Foda, eu poderia ter lido muito mais coisas interessantes na adolescência se eu fosse obrigado. Em vez disso me mandavam ler a "Coleção Vagalume", "Droga da Obediência" e os malditos romances de José de Alencar ("Lucíola" e "Senhora" - algum deles, não me lembro qual, tem um 'autojabá' para um outro romance dele :|). Em vez de ler obras do Shakespeare... Meu interesse por leitura acabou indo para os quadrinhos, o que foi uma pena.
Mas passaram coisas boas pelas minhas mãos:
1) O Alienista - Machado de Assis. Obra matadora do Bruxo do Cosme Velho I (o segundo foi o Roberto Marinho), que ouso colocar no mesmo patamar que Memórias Póstumas de Bras Cubas e Dom Casmurro (que também li, mas essas são clichê). "O Alienista" é "A Morte de Ivan Ilich" do Machado (se não leu essa obra do Tostoi leia AGORA!). A pergunta que se deve fazer ao ler esse conto é: o que é loucura, afinal?
2) Os Miseráveis - Victor Hugo. Tudo bem que li uma versão resumida (umas 300 páginas, acho), mas deu bem pra captar o espírito da França do Século XIX. Além disso, será que as escolas ainda põem a molecada pra ler Victor Hugo?
3) Os Lusíadas - Camões. Tudo bem que foi uma versão em prosa, resumida. Mas não esperem que um adolescente consiga entender os versos camônicos, com toda a sua magia, logo de cara, né?
4) Robson Crusoé - Daniel Defoe. Muito provavelmente também foi uma versão em prosa também. Mas pô, será que ainda se lê clássicos na adolescência?
5) Revolução dos Bichos - George Orwell. Esse é um livro que infelizmente não estava maduro para ler (14 para 15 anos). Apesar de ser uma fábula, não é recomendado para adolescentes. Se fosse uns 4 ou 5 anos depois, aí sim. Ao contrário da maioria, eu li 'Revolução dos Bichos' e vi '1984'
sexta-feira, julho 15, 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Cheguei aqui pesquisando formas de fazer minha filha adolescente ler clássicos. Gostei das dicas. Anotei
Cheguei aqui procurando dicas de como fazer adolescente ler clássicos. Gostei das dicas e vou sugerir. Valeu.
Postar um comentário