Uruguai x Portugal (Preparem suas canelas! - Uruguai)
Mantenho o que disse. Portugal pode ter Cristiano Ronaldo, mas o Uruguai é muito mais time que ele - salvo o Cavani, que é grand en France seulemant.
Errei com o Cavani e nas botinadas, que não houve. Aliás, essa Copa está fraca de cartões vermelhos, hein?
Na segunda partida eu disse o seguinte sobre a Argentina:
Acabou dando Argentina aqui, que se safou por pouco de passar por um vexame. A Argentina é uma grande incógnita, sobretudo no aspecto extra-campo: depois das vergonhosas duas primeiras partidas, os jogadores fizeram uma revolução e eles mesmo estão selecionando os jogadores e as táticas. Por um lado isso deu certo contra a Nigéria. Por outro, não só quase foram para o vinagre como também resolveram colocar o Higuaín (também conhecido como Ínguaruim). A questão é: a "democrácia argentina" dará certo contra a França? Por enquanto, mantenho minha aposta na França.
E o fator extra-campo foi o determinante para a Argentina, que só conseguiu fazer gols na França em lances individuais (o primeiro gol do Di Maria), na sorte (o segundo) e com o fator Messi (o segundo mais o terceiro). Taticamente estava uma porcaria, e foi por isso que tomou um vira-vira rapidinho da França.
Enfim, quanto às quartas, disse o seguinte:
Uruguai x França
A França está jogando um futebol burocrático, mas é melhor time que o Uruguai. França nas semis - obviamente a culpa de não ter ido para frente em 2014 era do Benzema.
Mudo a opinião sobre a França ser um time burocrático. Já não é. Quanto ao Uruguai, provavelmente irá jogar sem o Cavani, e isso será capital para sua derrota nas quartas. Mas essa partida tem um cheiro de pênaltis considerável.
Bélgica x Senegal (Bélgica)
Uma pena Senegal não ter se classificado. E foi por pouco: se tivessem conseguido um empate contra a Colômbia e/ou a Polônia (que nunca me enganou) tivesse feito outro gol contra o Japão, estariam dentro. Enfim, será contra o Japão, e prevejo um chocolate belga, com o Lukaku indo para a artilharia da Copa.
Não só o chocolate não aconteceu como quase que o Japão apronta a maior zebra dessa Copa. Os belgas mostraram que têm uma defesa horrível - compensada com um ótimo ataque. Obviamente eles irão focar mais na defesa contra o Brasil, mas a pergunta que fica é: adiantará?
Brasil x México (em Samara Brasil)
O México não dá sorte nem com reza brava.
O México tem um histórico de complicar para a gente. Vide as nas últimas Copas Américas, aquele 0x0 na última Copa, com o Ochoa defendendo tudo... Mas eles têm um problema maior, para além da ausência do zagueiro Héctor Moreno, suspenso pelo segundo cartão amarelo: a questão psicológica de não passar das oitavas desde 1990. Eles teriam condições de superar, mas depois de terem sofrido um verdadeiro chocolate da Suécia e terem contado com a ajuda inesperada da Coreia do Sul, está claro que vão jogar como nunca e perder como sempre. Deveriam ao menos ter empatado...
Não foi um jogo de rosca, mas não foi totalmente fácil não. Ganhamos sobretudo porque os mexicanos já entraram com medo, que é o que justifica ficarem gritando "olé" aos 5 minutos do primeiro tempo com 0 x 0. Em relação ao Neymar: o principal defeito é que ele é simplesmente um baita de um exagerado. O pisão houve, a jogada anti-desportiva houve - e o jogador mexicano deveria ter levado cartão vermelho da mesma forma que o Felipe Melo levou em 2010 . Mas o contorcionismo do Neymar simplesmente é exagerado. Vamos à previsão das quartas:
Brasil x Bélgica
Potencial para ser o melhor jogo da Copa aqui. A Bélgica tem dois caminhos a seguir: o de sentir o peso do adversário e cair feito em 2002 contra nós e em 2014 contra a Argentina ou se lembrar que trata-se de um país ficcional, mas um país ficcional que é formado de 48% de França (com a qual temos problemas futebolísticos), 48% de Holanda (idem) e 4% de Alemanha (ibidem). Além disso, estamos com uma Espada de Dâmocles chamada Neymar: ele se machucará? Ele tomará o segundo cartão amarelo contra o México e não jogará? Quem sabe?
Depois de tomar dois gols da gloriosa Tunísia e outros dois gols do glorioso Japão, não dá para apostar na Bélgica - e lembrando que temos a melhor defesa ao lado do Uruguai. Mas tudo depende de um jogador aqui: Neymar. O jogo dos belgas será provocá-lo até que ele tome outro cartão amarelo, daí perca o controle de vez e tome um vermelho. A Espada de Dâmocles continua pairando sobre nossas cabeças
Espanha x Rússia (Espanha)
A Rússia voltou a ser a Rússia que conhecemos na derrota de goleada para o Uruguai. De qualquer forma já é a melhor campanha "dela" desde 1986 - está entre aspas porque a União Soviética de então era formada principalmente por jogadores ucranianos. Assim, ao menos os ucranianos poderão tirar alguma onda com os russos: "Ah, é? Vocês pegaram a Crimeia? Nós ao menos fomos até as quartas em 2006, hahaha!!". Em relação à Espanha, o futebol dela está horrível, mas o adversário é ainda mais. Mantenho a aposta - mas se a Rússia aperfeiçoar um novo método de doping aí já não é problema meu.
Aqui foi onde errei. Os problemas extra-campo acabaram com a Espanha. Já a Rússia deixou de ser a velha Rússia e passou a ser a nova Itália. O catenaccio aplicado por eles foi perfeito. Mas como vimos ao final da partida, o condicionamento físico não é o forte dos russos. Felizmente eles terão quase uma semana para descansar - além do fato da Croácia também ter ido para os pênaltis.
Vamos ao outro jogo:
Aqui será Croácia x Dinamarca. A Croácia conseguiu ganhar de forma maiúscula contra a Islândia com um time misto, e isso não é pouca coisa. Já a Dinamarca teve a proeza de empatar com a Austrália... Óbvio que dará Croácia.
O óbvio não foi evidente... A Croácia claramente sentiu o peso de estar no mata-mata, e a Dinamarca deu uma crescida como Schmeichel Jr. se revelando um excelente goleiro. Pena que não adiantou.
Aqui o jogo será Rússia x Croácia. Mais uma vez os russos são os azarões. Mas são azarões retranqueiros e dos muito bons. Sobreviveram ao cerco de Madri... Mas ao que tudo indica, em Sochi cairão. Por mais que os croatas tenham desapontado nas oitavas, eles são coletivamente muito bons e não estão passando por problemas extracampo. Será algo parecido com o que houve contra o Uruguai.
Finalmente, a última partida
Aqui será Suécia x Suíça, a partida da confusão. A Suécia conseguiu se recuperar da amarelada vergonhosa contra a Alemanha e venceu de forma convincente o México. A Suíça, por sua vez, empatou com a Costa Rica. Embora a Suíça tenha um time melhor, a Suécia está embalada. Partida imprevisível, mas minha aposta é na Suécia.
Acertei na aposta, mas foi por pouco... Foi um jogo terrível decidido na sorte, com um gol com desvio do defensor. A Suécia continua embalada, e terá uma tênue vantagem sobre a Inglaterra devido ao fato de terem ido aos pênaltis.
Inglaterra x Colômbia (Colômbia)
A Inglaterra está com o melhor time desde 2002. Mas o Keane é um matador, e a competição dele aqui não é com o Cristiano Ronaldo ou com o Lukaku, mas com o Gary Lineker. Aqui vou ter que mudar minha aposta. Adoro a Colômbia, é o meu segundo time nessa Copa, mas infelizmente eles provavelmente não irão contar com o James Rodriguez nas oitavas - e se contarem, ele não estará 100%. Os ingleses passarão, mas é a segunda partida mais imprevisível das oitavas.
A Inglaterra está com o melhor time desde 2002. Mas o Keane é um matador, e a competição dele aqui não é com o Cristiano Ronaldo ou com o Lukaku, mas com o Gary Lineker. Aqui vou ter que mudar minha aposta. Adoro a Colômbia, é o meu segundo time nessa Copa, mas infelizmente eles provavelmente não irão contar com o James Rodriguez nas oitavas - e se contarem, ele não estará 100%. Os ingleses passarão, mas é a segunda partida mais imprevisível das oitavas.
Foi uma aposta esquizofrênica, falei que daria Colômbia mas que a Inglaterra ganharia. Mais hein? Pois é, era um jogo complicado. A Colômbia sentiu a ausência do James Rodriguez, e se ele tivesse por lá seguramente ela ganharia. Mas ele não tava, e mesmo assim a Colômbia fez um jogo heroico. O problema é que aconteceu algo perigosíssimo nessa partida: a Inglaterra ganhou nos pênaltis. Isso NUNCA havia ocorrido antes. Sem a inhaca do Rooney e agora sem a inhaca dos pênaltis... É a primeira vez que a Inglaterra passa para as quartas desde 1990, o Keane já tem 6 gols e não dá pintas de parar... Senhoras e senhores, acho que já temos um dos finalistas definidos. O que me preocupa mais ainda é que do outro lado, do nosso lado, está a eterna rival inglesa, que é a França. E antes da França haverá o Brasil (mais provável) ou a Bélgica... E justamente no país onde o Napoleão começou a perder a guerra! Coincidências demais... Espero que o Uruguai consiga queimar minha língua.
Já quanto às quartas, será
Suécia x Inglaterra
A Inglaterra mista perdeu contra o time misto da Bélgica. E já disse: o Keane me parece estar no mesmo patamar do Lineker. Sabe o que está parecendo? A França. Em 1990 e 1994 o Eric Cantona era o principal jogador francês - era praticamente uma mistura de Renato Gaúcho e Edmundo em termos de qualidade e temperamento-, mas não impediu o país de parar nas eliminatórias. Depois do fracasso contra a Bulgária do Stoichkov, resolveram substituí-lo por um tal de Zinedine Zidane... O Cantona da Inglaterra era o Wayne Rooney.
A Inglaterra mista perdeu contra o time misto da Bélgica. E já disse: o Keane me parece estar no mesmo patamar do Lineker. Sabe o que está parecendo? A França. Em 1990 e 1994 o Eric Cantona era o principal jogador francês - era praticamente uma mistura de Renato Gaúcho e Edmundo em termos de qualidade e temperamento-, mas não impediu o país de parar nas eliminatórias. Depois do fracasso contra a Bulgária do Stoichkov, resolveram substituí-lo por um tal de Zinedine Zidane... O Cantona da Inglaterra era o Wayne Rooney.
A Inglaterra tem muito mais time que a Suécia para ganhar. Além disso, o Kane tem potencial aqui não só para brigar com o Lineker como quebrar a barreira dos 6 gols em copas tal qual o Ronaldo fez em 2002. Mas atenção: hoje contra a Colômbia os ingleses mostraram que são um pouco cabeças quentes, o que os suecos parecem não ser. Para não falar que a Suécia, como disse, terá uma ligeira vantagem no fator desgaste físico. Outra partida com potencial para terminar nos pênaltis. Mas a sorte está favorecendo a Inglaterra. Ah, sim: dos antigos inimigos da Rússia já caíram a Polônia e a Alemanha. Faltam agora a Suécia e a França.
Então as semi-finais serão
França x Brasil - Partida imprevisível: o Neymar joga ou não joga? Se sim, o Brasil tem todas as chances de ir para a final. Caso contrário, dá França. Lembrando que o nosso problema contra a França em copas NÃO SE APLICA às semi-finais. Mas não se enganem com a conversa de que é uma "final antecipada". Não é. Dependendo do desgaste físico e emocional que acontecer aqui, será bom sim é para o ouro lado. O Brasil só ganhou de 4x1 da Itália em 1970 porque os italianos jogaram a maior partida de todos os tempos contra a Alemanha nas semi-finais, enquanto passeamos tranquilamente, e a França só deu os 3x0 na gente em 1998 porque fomos fisica e mentalmente destruídos pela Holanda nas semis.
Croácia x Inglaterra - A Inglaterra tem mais futebol que a Croácia, e nessas horas a tradição pesa um pouco. Mas tudo dependerá do fator desgaste físico nas partidas das quartas. A Inglaterra tem que contar com a Rússia aquebrantando a Croácia e não ser aquebrantada pela Suécia.
Se for Brasil x Inglaterra, o Brasil ganha, pelo fato dos ingleses sempre terem sentido o peso da partida. Numa final então nem se fala. A NÃO SER QUE a semi-final seja uma partida no estilo Brasil x Holanda em 1998...
Nenhum comentário:
Postar um comentário