sexta-feira, agosto 29, 2014

Marina Shiva

Desculpem a falta de atualização, mas agosto foi disparado o mês mais pesado para mim. Vou falar rapidamente da Marina Silva:

Eu vivia falando para o Aécio Neves que o maior inimigo dele não era a Dilma, mas sim a indiferença. Ele até fez um movimento nesse sentido, mas a morte de Eduardo Campos e a consequente substituição pela Marina estragou tudo para ele. Após as jornadas de junho ela acabou surgindo como símbolo de "contra tudo o que está aí". Ela ganhou os indiferentes. Assim, ela tem grandes chances de ganhar a eleição.

Vai mudar alguma coisa na política brasileira? NÃO. O governo da Marina será bastante parecido com o do PT. Até porque ela é membro fundador do PT (ao contrário da Dilma, diga-se), foi eleita senadora duas vezes pelo PT e foi ministra do meio ambiente no primeiro e em boa parte do segundo governo Lula, saindo só para poder disputar a Presidência em 2010. Na ocasião o Lula ficou extremamente puto, porque sabia que ela era a única liderança carismática que tinha condições de competir com ele.

Na eventualidade da vitória da Marina, porém, existe uma possibilidade de que as coisas finalmente deem certo: basta ela fazer o que realmente se propõe a fazer, o que causará um caos. Explico: como ela se diz alheia à "velha política", ela provavelmente alijará o PMDB do governo (ou tentará isso). Terá que fazer o mesmo também com o PT (mas atenção: i - o PSB não tem quadros o suficiente  para fazer as devidas ocupações no Executivo; ii - até por questões de afinidade, prevejo um pequeno êxodo de militantes petistas para o PSB em 2015 caso ela ganhe; iii - ainda tem a possibilidade de ela sair do PSB e finalmente fundar sua Rede, o que causará uma maçaroca maior; iv - tem também a hipótese de a Rede já nascer desnutrida já que a Marina já conseguiria o que queria, com os potenciais membros ficando ao dispor do PSB). Ela governará com o PPS (não sei por quanto tempo), talvez com gente do PSDB, caso esse partido apoie Marina no segundo turno, e até com um ou outro do PT.

E por que digo que para dar certo tem que dar errado? Como sou idiota, respondo com outra pergunta: o que você prefere. uma ordem corrupta ou o caos? Mesmo considerando que do caos pode surgir uma ordem ainda mais corrupta, só a possibilidade de que isso não aconteça já é algo. Marina Shiva terá que se acomodar no poder, e essa inexperiência pode ser a senha para que outros grupos (espero que melhores!) surjam à baila.

PS: Marina é do PSB, que também faz parte do Foro de São Paulo, que quer fazer com que o socialismo que falhou no Leste Europeu funcione na América Latina, que está tendo sua reunião anual em Montevidéu http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/foro-de-sao-paulo-comeca-com-apoio-a-dilma

Nenhum comentário: