terça-feira, julho 03, 2012

Sobre os acontecimentos no Paraguai (3) - A melhor coisa que aconteceu no país desde a queda de Stroessner

Todos devem estar pensando que, com o Paraguai suspenso da Unasul e do Mercosul, o país saiu perdendo. Na verdade, quem teve a verdadeira vitória de Pirro foram os outros. Senão vejamos:

1) As sanções paraguaias se restringiram ao campo político, e não ao econômico, como chegou a ocorrer em Honduras;

2) A comoção social que deveria haver no Paraguai está sendo inferior mesmo à que ocorreu em Honduras. Vejam essa notícia aqui: ela mostra uma das manifestações mais noticiadas contra o "golpe". Sejamos práticos: se houvesse alguma ditadura no Paraguai, alguma possibilidade remota de sublevação, os protestos seriam tão pacíficos a ponto de policiais apenas fazerem cordão de isolamento e ficar por isso mesmo!? Onde estão os cassetetes e as bombas de gás?

3) Para agravar ainda mais a tremenda cagada que o Brasil fez em seguir na onda da Argentina: o Partido Colorado (com quem o PT tem que aprender muito ainda para se infiltrar na máquina estatal, e ambos têm que aprender com o PRI mexicano) já era o favorito nas eleições do ano que vem, e é bastante provável que ganhe. Se não for ele, será o Liberal do Frederico Franco. O que será mais fácil para o novo presidente: aceitar voltar ao Mercosul e à Unasul, com quem ainda possui relações econômicas normais, ou sair de uma vez por todas dessas canoas furadas e partir para acordos de livre comércio com os EUA e a União Europeia (os sacoleiros e os feirantes - e acima de tudo, os consumidores, agradecem)?

O Paraguai ter se livrado do Lugo foi a melhor coisa que aconteceu para o país desde a queda do Stroessner, e está saindo muito melhor do que o planejado.

Nenhum comentário: