domingo, novembro 06, 2011

E o Agnelo?

Vamos lá: como eu falava para a minha namorada, se o Agnelo cair, não vai ser pelo que ele fez na campanha nem, por enquanto, pelo que ele (não) fez no GDF, mas pelo o que ele fez no Ministério dos Esportes. Pois bem: por enquanto (2) NÃO HÁ (ainda) CONDIÇÕES POLÍTICAS PARA ELE SER 'IMPICHADO'. Por quê?

1) As provas, por mais que seja fortes juridicamente (ignoro se isso é verdade ou não, porque não sou da área), não são fortes politicamente. Como assim? Muito simples: imagine aquele cidadão típico do DF, trabalhador, sem muito estudo, que vive numa cidade-satélite. Imagine-se perguntado para ele o que ele acha do governo do Agnelo. Muito provavelmente vai falar (com razão) que está uma porcaria. Daí você pergunta o que ele acha do Agnelo "pessoa". Eventualmente ele pode dizer que é um "corrupto safado". Daí (2) você pergunta sobre no que ele está envolvido. Muito dificilmente ele vai dizer "no Ministério dos Esportes". Finalmente, você pede para que ele explique o escândalo. Duvido muito que ele vai saber te explicar. É diferente, por exemplo, do caso do Arruda, onde ele apareceu sendo filmado recebendo um MAÇO ENORME de dinheiro. Enquanto o brasiliense médio não tiver essa compreensão cognitiva do escândalo não haverá condições políticas para impeachment.

OBS: Condições políticas são diferentes das condições jurídicas. Se fosse HOJE, essa seria a única maneira do Agnelo cair.

2) Para que o impeachment do Agnelo saia, ele tem que passar pela Câmara Legislativa. Primeiro: o Agnelo tem maioria (conquistada a muito custo: 35 secretarias de governo). Segundo: QUEM IRÁ PROPOR O IMPEACHMENT? O PSD da Celina Leão, que ATÉ HOJE mantém no gabinete pessoas com relações de parentesco (não sei se parentes dela ou se parentes entre os funcionários), do Rogério Rosso e da Eliana "meu irmão fez umas mutretas nos cemitérios do DF" Pedrosa? O DEM, do Raad "quero que a gasolina permaneça alta e os motoristas do DF QUE SE FODAM!" Massouh? O PSDB, que nem deputado distrital tem? O PRTB, da Liliane "devia ter ficado nos filmes do Afonso Brazza" Roriz?

3) Embora as Marchas Contra a Corrupção tenham demonstrado que há luz no fim do túnel, as manifestações populares no Brasil e em Brasília ainda são dependentes em grande parte dos partidos da esquerda e sindicatos. Não acredito que esse quadro irá mudar tão cedo. Nem mesmo se o Agnelo for pego com maços de dinheiro.

Nenhum comentário: