O Fernando Rodrigues (que, apesar de não ir muito com a cara de Brasília, respeito), postou em seu blog todas as poucas viradas no 2º turno desde 1990. De todos os segundos turnos que houve (70), 28,6% (20) terminaram em virada (e não houve virada nenhuma vez nas eleições presidenciais...). Dando uma olhada nas votações dos candidatos, o placar mais elástico que foi revertido foi o das eleições de Minas Gerais em 1994. No primeiro turno, o Hélio Costa quase levou obtendo 48,3%. Eduardo Azeredo, um dos governadores mais incompetentes da história de Minas Gerais (depois seria um dos senadores mais incompetentes, e agora será um deputado medíocre), ficou com 27,2%. No segundo turno, graças principalmente à onda tucana, o Azeredo conseguiu MAIS DE 30% e levou o governo com 58,6%.
O que aconteceu? 1) a "onda tucana": FHC, bem no começo do Plano Real, ganhou de primeira; 2) diminuição DRÁSTICA dos votos em branco (de 2,1 milhões no primeiro turno para 115 mil no segundo - bom lembrar que eram tempos pré-urna eletrônica); 3) se tiver um mineiro que me lê me avise, mas parece que o José Alencar, então no PMDB, apoiou o Azeredo; 4) Muito provavelmente o Itamar Franco, macaco velho, deve ter apoiado.
Fazendo um quadro comparativo com a situação atual: 1) a Dilma está com o Agnelo, já o Serra provavelmente apoiará reticentemente Horroriz - pior para a Weslian, já que o Serra ficou em terceiro aqui -; a candidatura dela, portanto, está condicionada à do Serra, que terá que pelejar muito aqui para tirar a diferença; 2) os votos em branco agora foram quase 60 mil, e uma redução proporcional significa que eles cairão para 3 mil. Supondo que todos iriam para a Weslian, daria para tirar pouco mais de 1/4 da diferença entre os dois; 3) o Toninho já falou que irá anular o voto, embora devamos esperar o que o PSOL decidirá, mas a tendência é que ou os votos no Toninho irão para o Agnelo ou serão anulados - e falta o Eduardo Brandão também, mas considerando que todos os votos dele irão para a Weslian, ela receberia mais 80 mil votos, e ainda faltaria 90 mil; 4) Lula, macaco velho, está com o Agnelo - o que pode ser bom ou ruim, considerando (respectivamente) a popularidade e o pé-frio.
quarta-feira, outubro 06, 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário