sábado, outubro 06, 2012

Refutações às correntes teses sobre o "feminismo" (e outros ismos) que vivo vendo no Facebook (0) - Pressupostos

Lá estou eu não fazendo nada no meu Facebook e, de repente, alguém manda ou encaminha algum link de um tal de Alex Castro falando sobre um tal de "feminismo para homens". Resolvi ler todo o compêndido e, lamento informar, a maioria do que foi escrito ali é um disparate. Portanto, aqui irá a resposta definitiva a TODOS os módulos daquele curso.

Mais antes, trabalharei com alguns axiomas morais que, creio eu, são universais:

Axioma 1 - Não faça para os outros o que não gostaria que fizessem com você
Sub-axioma 1 - Quem não age dessa maneira pode ser o que se convém chamar de HIPÓCRITA

Não acho que deva explicar muito isso... Mas se discordam, comentem!

Axioma 2 - A simples afirmação de uma condição humana , real ou presumível, é inócua per se, apenas sendo prejudicial quando há um ato, verbal ou físico, contrário à condição humana, real ou presumível, de outrem. Agindo com esse prejuízo, essa pessoa torna-se INTOLERANTE.

Embora a princípio você, leitor(a/@) concorde com isso, a aplicação deste axioma, por incrível que pareça, não é de aceitação universal (mas reforço: tem VALOR universal). Vocês verão...

Axioma 3 - A afirmação de UMA condição de um sujeito ou de um objeto é, NECESSARIAMENTE, a REDUÇÃO desse sujeito ou objeto, tornando INCOMPLETA a sua total compreensão e conceituação.

Essa eu terei que explicar, mas primeiro com o exemplo de um objeto: uma grama. Se você diz apenas que essa grama é verde, você está enquadrando-a em TODOS os elementos visíveis que possuem a coloração verde, dentre os quais insetos e algumas espécies de lagartos. Se você diz: "ah, mas ela é verde e é um vegetal!". Ok, você colocou a grama junto com grande parte das algas, dos musgos, das samambaias, dos pinheiros e dos flamboyants.

Agora vou lhe mostrar como funciona em relação às condições humanas determinantes de "ismos": se eu disser que sou heterossexual, estou enfatizando APENAS UMA PARTE da minha condição humana e que, a princípio, não diz muita coisa sobre mim! Não diz se respeito as leis ou não, não diz se sou uma pessoa hábil em matemática ou não - apenas diz que possuo preferências sexuais pelo sexo oposto. Se eu disser que sou homem e heterossexual, isso significa APENAS que sou dotado do tal Cromossomo Y e que minha preferência sexual é por pessoas que possuem dois cromossomos X. Também não diz se eu respeito as leis ou não, tampouco que sou hábil em matemática. Nem mesmo garante que eu seja mais alto ou mais forte que as mulheres (uma característica biológica dos homo sapiens - há outras espécies animais onde a mulher é a maior e a mais forte), pois eu posso ser um anão raquítico.

Talvez a principal metáfora referente a esse Axioma é aquela metáfora do cego apalpando um elefante. Procurem na internet mais detalhes, pois tenho que ir às refutações.

Nenhum comentário: