sábado, abril 20, 2013

Eliminatórias para a Copa do Brasil (se ainda ocorrer...) - Parcial

Bom, sempre fui CONTRA essa Copa (e as Olimpíadas), pelos motivos que os demais brasileiros entenderão lá para 2018. Mas sendo inevitável, e achando que os gringos devem ser recebidos da melhor forma possível - uma vez que será com o dinheiro deles que atenuarão nossa gastança com estádios - aqui vai a parcial de quais gringos virão para cá:

AMÉRICA DO SUL

Faltando umas cinco rodadas para terminar as eliminatórias sul-americanas, o único país que posso assegurar que irá se classificar é a ARGENTINA, país que torcerei com fervor nessa copa - e que, por isso, não ganhará. O Equador está surpreendendo na segunda colocação, considerando que não conseguiu se classificar em 2010. Mas o mais surpreendente ainda é a Venezuela na 5º colocação e o Uruguai fora da zona de classificação. É possível que a situação se reverta, por isso só dá para vaticinar agora a classificação dos hermanos.

OCEANIA

A Nova Zelândia, por razões óbvias (já que a Austrália está nas eliminatórias asiáticas), será a representante da Oceania na repescagem contra um país da Concacaf. Então vamos à Concacaf.

CONCACAF

Com três rodadas de 10 a serem disputadas, não dá para falar nada ainda. Nem mesmo do México, que está fora da zona de classificação. Mas a tendência será que ele, os EUA e algum outro da América Central se classifique. E caso nem o México nem os EUA se classifique, será um prejuízo danado para o setor hoteleiro brasileiro. Por isso, é bom que eles se classifiquem.

ÁFRICA

Devido ao fato de ser o continente com mais países, a África ainda está na segunda fase das eliminatórias. E essa segunda fase ainda está na metade: são 10 grupos com 4 países cada. Os 10 vencedores desses grupos serão sorteados para enfrentar um adversário em jogos de ida e volta. O vencedor será o classificado. Dito isso, os atuais líderes dos grupos são: Etiópia (com a África do Sul a 2 pontos de diferença), Tunísia (folgada), Costa do Marfim (acossada pela Tanzânia), Zâmbia (idem Gana), Congo-Brazavile (folgadíssimo), Nigéria (ganhando do Malauí no número de gols), Egito (bastante folgado),  Argélia (ganhando do Mali no saldo de gols), Camarões (acossado pela Líbia), e Senegal (idem Libéria). Não sei não, mas parece que haverá uma boa representação da "Primavera" Árabe aqui...

ÁSIA

São dois grupos disputando quatro vagas, e o campeão e o vice de cada grupo se classifica. O que dá para dizer é que o JAPÃO, com seis pontos de diferença em relação ao segundo colocado (Jordânia - que ganhou do Japão na última rodada fora de casa), está colocando o segundo pé na vaga. A Austrália, terceira do grupo, está capengando muito e corre o risco de nem vir pra cá (para tristeza dos donos de Outbacks e do povo que está estudando inglês para a Copa). Outro indício de que a Copa do Mundo por aqui será bem islâmica é a surpreendente liderança do Uzbequistão no Grupo A. O Uzbequistão não fez bem ao Scolari, mas parece que o Scolari fez bem ao Uzbequistão... A Coreia do Sul está em segundo lugar, com três pontos de diferença em relação ao terceiro, o Irã, que está empatado com o time de mercenários (no sentido literal do termo) do Qatar.

Finalmente, o que todos estavam esperando:

EUROPA (por grupos e no ranking atual)

Grupo A (Bélgica, Croácia, Sérvia, País de Gales, Macedônia, Escócia)

Depois de duas copas ausente a Bélgica está finalmente voltando à ribalta do futebol, liderando o grupo. A Croácia, por sua vez, confirma que era o celeiro dos melhores jogadores da Iugoslávia e está com os mesmos 16 pontos belgas. Com NOVE pontos de diferença, a Sérvia está em terceiro. Meu palpite é que a Croácia fica com a vaga e a Bélgica vai para a repescagem. Caso a Croácia quem vá para a repescagem, a Croácia ganha, independente do adversário. A Bélgica pode amarelar...


Grupo B (Itália, Bulgária, República Checa, Dinamarca, Armênia e Malta)

A ITÁLIA está liderando com 3 pontos de diferença em relação à Bulgária e 5 em relação à República Checa. Só está com um empate nas eliminatórias até agora. É claro que será a Itália a se classificar! Quanto às outras seleções, não boto fé na repescagem não. A menos que a quarta colocada (Dinamarca) reaja.


Grupo C (Alemanha, Áustria, Suécia, Irlanda, Cazaquistão e Ilhas Faroe)

Está interessantíssimo o segundo lugar (porque a ALEMANHA, classificada desde a época do sorteio, não conta): Áustria, Suécia e Irlanda estão empatados com 8 pontos, com o primeiro país ganhando nos critérios de desempate que estou com preguiça de procurar agora - o critério deveria ser "quem conseguiu tirar pontos da Alemanha"... A Áustria perde na repescagem; a Irlanda GANHA na repescagem, e a Suécia... Imprevisível.



Grupo D (Países Baixos, Hungria, Romênia, Turquia, Estônia, e Andorra)

Como acredito que já tenha dito isso, essa vaga é da HOLANDA, que está com aproveitamento de 100%. É meu time B nessa Copa do Mundo (e por isso igualmente não vão ganhar). Eles que jogaram partidas ótimas na Copa passada exceto na final, onde ficaram nervosos, dando botinadas até que perderam um expulso... E a Espanha aproveitou. A surpresa é a Hungria, que não disputa uma copa há mais de 30 anos, disputando com a Romênia em segundo lugar. Se a Hungria for para a repescagem perde. Já a Romênia não sei não...

Grupo E (Suíça, Islândia, Albânia, Noruega, Chipre e Eslovênia)

O grupo dos pernas de pau. Desses, a Suíça é a menos pior, por isso está liderando. Acho bastante provável que a Noruega consiga reagir (não sei na repescagem...), mas eu queria MUITO que a Islândia se classificasse. Além de ser um islandófilo nato, seria bastante legal que um país de 300.000 habitantes e em crise contribuísse para o turismo no Brasil... Mas seria A ZEBRA se isso acontecesse.

Grupo F (Rússia, Israel, Portugal, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo)

Uma verdadeira briga de foice, martelo, estrelinha ninja de Davi e galo de Barcelos: Rússia está liderando, mas com apenas um ponto de diferença em relação a Israel e Portugal, que estão empatados. Acredito que o Cristiano Ronaldo aqui é o fator diferencial para Portugal, e a Rússia irá para a repescagem - espero que tome vergonha na cara depois do que aconteceu na última vez... Mas eu queria que fosse Rússia e Israel, só para deixar a segurança da Copa em alerta vermelho-carmesim. Sem contar que, qualquer cidade que seja a sede da seleção de Israel será a cidade mais segura do Brasil nas duas semanas da fase de grupos...


Grupo G (Bósnia Herzegovina, Grécia, Eslováquia, Lituânia, Letônia e Liechtenstein)

A Bósnia, que já morreu na praia em tantas eliminatórias, parece que dessa vez pegou o jeito da coisa. Está com uma vitória de vantagem em relação à Grécia, segunda colocada, e com cinco pontos de diferença em relação à terceira colocada Eslováquia. Ou seja: na mesma situação que a Itália. Ainda não dá para dizer quem irá ficará com a vaga, mas caso a Bósnia vá para a repescagem, perde. Já a Grécia não sei não...



Grupo H (Montenegro, Inglaterra, Polônia, Ucrânia, Moldávia e San Marino)

Olha a zebra aí! Montenegro, um país de 700.000 habitantes, está com pelo menos sua vaga na repescagem praticamente garantida. E provando, mais uma vez, que eram os sérvios os pernas-de-pau da Iugoslávia. Aqui é a Inglaterra que está capengando. Mas mesmo assim aposto nela na repescagem, se for o caso. Caso contrário, será a zebra e também O prejuízo para o turismo na copa (sem contar para o povo que está estudando inglês para a copa...). Espero que haja uma partida Montenegro x Uzbequistão em Brasília...


Grupo I (Espanha, França, Geórgia, Belarus e Finlândia)

É um grupo de 2, e seria fácil para a Espanha estar liderando tranquilamente. Porém, ela teve a proeza de empatar com a Finlândia. Resultado: a França, que só perdeu pontos contra a própria Espanha, tem boas chances de conseguir já a vaga. Caso isso aconteça, a Espanha seguramente passará na repescagem. Ainda mais que ela deixou de ser a amarelona que era. Já a França, que já perdeu duas vezes na repescagem (90 e 94), eu não ponho minha mão no fogo por ela não.


Nenhum comentário: