sábado, agosto 09, 2014

Eleições DF - Câmara dos Deputados

Há um cenário interessantíssimo para a Câmara dos Deputados. Em 2010 foram eleitos, em ordem de votação: Reguffe, Paulo Tadeu, Jaqueline Roriz, Izalci , Magela, Érika Kokay, Ronaldo Fonseca e Pitiman. Desses, o Reguffe e o Magela estão concorrendo esse ano para o Senado, o Pitiman para Governador e o Paulo Tadeu conseguiu uma vaga no TC-DF. Quatro deputados federais, que totalizaram espantosos 40,45% dos votos válidos, estão fora da disputa para a Câmara dos Deputados. Assim, ao contrário das três últimas eleições, não haverá um campeão de votos dessa vez. Restam analisar as coligações, organizadas por candidato a Governador, e apenas os partidos que importam:

Magela 1: PT+PCdoB+PP+PROS+PRB+PSC

Magela 2: PMDB+PEN+PPL+PTdoB+PV

Arruda: PR+PTB+DEM+PMN

Pitiman: PSDB+PPS

Rollemberg: PSB+PDT+PSD+SD

Agora vamos analisar a situação

Magela - Claramente a primeira coligação que apoia o Magela é a mais forte de todas. Dos que hoje são deputados estão concorrendo Ronaldo Fonseca (dos evangélicos - aliás, que DECEPÇÃO, Pr. Ronaldo! Considerava V. Exa. o único deputado federal que prestava do DF, e o sr. me vem aliar com o PT!? Deus tá vendo...), Érika Kokay e o apparatchik Policarpo, além do distrital querendo ser federal Cabo Patrício. Seguramente conseguirão votos o suficiente para eleger 2 deputados.

Quanto à segunda chapa, os três principais nomes são Alírio (PEN), Rôney Nemer (PMDB), Campanella (PPL, partido criado por ex-MR8) e o distrital Olair Francisco (PTdoB). Não terão grandes votações per se, mas somados conseguirão duas vagas. Que fica a lição para quem for votar em Eduardo Brandão (PV): vocês podem ajudar a eleger um desses sujeitos, já pensou? Ah, sim: atenção a quem for votar no PSC embalado pelo Pastor Everaldo: eles estão coligados com o PT aqui.

Arruda - Aqui você tem dois puxadores claros de voto: Fraga e Jaqueline Roriz (que será beneficiada pelo cabo eleitoral Joaquim Horroriz, que já disse que só fará campanha para as filhas nessas eleições). Em menor grau, Laerte Bessa. Elegerá um deputado - com bastante sorte, dois.

Pitiman - A chapa aparenta ser fraca, mas além do Izalci tentando a reeleição há a Eliana Pedrosa e a Abadia. Conseguirá dois deputados.

Rollemberg - Os principais destaques são Augusto Carvalho e o Wilson Granjeiro e o Rogério Rosso, que é o favorito para ficar com essa vaga.



Nenhum comentário: