10 - Sonic 3
Não, não fiquei louco não! O Sonic 3 é um ótimo jogo! "Mas por que então você incluiu na lista de piores, Lobo"? Bem, porque ele claramente representou um declínio em relação ao Sonic 2, principalmente nos quesitos gráficos e som (diga-me uma música memorável do Sonic 3 que te respondo com várias dos dois primeiros Sonic). Ah, também sou mais a fase bônus dos Sonic 1 e 2 (consinto que a do Sonic 3 é melhor que a do Sonic CD). De bom mesmo, apenas os power ups dos escudos. Por ser um jogo ótimo, mas representar um declínio na série (compensado em parte pela nova - e derradeira - subida com Sonic & Knucles e sua enorme gama de possibilidades), ficará em 10º
9 - Road Rash 3
Road Rash é uma série que deveria voltar. Se não me engano, ela foi a pioneira em permitir que você ferrasse com os outros concorrentes (fórmula essa que foi e mantém-se em seu ápice com Mario Kart - Road Rash seria um jogo a concorrer com ele...). Mas o 3, assim como o Sonic 3, trouxe uma piora em relação ao 2 nos quesitos gráficos (com escolha equivocada de digitalização) e som. Como Road Rash não é melhor que Sonic, fica com a 9ª posição.
8 - Toe Jam & Earl 2
O primeiro é um clássico que hoje infelizmente ganhou status de 'cult' (porque é ótimo demais para ser reduzido a "cult" - vivemos no pior dos mundos possíveis...). Já o segundo é completamente dispensável. Por quê? Porque mudaram completamente a essência do jogo, tornando-o um tipo de plataforma dispensável (se bem que hoje seria capaz de se passar por um ótimo jogo). Semelhante ao que fizeram com o Pac Man com o Pac Man 2. Esse é o Toe Jam & Earl 1, e esse é o 2. Por terem mudado a natureza de um jogo ótimo para um meia-boca, ele fica com a 8ª posição.
7 - Golden Axe 3
Aqui a coisa começa a engrossar. Golden Axe 1 é um clássico. Golden Axe 2 melhorou quase tudo em relação ao original (exceto pelo "blé" que os inimigos faziam quando morriam). Mas o 3... É uma porcaria! Pioraram os gráficos e o som (o que não é novidade), mas pioraram a jogabilidade também! Esse jogo, mais o Golden Axe II de fliperama (procurem) é que acabaram com a franquia, não aquele spin off no Xbox 360!
6 - Fantasia
Castle of Illusion é um jogo épico. Antes do Sonic, as pessoas ficavam impressionadas com o mega drive por causa dele. Os gráficos são bem feitos (mesmo comparando com os jogos do mega feitos posteriormente), a música é histórica, e a idéia do "castelo de ilusões" provavelmente deve ter inspirado o Miyamoto a fazer o Mario 64 (vai dizer que vocês nunca repararam nisso!?). Mas Fantasia piorou em TUDO o 'castle': gráficos piores? Confere. Músicas piores? Confere (e olha que pioraram músicas clássicas!). Jogabilidade ruim? Confere. Falta de chefes? Confere. Difícil pra caramba? Confere. Final terrível? Confere. Façam o teste: joguem Castle of Illusion e, depois, Fantasia.
5 - Eternal Champions
Tentativa frustrada da Sega em emular o fenômeno Street Fighter II. Mesmo a Rare, talvez a produtora mais superestimada da história, fez coisa melhorzinha com o Killer Instinct. Os problemas são: 1) a dificuldade - na eventualidade de você perder para um adversário você simplesmente volta a enfrentar o adversário anterior!; 2) jogabilidade completamente truncada; 3) dificuldade absurda no último chefe. Felizmente a Sega acretaria a mão nos futuros jogos de luta com Virtua Fighter.
4 - Fighting Masters
Antes de Eternal Champions, e antes mesmo do Street Fighter II chegar no Mega Drive, havia esse "Fighting Masters". O pior é que tinha revista que não me lembro, que apontava essa porcaria como "um perfeito substituto para o SFII". Puta merda! Também, o que esperar por um jogo feito por uma tal de "Treco"!? Só não é pior que
3 - Sonic Spinball
O ano era 1993. A Nintendo lançara Mario Kart no ano anterior, formidável e com um merecido sucesso. A Sega, então, quis fazer um spin off do Sonic. Viu o Sonic 2, viu a resposta positiva à fase Cassino Light Zone e decidiu: "faremos um pinball". E fizeram Sonic Spinball. O jogo tinha gráficos e sons péssimos, jogabilidade absurda de difícil e onde você devia contar com a sorte em alguns casos. Jogos de videogame onde você tem que contar a sorte POR DEFINIÇÃO são horríveis. O Mario começou a ganhar a guerra dos mascotes aí: enquanto seu spin off é o spin off mais bem sucedido de todos os tempos, nunca mais foi cogitada uma versão pinball do Sonic. Por tudo o que representou, Sonic Spinball ganha a medalha de bronze.
2 - Last Battle
A medalha de prata vai para este jogo horrível da primeira leva de jogos do Mega Drive. Difícil, chato, com efeitos sonoros toscos, faz Altered Beast parecer uma obra prima em TUDO. Era daqueles que esquentavam lugar na locadora, pois ninguém gostava de pegar.
1 - Sword of Sodan
Não tem pra ninguém. Esse é o PIOR jogo feito para o Mega Drive! Trata-se de uma conversão de um jogo da Amiga feita pela Electronic Arts (caracterizados, na época, por terem cartuchos maiores que os demais). O problema é que, na conversão, os inimigos passaram a vir de ambos os lados. Resultado: além da jogabilidade já ser péssima, ficou IMPOSSÍVEL fazer alguma coisa. Qualquer jogador normal em menos de 10 minutos já estava morto. Se Last Battle dava para se distrarir ao menos por meia hora, esse jogo então nem isso.
Bem, essa é uma lista heterodoxa, como disse, baseada em jogos que tive o desprazer de jogar. Agora, se você quer ver uma lista mais respeitável, com jogos indiscutivelmente ruins (um monte da fase tardia do mega, que não acompanhei muito), pode ver esse vídeo aqui.
Um comentário:
Seis anos depois, mas vamos lá.. para mim GA3 é melhor que o primeiro (não joguei o segundo) e Fantasia é melhor que CoI (:o)..
quanto a Fantasia:
gráficos piores? discordo
Músicas piores? discordo
Jogabilidade ruim? sim
Falta de chefes? sim, e isto é um baita defeito
Difícil pra caramba? sim, mas longe de ser impossível, e dificuldade não é um fator negativo
Final terrível? nem tanto; final ruim, como tantos outros.. não chega a atrapalhar
Postar um comentário