quarta-feira, outubro 11, 2017

Eliminatórias 2018 - Europa: Prestação de contas

Chegou a hora de ver o quanto me lasquei nas previsões. Lembrando que as fiz antes até da Eurocopa. 2 pontos se acertei o primeiro e o segundo lugar, 1 se acertei apenas 1 e 0 se não acertei nada

Grupo A - Holanda, França, Suécia, Bulgária, Belarus e Luxemburgo

E já temos um grupo da morte! Desses, o que aposto que será a seleção mais estável será a França - que fez na última Copa exatamente o que eu esperava dela-, pois a Holanda já não terá a base que teve em 2010 e 2014 e, no caso da Suécia, já não terão mais Ibrahimovic. As partidas contra a Bulgária e a Belarus serão o fiel da balança. Sem palpites.


Eu adivinhei que a FRANÇA se daria melhor, mas me faltou convicções, então vou contar como 50% de acerto. Quanto ao segundo caso, a Holanda deu uma pipocada daquelas, como em 2002, e não conseguiu nem se recuperar por não ter se classificado para a Eurocopa. 

Placar: 0,5 ponto 

Grupo B - Portugal, Suíça, Hungria, Ilhas Faroe, Letônia e Andorra

Será a última Copa de Cristiano Ronaldo, mas minha aposta é na Suíça. O resto, o que inclui a Hungria, fará apenas figuração.


Eu teria acertado se PORTUGAL não tivesse tido a oportunidade de decidir o primeiro lugar em casa e feito a parte dele. Agora torço para que a Suíça pegue uma bela de uma pedreira na repescagem e não vá para a Copa. Ô futebol chato o deles! 
Total: 0 ponto

Grupo C - ALEMANHA, República Tcheca, Irlanda do Norte, Noruega, Azerbaijão e San Marino

Extremamente mamão com açúcar para a Alemanha. A Irlanda do Norte não produz nenhum jogador bom desde George Best (e, quando foi para uma Copa em 1982, não o chamou!). Assim, a vaga da repescagem ficará ou com a Noruega - mais provável - ou com a República Tcheca.


Acertei na ALEMANHA (era tão previsível que eles fecharam com 100% de aproveitamento) e errei feio no segundo lugar. Não só a Noruega ficou em quarto, como a República Tcheca também não conseguiu a classificação. A Irlanda do Norte agora será o adversário mais fácil a ser batido na repescagem.

Total: 1 ponto

Grupo D - País de Gales, Áustria, Sérvia, Irlanda, Moldávia e Geórgia

Os russos torcerão pela Sérvia, obviamente. E acho que ela se classifica, com a Irlanda/Áustria (mais a primeira) em segundo lugar.

Acertei na bucha! A SÉRVIA foi e a Irlanda é outro adversário relativamente fácil para se bater na repescagem. Observação importante: muito provavelmente a Sérvia será o segundo time dos russos na Copa - inclusive contra o Brasil.

Total: 2 pontos

Grupo E - Romênia, Dinamarca, Polônia, Montenegro, Armênia e Cazaquistão

Este sim será um grupo da morte! A Romênia caiu na repescagem na última vez, a Dinamarca chegou a ficar em segundo lugar em seu grupo (o primeiro foi a Alemanha...), mas não foi para a repescagem porque foi o pior segundo lugar, Montenegro desempenhou um papel bastante digno nas eliminatórias, perdendo o fôlego no final, ficando na frente até da Polônia. Sem prognósticos.


A POLÔNIA é um Portugal piorado: conta com um excelente atacante (Lewandovski - que nome HORRÍVEL! ) e 10 cabeças de bagre. A Dinamarca agora possui outra chance de fazer uma campanha digna - muito embora não conte com nenhum Laudrup.

Total: 0 pontos

Grupo F - Inglaterra, Eslováquia, Escócia, Eslovênia, Lituânia e Malta

Uma versão menos tensa do grupo anterior, pois a Eslováquia e a a Eslovênia ficaram em terceiro na última eliminatória. Considerando que a Inglaterra sói decepcionar, também não arrisco nenhum palpite.


Acho que exagerei na minha crítica à INGLATERRA. Ela tem um futebol bom para estar em Copas, mas não para fazer algo decente uma vez classificada. Já a Eslováquia, tadinha... Foi a pior segunda colocada e está fora.

Total: 0 pontos

Grupo G - Espanha, Itália, Albânia, Israel, Macedônia e Liechtenstein

Duas decepções na última Copa... E a Espanha, de novo, é posta com um campeão do mundo. Como o futebol espanhol está sendo melhor que o italiano, a tendência é Espanha na Rússia, Itália na repescagem.


E não poderia ter sido diferente. A única coisa que a Itália fez de bom em cima da ESPANHA no período foi eliminá-la nas outavas da Eurocopa (para sofrer uma eliminação patética frente à Alemanha nos pênaltis, com a já histórica bizarrice do Zazá). Já me decepcionei muito apostando no jogo ruim da Itália nessas últimas Copas, então vou chutar o balde para ver se eles acordam: a Itália vai ser eliminada na repescagem)

Total: 2 pontos

Grupo H - BÉLGICA, Bósnia e Herzegovina, Grécia, Estônia e Chipre

A Bélgica está com uma geração de ouro (apesar de ter ficado imperdoavelmente apática quando jogou contra a Argentina - falo isso porque estive lá), a Bósnia fez o que se esperava para sua primeira participação em Copas e a Grécia foi uma surpresa positiva. Acho que, para a vaga da repescagem, dá Grécia.


Não deu outra: a BÉLGICA irá para a Rússia novamente ser eliminada jogando de forma totalmente blasé. Já a Grécia é meio que uma Alemanha piorada: joga um futebol por vezes incrivelmente tosco que funciona. Uma das favoritas a sobreviverem à repescagem.

Total: 2 pontos

Grupo I - CROÁCIA, Islândia, Ucrânia, Turquia e Finlândia

O favoritismo é da Croácia, mas atenção: olho na Islândia. Ela está com sua melhor geração de jogadores de todos os tempos, só caiu na repescagem na última partida, justamente contra a Croácia, e está liderando seu grupo nas eliminatórias para a Euro 2016. Mais: a Holanda está nesse grupo!

Eu falei para ficarem de olho na ISLÂNDIA... Depois da zebra incrível que aprontou para cima da Inglaterra ("a fucking dentist!") - guardadas as devidas proporções, o 7 x 1 inglês - eles aproveitaram o tropeço que a Croácia - que perigou não ir ao ter que decidir sua vaga com a Ucrânia em Kiev - teve na penúltima rodada em casa contra a Finlândia e se classificaram por méritos. Já a Croácia vai para a repescagem e será uma das favoritas - mesmo contra a Grécia.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTÍSSIMA: Caso a Islândia caia no Grupo do Brasil teremos 90% DE CHANCE DE GANHAR A COPA - a única coisa que pode atrapalhar é se alguma celebridade morrer no meio do caminho, feito o Leandro em 1998 e o Bussunda em 2006, ou se o Vasco cair de novo. Senão vejamos: em 1994, antes de irmos para os EUA, jogamos o último amistoso em casa contra a Islândia em Florianópolis e ganhamos de 3 x 0. Em 2002, jogamos contra eles de novo em Cuiabá e ganhamos de 6 x 1. Ou seja: a Islândia é pé-quente.
Aliás, seria engraçado a Islândia ser o único país escandinavo na Copa, tendo superado a Dinamarca, a Suécia e a Noruega (a classificação da Finlândia como escandinava é problemática).

Total: 0 pontos

Saldo final: 7,5 pontos, de 18 possíveis. Que horrível! Melhor sorte na fase de grupos.

Nenhum comentário: