terça-feira, outubro 15, 2013

Eliminatórias pré-repescagem, parte 1

Escrevo enquanto ainda os resultados não estão completos, pois ainda falta a Concacaf (será que o México entra?) e os jogos derradeiros na América do Sul (onde o Chile e o Equador farão um jogo de comadres):

África

Partida do mata-mata de hoje e Gana deu um estupendo chocolate no Egito: 6x1. Fico feliz por Gana, pois é uma das poucas democracias de verdade na África.

Outros resultados da primeira rodada:

Etiópia 1 x Nigéria 2 - A Nigéria tem tudo para conseguir sacramentar a vaga em casa, tomar vergonha e jogar aqui sem estrelismos

Costa do Marfim 3 x Senegal 1 - Resultado importante para a Costa do Marfim, mas não diria que o jogo já está decidido...

Tunísia 0 x Camarões 0 - Tá mais fácil para Camarões, mas tampouco está decidido...

Burkina Faso 3 x Argélia 2 - Fica a minha torcida por Burka, mas não é um placar confortável esse que conseguiram em Ouagadougou. Acho que a Argélia consegue reverter em Argel. Pena. Além disso, como é que os fluentes em árabe ficariam sem ter com quem falar?

Europa

Grupo A

Tudo de boa na lagoa: deu BÉLGICA na Copa e a Croácia na repescagem

Grupo B

Como não podia deixar de ser, a ITÁLIA está dando seu vexamezinho básico empatando com a Armênia em casa. Mas isso não importa, pois a Dinamarca está na repes... Epa, NÃO ESTÁ NÃO! Como ela foi a pior segunda colocada, ela está eliminada. Uma pena.

Grupo C

As duas seleções na Copa e na repescagem (respectivamente a ALEMANHA e a Suécia) estão se enfrentando agora. Está sendo um jogaço, e a Alemanha está ganhando de 5x3. Nesse momento o Özil sai de campo para entrar aquele cantor uruguaio, Julian Draxler. Epa, o nome do cantor é Jorge Drexler!

Grupo D

Como eu havia previsto, a HOLANDA manteve o pique e mandou a Turquia para as calendas com 2x0 (embora um holandês que conheci no Rio disse que essa seleção é pior que a de 2010, principalmente na defesa...). Quem se deu bem foi a Romênia, que ganhando da Estônia ficou com a vaga na repescagem. A Hungria bateu na trave.

Grupo E

A SUÍÇA estava garantida, mas o destaque aqui é a heroica campanha da Islândia, que conseguiu ficar em segundo lugar no grupo e irá para a repescagem. Vejam bem: ela teve sorte melhor que a Dinamarca e ficou à frente que a Noruega! Claro que será impossível ela ir mais adiante, mas que fique registrado isso nos anais do futebol, como ficou registrada a Albânia que teve a proeza de eliminar os alemães de uma Eurocopa (a única vez na história em que o time alemão não foi a um torneio por incompetência - as outras vezes foi porque ele não participou de eliminatórias).

Grupo F

Como disse: KAAAAAAAAAAAAA-LINKA-KALINKA-KALINKA-MOYA! De nada adiantou Portugal ter ganho de 3x0 de Luxemburgo, pois com o empate em 1x1 com o Azerbaijão a RÚSSIA carimbou o passaporte para cá. Cristiano Ronaldo vai para a repescagem. Embora a Rússia esteja fazendo papelão ultimamente em torneios importantes... Mas será um aprendizado para eles em 2018.

Grupo G

Finalmente a BÓSNIA-HERZEGOVINA irá para sua primeira Copa. Bastou ganhar de um placar simples contra a Lituânia. Com isso, a Grécia, que ficou com a mesma quantidade de pontos, vai para a repescagem. Bem, fica um pouco de cultura inútil para vocês: quando a Iugoslávia veio para a Copa de 50 incorporou o termo "torcida" no vocabulário deles (principalmente os croatas).

Grupo H

Situação emocionante até o final: a Ucrânia está cumprindo o papel dela ganhando de 7x0 de San Marino. Mas está ficando com a repescagem, pois a Inglaterra está ganhando da Polônia por placar simples. Mas os poloneses querem sair de cabeça erguida e estão jogando duro.  Deixa pra lá: a INGLATERRA acabou de fazer 2x0 e virá para o hemisfério sul.

Grupo I

A ESPANHA virá para cá de novo no ano que vem. E a França vai para a repescagem.

Temos os seguintes classificados então:

Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Inglaterra e Espanha

Repescagem:

Croácia, Suécia, Romênia, Islândia (!), Portugal, Ucrânia e França. Pelo bem do futebol os classificados deveriam ser Croácia, Suécia, Portugal e França, mas isso dependerá de quem enfrentará quem. De qualquer maneira, o adversário da Islândia está dentro.


Nenhum comentário: