Primeiro vamos comparar o que eu disse no ano passado (os prognósticos do mata-mata estão aqui)com o que aconteceu.
Grupo A - BRASIL, Croácia, México e Camarões. Até que ficamos com um grupo médio. Croácia e México se classificaram na repescagem e Camarões sinceramente não joga essa bola toda. O Brasil se classifica tranquilamente para as oitavas em primeiro. Quem será o segundo (que cairá nas oitavas - ver abaixo)? Bom, depende de como a Croácia reagirá à derrota para o Brasil e do placar de México x Camarões. Não me arrisco. (...)
Realmente o grupo foi médio. Não tinha como não acertar o Brasil e não tinha como não acertar que ele ficaria em primeiro (caso contrário ocorreria um apocalipse aqui). A Croácia reagiu bem após a derrota para o Brasil e o placar de México x Camarões acabou influenciando foi na posição do grupo, pois se todos os gols roubados que o México teve contra Camarões tivessem sido contados e o juiz do Brasil não tivesse um pênalti roubado seria o México quem ficaria em primeiro, seja no saldo seja até mesmo nos pontos.
Grupo B - ESPANHA, HOLANDA, Chile e Austrália. O cenário da Espanha se assemelha muito a 2006, onde pegou o grupo mais fácil. Esse não é tão fácil, mas ainda sim está tranquilo para ela. Não sei, porém, se ela será a primeira colocada; afinal, a primeira partida será nada mais nada menos que a reedição da final da última Copa. Enfim, haverá um confronto dramático para o Brasil nas oitavas. A menos que o Chile resolva surpreender... Já a Austrália não vai dar nem pro cheiro, vide a goleada que tomou do Brasil no amistoso em Brasília.
É, devia ter ouvido o Felipão... Aconteceu com a Espanha o que acontece com todo grande esquema tático que - no caso da Espanha INFELIZMENTE - dá certo: é estudado, estudado e acaba ficando manjado. Lembram-se da final do vôlei masculino das últimas Olimpíadas? O Brasil estava quase fechando o jogo contra a Rússia, mas o técnico deles conseguiu ver nosso jogo e não adiantou o Bernadinho colocar o Ricardinho, pois perderíamos de 3 x 2. Enfim, estou EXTREMAMENTE FELIZ por ter errado. Jamais imaginaria que a Holanda aplicasse aquele chocolate para cima da Espanha (apenas lamento não terem feito isso em 2010), tampouco o Chile ter feito a mesma coisa - embora haverá bastante botinadas dessa vez. Hora de voltar para a minha previsão no ano passado:
(...) Mas me arrisco mais da campanha brasileira: o Brasil tem tudo para passar para as quartas (da Espanha ele ganha, e da Holanda também). (...)
Se eu tinha certeza que da Espanha e da Holanda ganharia, por que raios isso não aconteceria diante do Chile, de quem ganhamos em 1962 (semi-roubado), 1998 e 2010? Acho muito difícil os chilenos ganharem. Quanto ao outro jogo das oitavas (Holanda x México), parece que a Holanda conseguiu três feitos na vitória contra o Chile: ganhou de uma seleção latino-americana, ganhou com a torcida contra e, mais importante, conseguiu arrumar sua defesa, que se comportou de forma pavorosa nas duas primeiras partidas, se baseando muito na linha burra. Será que isso continuará? Será que o goleiraço Ochoa conseguirá segurar um Robben incansável e um van Persie descansado? E o Sneijder: fará seu primeiro gol nessa Copa? Minha torcida é pela Holanda, que se ganhar terá um caminho bastante tranquilo até as semi-finais. Mas o jogo é imprevisível.
Grupo C - COLÔMBIA, Grécia, COSTA DO MARFIM e Japão - Esse grupo conseguiu fazer uma proeza: retirar do grupo da Suíça o título de grupo mais chato da Copa! Mais uma prova de que o critério da Fifa para fazer o ranking dela é extremamente estapafúrdio. Enfim, dessa vez a Costa do Marfim finalmente pegou um grupo que não é o "da morte". Infelizmente o Drogba está em fim de carreira, mas ainda há os irmãos Touré. Tem tudo para finalmente passar para as oitavas, isso se não estiver dividida em conflitos internos, como sói acontecer com times africanos. Jogando perto de casa, a Colômbia tem tudo para ganhar um fôlego e ir para a frente. Não me arrisco a dizer quem será o primeiro, mas ambos irão para as oitavas. Talvez Costa do Marfim vá para as quartas, mas veremos.
Imaginava que a Colômbia seria a primeira colocada, mas não imaginava que ela fosse jogar tão bem! E o pior: o grupo não foi chato não! Infelizmente, para a tristeza do futebol, deu Grécia com um pênalti mais que duvidoso na bacia das almas contra a Costa do Marfim. Uma pena mesmo. Drogba merecia ter disputado um mata-mata em sua carreira...
Grupo D - Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e ITÁLIA - Taí as consequências de a Itália ter empatado com a Armênia na última rodada das eliminatórias: não só deixou de ser cabeça de chave como caiu no "grupo da morte". Um grupo com três campeões mundiais (obrigado, ranking da Fifa!). Escrevam o que digo: a Itália costuma fazer grandes campanhas quando ninguém olha para ela, e meu palpite é que ela fará uma grande campanha, desde que seus preparadores físicos tomem vergonha na cara e façam seu trabalho direito dessa vez. Se Pirlo, Balotelli e aquele moleque egípcio estiverem 100%... Enfim, não me arrisco a dizer quem será o outro classificado (não ponho a minha mão no fogo em classificar a Itália como primeiro). Seguramente haverá alguma pressão para que a Inglaterra prossiga, já que haverá mais turistas ingleses perambulado pelo Brasil. Mas o Uruguai jogará no Brasil, e isso é um fator motivacional. Já a Costa Rica servirá como fator desempate.
Esse não só eu errei mas tomei no cu bonito. Aquele moleque egípcio não veio, mas apenas o inglês agora milionário poderia imaginar que não só a Costa Rica se classificaria como se classificaria em primeiro lugar! O segunda colocação ficou justamente com o Uruguai. Quanto as oitavas...
Bem, o Uruguai não poderá contar com o Luiz "Mike Tyson" Suárez e, como se viu contra a Costa Rica, o Uruguai sem o Suárez não é nada. E a Colômbia é muito mais time que a Costa Rica. Logo, dará Colômbia. De novo para a minha previsão:
Pula para as quartas. Pegará alguém do grupo C (Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão) ou do grupo D (Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália). Se for alguém do primeiro grupo, nenhuma preocupação (no máximo a Costa do Marfim - mas ela já estará tão feliz por finalmente ter passado da primeira fase que já estará bom). Já do grupo D a única seleção que realmente preocupa é a Itália. O Uruguai sinceramente não tem chances (e sepultarão pela 15º vez o fantasma de 1950). A Inglaterra é freguesa. No caso da Itália, precisamos fervorosamente torcer para que ela não dê NENHUM tropeção - a não ser que seja para ser eliminada, o que acharia uma pena para o futebol.
Continuo mantendo o que disse, ainda mais que a Itália caiu fora.
Quanto ao outro jogo, por mais que eu torça pela Costa Rica, a Grécia está vindo em um crescendo, então o jogo está mais propenso a ela. Porém, o vencedor dessa partida NÃO IRÁ PARA AS SEMI-FINAIS. México ou (provavelmente) Holanda dará cabo deles. PELO BEM DO FUTEBOL!
Grupo E - SUÍÇA, Equador, FRANÇA e Honduras - Esse grupo só não será o mais chato por causa da França. Ah, a França... Em 1998 foi campeã. Em 2002 caiu na primeira fase. Em 2006 foi vice-campeã. Em 2010 caiu na primeira fase. Logo, essa Copa será a "Copa sim" da França, onde ela avançará um pouquinho. A Suíça também avança, pelo fator ferrolho. Equador ameaçará o segundo colocado (não sei qual), mas não avançará. Já Honduras.... Risos.
Taí um caso em que acertei. Só não previ duas coisas: que a Suíça não fosse jogar como um ferrolho - jogou bem até, exceto contra a França - e a França jogou MUITO bem! E mesmo sem (ou por causa da ausência de?) Ribéry! Sem contar que a defesa está jogando o fino da bola (um gol que tomaram foi porque o Benzema pulou na barreira e a bola passou por baixo dele).
Grupo F - ARGENTINA, BÓSNIA-HERZEGOVINA, Irã e Nigéria - Grandes possibilidades de a Argentina fazer uma ótima campanha nessa Copa, se não houver uma zebra no grupo da Alemanha e ela ficar em segundo no grupo. E uma observação: a Argentina ganhou as duas últimas Copas do Mundo que ocorreram na América Latina. Além disso, caso Brasil e Argentina façam aquilo que lhe apeteçam, tem tudo para se encontrar na final no Maracanã! Se o Brasil ganhar, será a apoteose. Se a Argentina ganhar será a vingança da Batalha de Monte Caseros. O Irã vai ser o saco de pancadas, e a Nigéria terá problemas de novo. Sobra a Bósnia, que está cheia de gás para fazer sua estreia em copas.
O mais importante a se destacar aqui é: Messi entrou na Copa. A Argentina está meia-bomba, a imprensa argentina está dando o Agüero como lesionado, mas isso não importa: Messi entrou na Copa. Eu estou enfatizando isso porque existem três seleções que ganharam uma Copa sendo conduzidas por um jogador: o Brasil em 1962 com Garrincha, a Argentina em 1986 com o Maradona e o Brasil em 1994 com o Romário. Está se desenhando um cenário de final entre Brasil x Argentina no Maracanã... Meus instintos estão dizendo isso... E também lembrar que para a Argentina o impacto em perder uma Copa aqui é bem menor do que se nós perdermos...
Enfim, quanto à Bósnia... Mas que Herzegovina, hein? A Nigéria, ao contrário de Camarões e de Gana (ver abaixo) conseguiu resolver seus problemas e ganhou para cima da Bósnia.
Vamos aos confrontos:
França x Nigéria - Os franceses estarão mais descansados para essa partida (exceto o Benzema - aliás, não sei por que diabos nem o Deschamps tira o Benzema nem o van Gaal tira o Robben para descansar. Eles correm uma barbaridade!). Já a Nigéria vem de uma derrota contra a Argentina, embora tenha jogado bem. Eu acredito que dá França, mas coisas estranhas estão acontecendo nessa Copa. Espero que não aconteçam coisas estranhas com times que jogam bem.
Argentina x Suíça - Será a primeira partida pedreira da Argentina. Sim, a Suíça é pedreira. Só tomou a goleada contra a França porque o Giroud, deu uma botinada num zagueiro suíço e o substituto foi um tal de Senderos que foi calamitoso. Agora colocaram um Fabian Shär que está dando conta do recado. A Argentina ganha, mas será uma partida duríssima.
Grupo G - ALEMANHA, PORTUGAL, Gana e Estados Unidos - Esse grupo aparenta ser da morte, principalmente pelo fato de Gana ser a melhor seleção africana, mas Portugal praticamente jogará em casa, e é bem provável que se classifique devido ao fator Cristiano Ronaldo. Além disso, Gana logo de cara enfrentará os Estados Unidos, que foram eliminados justamente contra ela na última Copa. O primeiro do grupo, porém, será a Alemanha. Ainda mais que Portugal é freguês dos teutônicos.
Portugal pode colocar a culpa na eliminação a dois fatores: os PÉSSIMOS preparadores físicos (por pouco não são eles quem dão o WO contra Gana no Mané Garrincha - felizmente não fui ver esse jogo) e ao Pepe. Puta merda, o que dá na cabeça de um jogador fazer uma meninice daquelas quando o time está perdendo? Não fosse por isso Portugal não perderia por 4x0. Perderia de qualquer maneira, mas não por essa diferença que acabou tirando eles da Copa. Já os Estados Unidos são o oposto de Portugal: podem não ter um jogador de referência, mas têm disparado o melhor condicionamento físico dessa Copa.
Grupo H - BÉLGICA, Argélia, RÚSSIA e Coreia do Sul - Acredito piamente que a Bélgica confirmará (ao menos na fase de grupos) o porquê de ter sido cabeça-de-chave. Não sei se ela classificará em primeiro, mas tem tudo para isso. Quanto à Rússia, ela teve uma sorte... Nas duas últimas Copas não conseguiu passar da fase de grupos (ela tem uma capacidade incrível de passar vexame), mas dessa vez tem tudo para isso. Acredito, porém, que nenhuma dessas seleções avançará para as quartas. Esse grupo tem tudo para ser o segundo mais chato da Copa.
Pelo menos acertei a Bélgica... Quanto à Rússia, não sei o que se passa com eles: são excelente em eliminatórias, mas são PÉSSIMOS em competições pra valer. Dessa vez, porém, credito a culpa ao Fabio Capello: a Rússia ganhando da Argélia em um confronto decisivo para os dois de 1x0 e ele inventa de NO INTERVALO colocar mais um volante? É pedir para ser bombardeado no segundo tempo. E não há a desculpa do lamentável laser: pelo que jogou contra a Coréia do Sul a Argélia merecia sim aquela segunda vaga.
Alemanha x Argélia - Se fosse a Rússia a Alemanha deveria se preocupar, uma vez que os teutônicos têm problemas em enfrentar times do leste europeu em mata-matas. Mas a Alemanha tem futebol mais que suficiente para superá-los. Até porque se tudo ocorrer como prevejo será um França x Alemanha no Maracanã nas quartas! Caramba, seria maravilhoso! Outra hipótese seria França x Argélia, com um potencial enorme para causar guerra civil na França. Por favor, por favor, por favor: que seja França x Alemanha nas quartas! Lembrando que o Brasil, avançando, pegaria um desses. O que acho disso?
Agora, as semis. Pegaria o primeiro do grupo E (que seria a Suíça ou a França), o segundo do grupo F (provavelmente a Bósnia), o primeiro do grupo G (provavelmente a Alemanha) ou o segundo do grupo H (ou Bélgica ou Rússia). Não me preocupo com a França, pois apesar da freguesia recente dessa vez não há nenhum Platini ou Zidane no outro lado. Já a Alemanha é outra história. Claro, eles têm uma pressão psicológica de estarem há duas Copas empacados nas semi (já nós estamos nas quartas...). Mas esse segundo confronto seria imprevisível. No caso, é torcer para que a Alemanha dê um tropeço na fase de grupos ou, se não for possível, que vá pelo caminho (igualmente não acredito, a menos que pegue a Bósnia ou a Rússia nas quartas - alemães costumam cair contra seleções do leste europeu nas quartas, vide Bulgária em 1994 e Croácia em 1998. A Rússia chegando às semi-finais seria algo interessantíssimo....
Acrescentaria algo em relação à França: em 1986 perdemos para eles nas quartas. Em 1998 perdemos a final. Em 2006 perdemos nas quartas. Mas em 1958 GANHAMOS deles nas semi-finais! E eles tinham o melhor ataque na época, algo que é plenamente plausível de acontecer nessa Copa também. Agora o outro confronto:
Bélgica x Estados Unidos - O time da Bélgica mostrou que realmente tem suas qualidades, mas acho que dá Estados Unidos. Principalmente porque os belgas ainda são jovens demais. Além disso, os americanos invadiram em peso o Brasil (infelizmente não é uma ocupação), aproveitando o fato de que quem comprou ingresso é isento de visto. E tem mais: caso a Argentina e os Estados Unidos ganhem, eu assistirei Argentina x Estados Unidos! Seria sensacional.
Resumido a história, os jogos das quartas de final serão:
Brasil x Colômbia
França x Alemanha
Holanda x Grécia
Argentina x Estados Unidos
Observação: assim como a final está se desenhando como um Brasil x Argentina, a semi-final de lá está se desenhando como Holanda x Argentina. E sinceramente: semi-finais Brasil x França/Alemanha de um lado e Holanda x Argentina do outro aí sim fariam com que essa Copa fosse memorável. Falando nisso, gostaria de pedir cautela aos que estão afirmando que essa é a "melhor Copa de todos os tempos": 1) a melhor Copa de todos os tempos foi a de 1970, e NENHUMA superará ela; 2) viemos de duas Copas ruins (2006 e, PRINCIPALMENTE, 2010) e uma mediana (2002 - seria boa se a França e a Argentina tivessem jogado bola e não tivessem garfado tanto para a Coréia do Sul), então os parâmetros não estão tão adequados. Seria como dizer que a Copa de 1994 foi a melhor de todos os tempos apenas pelo fato de a de 1990 ter sido a PIOR copa de todos os tempos; 3) falando em termos objetivos (ver aqui) a Copa até agora teve 136 gols. Falta muito pouco para superar as Copas de 2010 (145 gols) e a de 2006 (147 gols). Com certeza superará essas duas Copas, mas ainda faltam 35 para chegar em 2002 e 45 para chegar na de 1998, a primeira com 32 seleções. Sem contar que a Copa de 1998 teve partidas maravilhosas no mata-mata como Dinamarca x Nigéria, França x Paraguai (a do gol de ouro do Blanc), Brasil x Dinamarca, Argentina x Holanda e Brasil x Holanda. Até agora apenas três possíveis jogos que não são a final prometem (França x Alemanha, Brasil x França/Alemanha e Holanda x Argentina). Esperemos o término da Copa para dizer se essa Copa foi a melhor dentro do campo, ok? Pois fora o único ponto positivo é o brasileiro, pois em termos de infra-estrutura não podemos nos comparar com Estados Unidos, França, Alemanha, Coréia do Sul (lembram que eles construíram estádios temporários? Pois é...) e Japão.
quinta-feira, junho 26, 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário