quinta-feira, janeiro 06, 2011

A merda que a Sega fez com Streets of Rage 3

Pois é, não foi só no 32x que a Sega fez merda em 1995...

Sempre tive uma relação especial com Streets of Rage. O primeiro eu comprei pirata, e veio com um bug onde você já começava com umas 30 vidas. Era divertido, pois quase todos os fins de tarde jogava com amigos da época para zerá-lo.

No final de 1992 comprei o segundo, sendo versão oficial dos EUA! É um desbunde o jogo, e eu adorava ficar caçando coincidências com o Street Fighter 2. Aliás, 1992 foi um desbunde para os donos de Mega Drive: Streets of Rage 2 e Sonic 2 - enquanto isso, o Super Nintendo ganhava Out of This World (ótimo jogo, mas de nicho), Prince of Persia (idem), o jogo do Papa-Léguas (complicadíssimo de se jogar), Super Star Wars (apelo um pouco mais amplo) e o Magical Quest do Mickey Mouse, que é um ótimo jogo, mas não dá nem pro cheiro se for pra competir com o Castle of Illusion... Nenhum lançamento da Nintendo.

Ai veio o Streets of Rage 3 em 1994. De novo comprei pirata, e dessa vez me veio a versão japonesa. Minha única restrição à época é que o jogo tem uma fase a menos (apesar de ter mais ou menos a mesma duração). Gostei de TODAS as melhoras e fiquei espeando pelo Streets of Rage 4, que nunca veio (e, pelo estado atual da Sega, espero que nunca venha*).

Daí os anos passam, me desfaço do Mega, volto a jogar pelo emulador e resolvo jogar o SoR3 de novo. E começo a morrer de forma que eu nunca morria antes! Mas tá, vou jogando e eventualmente zero. Então esse Natal eu resolvo baixar a trilogia no Wii. Jogo o primeiro e, tirando um efeito sonoro que não foi bem emulado, tudo OK. Daí resolvo jogar o SoR 3 de novo... E começo a morrer! E começo a resetar o jogo, a tirar o Wii da tomada de raiva (fazia muito pior na época do Mega...)... Daí me lembro que já tinha ouvido falar na internet que a versão americana do jogo foi modificada. Antes eu pensava que só tinha mudado o sub-chefe viado da primeira fase (esses japoneses safadinhos!), e resolvo pesquisar se a Sega norte-americana mexeu mais no jogo... Daí concluí: PORRA, SEGA! Olhem as cagadas que fizeram:

1) Tiraram a sequênia de abertura - o que era um charme nas versões anteriores;

2) Trocaram as cores do Axel e da Blaze e do Sammy/Skate - no caso do Axel e da Blaze, havia 2 JOGOS que ambos já vestiam respectivamente branco e vermelho (pra quê!? Pra QUÊ!?);

3) Trocaram o grito do Axel quando dá o" frente + frente + soco" de "Grand Upper!" para "Bare Knuckle!", o que ficou terrível;

4) Tirou a imagem da cidade devastada no final ruim (PRA QUÊ!? uma das coisas legais que a Sega fazia no começo da existência do Mega Drive era a possibilidade de finais bons ou ruins, e a Sega da América FERROU COM ISSO; e o mais importante, o que fudeu com tudo;

5) Não satisfeita em interromper o jogo pela metade no "easy", ela colocou a dificuldade do "normal" como sendo MAIS DIFÍCIL que a versão "hard" japonesa!

A Sega da América mostrou claramente que não aprendeu a lição do Sonic CD, e a consequência disso foi que os norte-americanos preferiram e preferem o Streets of Rage 2 até hoje. Felizmente essa cagada da Sega não foi suficiente para estragar a reputação do jogo, ao contrário de Golden Axe III.

*Outro motivo para que o SoR não volte hoje é o declínio do gênero beat 'em up, principalmente devido a jogadores e críticos imbecis que acham eles "muito repetitivos" (duvida? procure por este termo na próxima crítica de jogo...)

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