domingo, janeiro 18, 2009

O chifre do Niemeyer

Oscar Niemeyer é um dos únicos que podem fazer e vetar mudanças no projeto urbanístico de Brasília. Para o bem e para o mal. Recentemente conseguiu impedir uma dessas idéias estúpidas que abundam por aqui: o secretário dos transportes, Alberto Fraga, queria dar uma repaguinada no Eixão, eliminando a pista central (aquela entre faixas amarelas) e colocando muros de contenção com um jardim no meio, alegando que isso impediria as mortes por atropelamento que ocorrem ao longo da pista. O discípulo de Stalin vetou essa idéia, no que achei que acertou.

(Observação: as pessoas que morrem atropeladas no eixão fazem bem em se jogar na frente dos carros, pois isso elimina o coeficiente de pessoas BURRAS no mundo. Principalmente aquelas que atravessam mais para perto do centro, quando já não há pista central).

Mas recentemente, como projeto para a efeméride de 50 anos da cidade, ele resolveu criar otra estrovenga: como "complementação do projeto da Esplanada dos Ministérios", ele irá criar a "Praça da Soberania", com um "Memorial dos Presidentes" e um obelisco, chifre de unicórnio ou coisa que o valha na frente. Nenhum problema em se criar uma nova praça. O problema é o lugar em que ela irá ficar! Antes de continuar, veja detalhes do projeto nessa reportagem do DF/TV .

Viu? Então, nenhum problema em relação ao "Memorial", mas TODOS com o obelisco! Em primeiro lugar, sobre a parte em que menciona o mastro da Praça dos Três Poderes. Para quem não sabe, o mastro não foi idéia nem do Niemeyer nem do Lúcio Costa, mas dos militares da época, tratando-se inclusive da primeira violação do projeto urbanístico de Brasília, pois é mais alto que o Congresso Nacional, pois nada deveria ser mais alto que o Congresso na área do Plano Piloto.

A segunda questão é em relalção à visibilidade: minha mãe, que é do tempo em que o "Buraco do Tatu" era uma praça, ficou indignada com a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional, pois eles impedem a visão da Catedral de quem está em cima da rodoviária. Discordo um pouco dela, pois basta ir um pouco mais para o meio para voltar a ver a igreja. Agora imaginem com esse maldito obelisco: SERÁ IMPOSSÍVEL OLHAR O CONGRESSO DA RODOVIÁRIA!!! Se essa idéia prosperar irá acabar com a Esplanada!!!

Exmo. Sr. Gov. Arruda: Vª Sra. já está terminando as estações de metrô, o que acho excelente. Mas Vª. Sra. não acha que está exagerando nas obras não? Ainda haverão os VLTs, a reconstrução do Mané Garrincha para 2014... Em vez de construir essa estrovenga, construa naquele espaço entre o Teatro Nacional e os ministérios. Assim você já poderia alegrar o velho comuna.

Outra coisa: preste um pouquinho mais de atenção na segurança. Estamos no início de uma epidemia de crack na cidade, e geramente usuários dessa droga são violentíssimos. Fale para a polícia civil/federal investigar as rotas e o BOPE para descer o sarrafo nos fornecedores. Dependendo do quão a criminalidade no DF aumentar de nada adiantará essas obras todas

Nenhum comentário: