Alguém te xinga. O que você faz?
a) Não liga
b) Dá um murro na cara dele;
c) Retira-se, ofendido;
d) Xinga de volta; ou
e) Aproveita a situação e faz uma piada?
Resposta: qualquer alternativa é válida, a depender da situação. Um bom murro na cara é bastante didático para pessoas que são metidas a besta deixarem de ser bestas. Uma retirada estratégica pode ser interessante no sentido de mostrar o adversário, principalmente os mais mal-educados, como ele realmente é (afinal, quem discute com idiotas corre o risco de parecer um). Xingar de volta é uma ótima tática principalmente quando não é do seu feitio fazer isso, pegando o adversário de surpresa (exemplo: existe uma exortação de São Francisco de Assis que diz o seguinte "se o demônio ainda te disser 'tu estas condenado', responde-lhe 'abre a boca para eu cagar aí'") ou quando não se pode ser transigente. Já a piada não só demonstra senso de humor como inteligência o bastante para desmontar o adversário.
Agora vamos ao caso concreto: no jogo entre Barcelona e Villareal, jogaram uma banana na hora em que o jogador Daniel Alves iria cobrar o escanteio. Analisemos as possibilidades:
a) Ele cobraria o escanteio, a imprensa denunciaria o caso de racismo e tudo ficaria por isso mesmo até que jogassem outra banana na próxima partida. É uma solução razoável, mas faria com que o caso entrasse como mais um dessa lista lamentável.
b) Para que o Dani Alves pudesse quebrar a cara do sujeito, ele teria que: 1) saber quem foi que jogou; 2) que essa pessoa estivesse em um local acessível. Com tudo isso acontecendo, quais seriam as consequências: 1) ele ganharia um cartão vermelho; 2) ele seria suspenso por várias partidas; 3) quando voltasse a jogar todas as torcidas adversárias jogariam bananas para ele, pois saberiam que isso o desestabilizaria. Lembrem-se do Eric Cantona...
c) Ele poderia ter se retirado de campo. Ou o próprio time. Mas o Barcelona poderia ser advertido, como foi o Milan em caso semelhante contra o Boateng (não sei se o ganês ou o alemão).
d) Xingar de volta em um estádio lotado não adiantaria em nada, sem contar que arriscaria levar um cartão;
e) Fez piada da situação, fazendo algo que ninguém nunca fez: comeu a bendita da banana
Infelizmente não há como repetir o ato, pois algum maluco poderia jogar uma banana envenenada, mas a reação foi a melhor que ele poderia tomar. Não só deu publicidade ao tema como ridicularizou o adversário, causando uma onda de simpatia (graças a um marketing de guerrilha do bem) sem precedentes (se duvida dê uma olhada nos comentários da notícia no Daily Mail, que é um tabloide inglês mais conservador).
Quanto ao #somostodosmacacos , isso vai em outro post.
quarta-feira, abril 30, 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário