terça-feira, outubro 31, 2006

Crítica televisiva


LALA!

Surgiu o melhor programa infantil desde a época da saudosa "Caça Talentos", a novelinha que a Angélica fazia logo que entrou na Globo, ainda no século passado: 31 Minutos. De segunda a sexta, ao meio-dia, na Nickelodeon (sem contar a faixa das 12 horas, é o pior canal de tv a cabo que existe - se bem que com esses desenhos novos depois de "A Turma do Bairro", o Cartoon tá alcançando a Nick a passos largos).

31 Minutos é um programa feito no Chile, e é uma versão 1000 vezes melhorada da TV Colosso. O programa brasileiro era um bando de cachorros fazendo televisão, já o 31M são apenas fantoches - de mão e de corda - fazendo um programa de jornalismo e variedades. No Chile, segundo o Wikipedia, já está na terceira temporada. Aqui no Brasil, ainda está na segunda.

O principal personagem e âncora do jornal é o Túlio Trivinho, o jornalista-estrela. Seu melhor amigo, e responsável pelas matérias ecológicas, é o coelho vermelho Juan Carlos Bodoque - que mostra alguns dos lugares mais bonitos do Chile, diga-se. O principal repórter do programa é o cachorro Mário Hugo, quem costuma entrevistar o presidente - um ursinho de pelúcia - e que tem um monte de cachorros de estimação*. Mas o programa tem ainda o Mico o Microfone, o microfone-vivo que faz enquetes na rua. São frequentemente entrevistados o Patito Tenho Medo (tenho mêêêêêdo! tenho mêêêêêdo! tenho muito mêêêêêêêdo!) e o (acho que se chama) Garibaldo, "o personagem favorito das crianças de 31 minutos". Tem também o Juanín (que seria o Gilmar da TV Colosso, lembram? :D), o contra-regra que tem o bordão "Túlio! Estamos no ar!". Ainda tem o Super Meia Man, que salva as crianças oprimidas quando fala os Direitos Fundamentais da Criança em um púlpito, sob o som de palmas.

Mas o melhor mesmo é a Parada Top Top Top, do glorioso Policarpo Avedanho, um ser bizarro que parece ter sido feito com um cano. Sempre põe na sua parada musical seus músicos amigos. A Parada Top consiste nas músicas Top 3 da semana, e são todas do naipe de "Lala", (foto e link), Tanganica e Tangananá, "Dançando sem César", "Cortaram mal meu cabelo", "Nunca tirei um sete". E as músicas são ótimas e engraçadas! Cada uma tem seu ritmo: funk, rock a la Shakira, tecno + bossa nova... Tudo de bom!

Recomendo avidamente o programa, que às vezes é muito mais engraçado que o Bob Esponja que vem depois. Digo mais: se uma dessas redes abertas que não a Globo (que nunca faria isso) comprar os direitos do programa vai subir a audiência!!!

*Cachorros do Mário Hugo:

Copi Copi
Elemento
Adjetivo
Mente En Blanco
Chaucha
Coliforme
Tepo-Tepo
Yo No Fui
Fierro Malo
Palmerita
Neumatex
Cortachurro
Etcétera
Maletín
Duque
Guason
Jefe
Moneda
Cucky
Pelusa
Tía
Legui
Reality
Chamui
Señor
Re Frito
Pescado
Chamuyo
Calendario
James Bond
Rata
Cabeza de Chaya
Neumático
Repetido
Añico
Rucia
Gonzo
Chino

Nenhum comentário: