segunda-feira, novembro 01, 2010

Eleições 2010 - Epílogo nacional: e agora, Dilma?

E a Dilma ganhou. Apesar de ter conseguido maioria na Câmara e no Senado, ela não terá vida fácil:

1) Votação: Mesmo com o aumento na quantidade de eleitores, ela obteve menos votos que o Lula em 2006, perdendo em 11 estados (principalmente no interioooorrrr). Mesmo obtendo maioria na Câmara e no Senado, ela terá palanque adversário num território que vai de Santa Catarina até Roraima (incluindo Mato Grosso do Sul, que é PMDB mas é opositor ao PT), além do Rio Grande do Norte. O fato de possuir melhores condições de governança não significa nem um pouco que ela terá vida fácil.

2) Mundo: O Lula governou o Brasil praticamente com a economia internacional em bonança. Claro que em 2009 houve crise, e ele teve mérito em debelá-la. Mas o cenário internacional é negro para o mandato dela. Dependendo, ela terá que tomar decisões desagradáveis.

Enfim, desejo toda a sorte do mundo para a Dilma (mesmo porque a sorte dela é muito a minha sorte também). Que ela seja mais para Michele Bachelet (primeira presidenta do Chile) do que para Isabela Perón (primeira presidenta da Argentina). Que ela também seja como o Medvedev (que tem origem tecnocráticas como a Dilma) também, por que não? Ele até que não está mal. E POR FAVOR, PRORROGUE O PRAZO DE TODOS OS CONCURSOS VIGENTES!!!

Nenhum comentário: