terça-feira, dezembro 12, 2017

Nota sobre as Eleições 2018 (1) - Virgílio quer ser Trump, mas o PSDB não é o Partido Republicano

Arthur Virgílio Neto (pai do Arthur Virgílio Bisneto e filho do Arthur Virgilho Filho,- parece um pouco óbvio dizer isso, mas vale citá-los porque TODOS ELES foram/são políticos pelo Amazonas. Depois falam do Bolsonaro...) resolveu peitar a nomenklatura do PSDB e pedir prévias no partido para definir quem será o candidato em 2018. Se o PSDB fosse um partido realmente democrático consideraria com bastante cuidado essa candidatura, pois agora que o João Dória arregou o Virgílio é a ÚNICA pessoa com um perfil minimamente anti-PT e inclusive com um temperamento marrento e peitador próximo até ao do Jair Bolsonaro - apesar de ser diplomata de carreira, o AVN foi um aguerrido opositor ao Lula no Senado (que perdeu a reeleição em 2010, mas que se recuperou sendo eleito e reeleito prefeito de Manaus, conseguindo fazer até um papel bonito puxando votos para o Aécio em 2014) e é faixa-vermelha de jiu-jitsu.

Mas o PSDB não é um partido democrático. A literatura da ciência política divide os partidos em dois tipos: os de quadros e os de massas. Os partidos de quadros são aqueles onde os dirigentes fazem o que mandam, sem nenhuma possibilidade dos demais filiados darem pitaco. Já os de massas onde há uma participação ativa e palpável dos militantes - sim, eu sei, há a Lei de Ferro da Oligarquia, mas ainda sim é possível nesse caso. Sabem quando que o PSDB fez prévias para escolher candidato à presidente: NUNCA. No Brasil gostavam de dizer que "o PT era o único partido onde há prévias para escolher o candidato presidencial". A semvergonhice dos cientistas políticos militantes os impediu de ver que essas prévias era um joguinho de cartas marcadas, tal qual reuniões de movimento estudantil, para escolher o Lula. Ou vocês acham que iriam deixar que o Suplicy fosse escolhido o candidato em 2002?

As prévias do PT têm a proeza de se constituírem mais como cartas marcadas que a do Partido Democrata, onde há uma concorrência palpável... Onde sempre o candidato preferido da cúpula vence. Falam tanto do Partido Republicano, mas ele pode ser considerado o partido político mais democrático do mundo atualmente. Houve DOIS casos onde o candidato preferido da cúpula partidária PERDEU as prévias: o Barry Goldwater em 1964 e... Donald Trump em 2016.

O Arthur Virgílio Neto talvez seja o político mais próximo em termos de personalidade ao Donald Trump. Infelizmente, para ele, o PSDB não lembra nem de longe o Partido Republicano. Assim, é mais fácil ele sair do partido e tentar outras paragens do que insistir numa prévia que fatalmente jamais acontecerá.

Nenhum comentário: