mas qualquer artista que está cagando e andando para mimizentos de internet terá a minha simpatia.

No entanto, isso não significa que a vida do Bolsonaro será fácil no Brasil Caipira. O Bolsonaro terá duas grandes dificuldades para conseguir o controle dessa região: a primeira será o PSDB, que tem um predomínio absoluto do "interiorrrr" paulista. A segunda é alguém de quem está se falando muito pouco nesses dias: justamente o Álvaro Dias (trocadilho involuntário aqui). O Cantinflas brasileiro também tem um domínio naquela que é talvez a segunda região caipira mais importante do Brasil, que é o interior do Paraná. Além disso, recentemente conseguiu um aliado importantíssimo no que será o principal campo de batalha eleitoral: Minas Gerais. O nome do cidadão é o magnata, publisher, carcamano e prefeito de Betim Vittorio Medioli. O Medioli é amigo do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (amigo até demais). Isso significa que o Dias terá palanque tanto na principal região de Minas como poderá subir junto daquele que é considerado o potencial substituto do Aécio nos três corações coração dos mineiros

A principal diferença do Bolsonaro para os tucanos que fracassaram em tirar o PT do poder é o fato dele ter o Rio de Janeiro. Tendo o Rio, ele provavelmente terá o bioma carioca em Minas chamado Zona da Mata. Mas ainda está muito pouco. A grande incógnita será para onde irá o Nordeste no Brasil pós-Lula.

É melhor Jair preparando o estômago para a buchada e sarapatel, Bolsonaro...

Nenhum comentário: