Qualquer prognóstico eleitoral deve ser feito baseado em dados e percepções. Vamos aos dados?
Esse é o mapa das eleições de 2010, por município, no segundo turno. Essa será minha base de análise.
http://www.estadao.com.br/especiais/mapa-da-votacao-para-presidente-nos-municipios,123626.htm
O que se pode auferir com isso? 1) o Nordeste foi completamente obliterado pelo PT; 2) das principais regiões metropolitanas, a Dilma ganhou com uma larga margem no Rio de Janeiro e nas capitais nordestinas.
Outro fator a se levar em conta é a popularidade dos governadores aliados da Dilma. O que se pode ter certeza é em relação aos governadores petistas. Vamos ver como eles estão?
http://noticias.r7.com/brasil/sergio-cabral-esta-entre-os-quatro-governadores-com-pior-popularidade-do-brasil-16122013
O que a oposição deve fazer para ganhar as eleições? Bem, o Eduardo Campos tem um enorme potencial para conseguir eleitorado do Nordeste, já que tem uma base boa onde é bem avaliado (Pernambuco) e diversos palanques nas capitais nordestinas (e em outras capitais). Além disso, o PT está bastante desgastado na Bahia e no Sergipe. Já o Aécio tem que focar principalmente no Pará, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Mas observação: o Rio de Janeiro é um caso perdido. Onde ele tem que focar é principalmente em Minas Gerais.
Digo e repito: Minas Gerais é a Ohio brasileira, por ser o estado mais representativo do Brasil. O Sul de Minas é bastante semelhante ao interior paulista. A Zona da Mata é bastante semelhante ao Rio de Janeiro. O Norte de Minas é semelhante com o sertão da Bahia. E o Vale do Jequitinhonha e Mucuri é afim com o Recôncavo Baiano (antes pensava que era com o Espírito Santo, mas faço essa correção aqui) Sobram apenas a Grande Belo Horizonte (onde o Serra ganhou na capital mas perdeu de lavada na região metropolitana) e o Triângulo Mineiro, que são regiões completamente à parte.
Se o Aécio quiser ir para o segundo turno (e, no segundo turno, se quiser ganhar) ele terá que ir para uma região diferente de Minas viagem sim, viagem não.
domingo, fevereiro 16, 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário