quarta-feira, maio 15, 2019

Ranking dos melhores filmes MCU - De Homem de Ferro a Vingadores: Ultimato (excluíndo a Capitã Marvel e Hulk)

(Aviso de spoilers para Vingadores: Ultimato)

Segunda passada vi o último filme dos Vingadores. Engraçado que foi o primeiro deles que vi numa sala de cinema - tudo por causa da birra que adquiri e mantenho com o Heimdaln negão em Thor. Assim, chegou a hora de fazer um ranking idiossincrático - e sem a Capitã Marvel, pois me recuso a ver qualquer coisa onde promovam qualquer agenda (só vi Pantera Negra en español num ônibus do México, não contribuindo em nada para os cofres da Disney). Vamos pela ordem, do pior para o melhor:
20 - Thor 1

A rabeira da lista ficará com a linha de filmes que parecem ter sido feito com sérias restrições orçamentárias. Tudo bem que não foi esse o caso de nenhum dos filmes da MCU, mas quero falar aqui daquele tipo de filme onde o super-herói de alguma forma não usa/ é privado de seus superpoderes. Nesse aspecto, o primeiro filme do Thor é insuperável. Odin tira os seus poderes e ele vai lá para Midgard (terra) numa trama inssossíssima onde: 1) a magia é ciência; 2) seus parceiros tem zero de carisma; e 3) a Natalie Portman claramente estava em ponto morto depois de ter feito um papel pesadíssimo em Cisne Negro. Para não falar do Heimdall negão.

19 - Homem de Ferro 3

Aqui, por algum stress pós-traumático muito mal-explicado, Tony Stark adquire fobia de usar a armadura e combate as forças do mal em pele. Mas o grande acinte que faz com que um filme que lucrou mais de US$ 1 bilhão fique na rabeira foi o absurdo que fizeram com o Mandarim.

18 - Thor 2

Acabaram-se as restrições orçamentárias e sobrou todo o resto: trama inssossa, parceiros sem nenhum carisma e Heimdall negão. E nem falo da nuvem vilã... Felizmente o Thor terá melhor sorte em sua próxima aparição aqui. 

17 - Homem de Ferro 2

O problema desse filme é que padeceu das grandes expectativas causadas pelo primeiro filme. É uma continuação aquém, muito aquém do original.

16 - Homem-Formiga

Talvez o filme mais problemático nos bastidores (o diretor original foi demitido), mas é um filme bem redondinho, engraçadinho - tudo "-inho" mesmo. Mas bastante digno. Uma pena que o Homem-Formiga sofre do problema de vilões capengas.

15 - Homem-Formiga e a Vespa

Entretém mais que o primeiro (e serviu para amenizar a pauleira que foi Vingadores: Guerra Infinita), apesar de ter uma vilã ainda mais capenga. Acho que o pessoal da Disney poderia ter usado um vilão dos Vingadores fraco o bastante para estar nos filmes do grupo, mas bom o bastante para lutar o Homem-Formiga/Golias.

14 - Vingadores 2: A Era de Ultron

Joss Whedon tinha que fazer tanta coisa nesse filme (insinuar a Guerra Civil, dar mais pistas do Thanos, preparar o Thor: Ragnarok) que o filme ficou sem densidade. Para não falar daquela coisa ridícula chamada Mercúrio. Não é a toa que o Whedon acabou saindo da franquia (no que fez muito bem, é verdade). Mas deve ser destacado que o Gavião Arqueiro aqui ganha o merecido destaque, fazendo justiça ao fato do Jeremy Renner ser um atorzaço (vide "A Chegada").

13 - Vingadores 1

Aqui vou causar uma polêmica. O filme é o ápice da primeira fase do MCU e deve ser celebrado por isso. Mas coloco em um lugar aquém do que muita gente consideraria pelo fato de passarem quase meia hora consertando uma maldita de uma turbina. E nem vou falar da nuvem vilã...

12 - Capitão América 1

Um filme bastante fiel aos quadrinhos, mas que na verdade é mais um filme de guerra disfarçado de super-herói se vocês repararem bem. Cumpre sua missão dignamente e é bem perfeitinho, mas como filme de estreia não é o melhor.

11 - Guardiães da Galáxia 2

É quase uma cópia do primeiro, o que ainda o mantém num alto nível - e, na minha humilde opinião, bem acima dos dois primeiros Vingadores.

10 - Doutor Estranho

Basicamente é a mesma história do Homem de Ferro, mas com magia. É lisérgico e o confronto com o Dormammu foi de uma criatividade ímpar. Nem liguei para o fato do Ancião ter sido feito por uma mulher, quando no original é um asiático, porque mesmo isso não foi tão agressivo quanto o Heimdall negão ou a chata da M.J. (já chego nela).

09 - Homem-Aranha: de volta ao lar

Pronto, cheguei: a Zendaya é uma CHATA, e a personagem dela é MAIS CHATA ainda. Dito isso, esse foi o melhor Homem-Aranha desde o Homem-Aranha 2 com o Dr. Octopus. Primeiro por ter abdicado de contar mais uma vez a origem dele, depois por tê-lo transformado num adolescente e não num jovem universitário... Mas principalmente pelo vilão. O Michael Keaton como Abutre foi talvez até mais que o Thanos - e empatado com o Loki - o melhor vilão do MCU. Também merece créditos o fato de ter transformado o pior clichê dos filmes do aracnídeo (o vilão descobrir a identidade do Homem-Aranha) num momento surpreendente e verdadeiramente tenso. E conseguiram transformar a descoberta da identidade pela Tia May (!) em algo divertidíssimo.

08 - Pantera Negra

Uma pena que os chatos de sempre fizeram um carnaval danado contra o filme que me impeliu a não vê-lo, pois o filme é muito bom - e sem 99,9% do que esse pessoal queria que tivesse (para não falar que tem uma mensagem involuntariamente antimigratória fortíssima se prestarem bem a atenção). Também tem um vilão excelente (mas que não era o Michael Keaton) e Wakanda é um desbunde aos olhos. Eu espero que a Disney/Marvel não faça a cagada de transformá-lo num ícone anti-racista da vida.

07 - Capitão América: Guerra Civil

A trilogia do Capitão América é a melhor de todas, e esse resultado no ranking talvez seja também controverso, mas aqui o problema é a trama. Como foi apontado no Honest Trailers, a quantidade de coincidências para que toda a história ocorresse é absurda. Para não falar de como o Ossos Cruzados foi desperdiçado, a falta de verossimilidade nas motivações do Tony Stark para que ele tomasse o lado que tomou...

06 - Thor 3

É ISSO que queríamos ver o tempo todo num filme do Thor! Sem restrições orçamentárias! Lisérgico, com o Thor quebrando tudo. Até a Valquíria negona é ótima. Para não falar que também é um filme do Hulk... E É ISSO que queríamos ver num filme do Hulk! Sem nuvem como grande vilã! Sem filtros escuros de filmagem! Para não falar que a participação do Heimdall negão aqui é mínima. Dois filmes que gostaríamos de ver em um só...

05 - Guardiães da Galáxia 1

Os idiotas da objetividade dirão que se trata de "Os Vingadores" no espaço. Mas aqui eles não passam meia-hora consertando uma turbina nem tendo que fazer um monte de ligações para os outros filmes. Para não dizer que a química das personagens é ótima, a trilha-sonora idem... 

04 - Vingadores: Ultimato

Aqui é que vão me linchar - mas pô, ele quase entra no pódio! O filme é sensacional, fecha com chave de ouro 10 anos de filmes, tem momentos trágicos relevantes - além do o fato do Loki ter roubado o Tessaract significa que o Thor 2 não aconteceu... Mas o problema é que ele passa boa parte de suas três horas em viagens do tempo com personagens se reconciliando com o seu passado em algo que - aí sim - é melodramático (talvez seja isso a que o crítico da Folha tenha se referido - e que me recuso a conferir pelo fato de não ler a Folha há mais de 5 anos). Além disso, como é que a Nebulosa mata sua versão do passado e ainda sobrevive?

03 - Homem de Ferro 1

Minha memória não me permite lembrar muito, mas me recordo que achei um filme redondo na época. Isso, mais o fato de ter sido a película que iniciou essa bagaça toda - além de ter ressuscitado a carreira do Robert Downey Jr. - faz com que mereça o bronze com louvor.

02 - Capitão América 2: O Soldado Invernal

É aquele filme onde esperávamos toda a tecnologia da S.H.I.E.L.D., e ela vai embora. O patronato do Nick Fury? Também. Os irmãos Russo trazem outra história digna da dos quadrinhos, onde o Capitão age no limite de suas forças, contando apenas com a ajuda da Viúva Negra e do seu recém-sidekick Falcão. Além da volta do Bucky, que por muito tempo foi um dos únicos personagens verdadeiramente mortos dos quadrinhos, junto com o segundo Robin e o Tio Ben - hoje só o fator motivacional do Homem-Aranha continua realmente morto. É o homem contra o mundo, é o arquetípico do americano dando um foda-se para que todos pensam e agindo da maneira que acha certa (tendência ainda mais explorada em Guerra Civil) e uma trama bem mais crível que na sequência.

01 - Vingadores: Guerra Infinita

Não dá para comparar: enquanto que em Ultimato o filme começa com Tony Stark e Nebulosa desolados vagando no espaço até a Mary Sue da Capitã Marvel chegue para salvar a pátria, o Guerra Infinita começa com Thanos já tendo nocauteado Thor, nocauteando o Hulk (deixando-o com um stress pós-traumático mais crível que o do Tony Stark) e MATANDO aquele que fora o principal vilão de TRÊS filmes do MCU. E nada o impedirá até que atinja seus objetivos. Vou pegar duas referências nerd externas: 1) o cerco a Wakanda é parecido com o cerco das tropas de Sauron a Helm's Deep em Senhor dos Anéis: As Duas Torres, mas aqui é como se os ents não aparecessem e a batalha resultasse na morte da metade da Sociedade do Anel; 2) a história é bastante semelhante à primeira metade de Final Fantasy III (ou VI), em que o vilão Kefka resolve perturbar a ordem natural das coisas e acaba destruindo o mundo.


Nenhum comentário: