quinta-feira, junho 23, 2011

20 anos de Sonic explicados com uma resposta a uma reportagem estúpida da G1

1991. Me lembro de ter posto minhas mãos num Mega Drive pela primeira vez no Centro de Convenções (ainda era a "Cama de Gigante" - pessoalmente prefiro o novo Centro de Convenções, bem maior e bem mais funcional). Não me lembro sobre o quê era o estande, mas sei que tinha um Mega Drive e Castle of Illusion. Foi amor à primeira vista ali. Já devorava revistas de video game antes, e ainda eram raros os jogos do Mega Drive. Porém, foi numa Videogame que vi pela primeira vez um jogo lindamente colorido, em que você passava por loopings. Sim, era Sonic. Me lembro que ganhei o Mega em novembro como prêmio por haver passado de ano já no 3º semestre. E de Natal, eu ganharia Sonic. Sim, EU COMPREI SONIC NO LANÇAMENTO!!! Já são 20 anos.... Mas divago, vou falar da importância do Sonic após ler uma reportagem completamente IMBECIL do G1.

" Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario

Porco-espinho azul da Sega estreou nos games em 23 de junho de 1991.
Sega não cuidou bem do seu mascote em duas décadas."

 E não cuidou mesmo, mas NÃO pelos motivos apontados aqui.

"Criado em 1991 para ser o mascote oficial da produtora Sega, Sonic foi criado com o intuito de divulgar o poder do processador do console Mega Drive. Com processadores melhores dos que os apresentados pela concorrência, os gráficos "rodavam" mais rápido, fazendo com que os desenvolvedores criassem um personagem rápido, que corria em alta velocidade para completar as fases. A falta de cuidado com a história do porco-espinho azul e a falta de exploração de seu mundo fez o grande concorrente da Nintendo na década de 1990 viver à sombra de Super Mario."

Não foi a falta de exploração do mundo do Sonic que fez a Sega perder a mão, dona G1, foram 2 fatores: 1) falta de COESÃO na história do Sonic. O enredo básico dos 5 primeiros Sonics (separando Sonic & Knuckles e contando com Sonic CD) era: Dr. Robotinik transforma animais da floresta em robôs e cabe ao Sonic salvar a pátria. A partir do Sonic Adventure ele virou um defensor de planeta genérico que... VIVE COM HUMANOS! Isso para o bestialismo em Sonic '06 foi um pulo; 

2) Falta de coerência com a FÍSICA do jogo. Mais uma vez: os 5 primeiros Sonics tinham uma física básica, que só ia se aprimorando. Daí houve a falta de um Sonic no Saturn (queriam fazer 3d - o que excluiria muitos dos ex-jogadores*), e foram conseguir somente no Sonic Adventure, no Dreamcast. Mas o Sonic NÃO FOI FEITO PARA 3D. Depois do Sonic Adventure 2 a Sega fez foi só perder a mão, com jogabilidades das mais exdrúxulas. Até que resolveram voltar com o 2d em Sonic 4... Resultado: DESAPRENDERAM A FÍSICA DELE!

 *Assim como muita gente deixou de comprar os consoles da Sega - na verdade deixaram de jogar video games como um todo - muita gente deixou de jogar os consoles da Nintendo pelo fato deles não fazerem outro Mario 2d. Até que eles tomaram vergonha na cara e fizeram o New Super Mario Bros Wii e quebraram recordes de vendas.

 Contiuemos.

"Após tentar criar personagens para estrelar o game e rivalizar com o mascote da Nintendo, foi o ouriço azul da ilustração de Naoto Ohshima que foi usada no game, que teve o motor gráfico desenvolvido por Yuji Naka, design de Hirokazu Yasuhara e as músicas, clássicas entre os gamers, por Masato Nakamura. Sonic, inicialmente foi chamado de Mr. Neddlemouse, teve seu primeiro game para o Mega Drive lançado em 1991. Versões para o Master System, console de 8-bit da Sega, e para o portátil Game Gear vieram logo depois."

Queria apenas dizer que as músicas do Masato Nakamura (Sonic 1 e 2) são as MELHORES de todos os Sonics do Mega Drive. E que Naofumi Hataya, Masafumi Ogata e Spencer Nielsen, do Sonic CD (o Nielsen fez a da versão americana, que EU GOSTO), fizeram as melhores músicas em geral.

""'Sonic' foi um lançamento apropriado para a época, primeiro por ter conseguido uma identidade com o público juvenil. O ar descolado do personagem  conseguiu conquistar jogadores na época que a geração de jogava na década de 80 deixava de ser criança", explica Kao Cyber Tokio, professor de design de games. "Em paralelo, ela era ágil, ousado e rápido, usava o grande poder de processamento do Mega Drive. Esse conjunto acabou tornando Sonic em um grande ícone".

"Em meados de 1993, Sonic chegou a ser mais famoso e reconhecido pelas crianças do que Mario e Mickey", conta Steven Poole, autor do livro “Trigger happy” e colunista da revista especializada em games Edge. Produtos diversos como bonecos, histórias em quadrinhos e desenho animado ajudaram a popularizar o Sonic e seus amigos como Tails, a raposa de duas caudas, Knuckles, Amy, sua namorada, entre outros.

O Sonic Team, time de produção responsável pela franquia, perdeu alguns de seus integrantes, fazendo com que os futuros jogos de Sonic perdessem sua identidade na criação. Assim, ao contrário de Super Mario, que teve seu mundo muito bem explorado pela Nintendo e por seu criador, Shigeru Miyamoto, a Sega não soube aproveitar sua maior criação.

"Ambiente do Mario é muito rico em termos de vilões e piossibilidades de ação. Mas "Sonic" foi centrado no personagem e nos seus parceiros, mas o ambiente, o seu mundo nunca foi devidamente exoplorado", explica Cyber. "Um dos exemplos é a conversão de animais em robôs pelo vilão da franquia, Dr. Eggman (ou Robotnik) nunca foi devidamente explicado nos games. Faltou enriquecer este ambiente"."

 Essa história precisa ser recontada... Mas não pelo lado do Sonic.Qual é a interação do Super Mario Sunshine e dos Galaxies com o Reino dos Cogumelos? Aliás, o Miyamoto deve uma explicação por ter feito um Mario 2d com 18 ANOS DE DIFERENÇA EM RELAÇÃO AO ÚLTIMO! Quanto ao Sonic, mais uma vez: ele perdeu a essência. Nos últimos Sonics o Eggman nem se dá ao trabalho de transformar animais em robôs!

"Para o diretor-criativo do Alopra Estúdios, empresa de ilustração e animação para agências de publicidade, Elton Bandeira, Sonic como marca é até superior a Mario. "Mario cai na formula básica do bonequinho gordinho e fofinho, O Sonic, por ser um porco-escpinho, é repulsivo, transformar isso em algo simpático e carismático é difícil". Ele afirma que faltou a preocupação da Sega de desenvolver a marca ao longo dos anos."

Não faltou preocupação, faltou COMPETÊNCIA: 1) lançaram 2 Sonics em um intervalo menor que um ano (Sonic 3 e Sonic 3 & Knuckles - antes que os xiitas venham me dizer "mas são o mesmo jogo": podem ser jogados e terminados de forma separada? Então NÃO SÃO O MESMO JOGO!); 2) Não lançaram um Sonic 2d para o Saturn, lançando um jogo de corrida meia-boca no lugar (Sonic-R); 3) Lançaram jogos 3d de meia-boca (Sonic Adventures e Sonic Colors - méritos  para este por ter, nas partes 2d, física MELHOR que a do Sonic 4) para péssimos (Shadow the Hedgehog, Sonic '06, Sonic Heroes, Sonic Unleashed, Sonic and the Secret Rings, Sonic and the Black Knight); 4) insistirem nos "amiguinhos" do Sonic para além do Tails, Knuckles e Amy (especialmente com o BIG THE CAT); 4) Não lançarem um jogo 2d do Sonic para Dreamcast; e 5) Antropomorfizar por demasiado o Sonic. Mas a reportagem diverge dos erros, vamos ao debate:

"Série de errosApós Mario ter entrado no mundo dos jogos em 3D, com "Super Mario 64", de 1996, a Sega precisava que Sonic seguisse a tendência da época. Após cancelar o primeiro game em 3D do herói para o Sega Saturn, a empresa lançou em 1999 nos Estados Unidos "Sonic Adventure". Embora muitos fãs considerem um bom game, o título não agradou a crítica da mesma forma que o jogo do rival."

Não foi somente à crítica que o jogo não agradou não: muita gente das antigas não gostou. Eu, apesar de haver gostado quando joguei pela primeira vez, confesso que o jogo envelheceu mal. MUITO MAL. Mas o parágrafo seguinte é uma sandice.

"À medida que a Sega começou a fazer jogos do Sonic em 3D, eles perderam a mão", diz Cyber, "Mario conseguiu aproveitar bem a mecânica, mas Sonic não foi tão feliz". O professor de design de game conta como exemplo o game "Super Mario Bros. 2". "['Super Mario Bros. 2'] é péssimo porque ele é apenas uma conversão do primeiro título. Após o fracasso, Miyamoto e o time da Nintendo soube dar a volta por cima com 'Super Mario Bros. 3'. Mesmo com muitas tentativas, a Sega não conseguiu levar a série para um bom patamar". 

PÉSSIMO GAME!? FRACASSO!? Tenho muito medo do que é ensinado nessas aulas de design... Super Mario Bros. 2 foi um SUCESSO! Vendeu mais de 5 MILHÕES de cópias só nos EUA! As pessoas têm um anacronismo nessas horas que puta que o pariu! Sim, o SMB2 não é um jogo de Mario, é uma adaptação do Doki Doki Panic, mas vendeu muitísimo bem! E outra coisa: ele fez algo que infelizmente nunca foi feito depois pela Nintendo (só arrannhado nos dois Mario Galaxy): deu características únicas para cada player. O Mario é o equilibrado, o Luigi é o que salta mais alto, a Peach é a que pula mais longe (mas não é muito rápida) e o Toad é o que pega os rabanetes mais rápido (mas não pula muito). Agora me diga por que hove tanta grita por colocarem 2 Toads e não a Peach em NSMBW?

"Nessa mesma época, a Sega abandonou o visual do herói mais baixinho e gordinho e o transformou em algo mais atual e adolescente: magro, alto e com olhos verdes."

Fez uma bela de uma CAGADA, isso sim. E fará outra falando que o Sonic barrigudo fará sua despedida em "Sonic Generations" (mais um sinal de que ela está cedendo aos apelos 2d).

"Para Bandeira, a Sega ainda tem a chance de resgatar a marca. "Tentar trazer o Sonic para algo mais próximo do nosso mundo, interagir por aqui e voltar, seria uma alternativa. Embora os últimos títulos do herói tenham até vendido bem, a empresa [a Sega] perde credibilidade pois os gamers compram o conceito e não o jogo em si. Quando um novo título é anunciado, os jogadores ficam com o pé atrás"."

AFASTA-TE DE MIM, SATANÁS! O Sonic tem que ficar na FLORESTA, com os animais - também ficaria muito feliz se ele se esquecesse de falar! Só tem que entrar numa cidade caso seja uma fase. Mas o habitat dele é a FLORESTA!

"Um dos jogos mais criticados de Sonic é "Sonic Unleashed", de 2008. No título com ação em 3D, o personagem alterna sua versão "normal" com uma de "lobisomem", chamada de "Sonic the Werehog". O professor de design de games considera esta transformação, que altera até a mecânica do game, uma grande piada."

Poderia falar do bestialismo em Sonic '06, ou do uso de espada em "Sonic and the Black Knight", mas sim, isso foi uma piada mesmo.

"Sonic ainda, assim como Mario, teve jogos de corrida como "Sonic All-Stars Racing", bastante similar ao famoso "Mario Kart" e de tênis, com "Sega Superstars Tennis", parecido com "Mario Tennis". Curiosamente, os dois rivais estrelaram o mesmo game em "Mario & Sonic at the Olympic Games", de 2007, e "Mario & Sonic at the Olympic Winter Games", de 2009."

 Se alguém me falasse isso em 1992 eu mandaria se fuder. A que ponto chegamos... Vivemos no pior dos mundos possíveis.

"Desde sua criação, Sonic foi um ícone que foi mais feliz pelo hardware que ele representava do que necessariamente com sua estrutura narrativa. Shigeru Miyamoto, por vir das artes, soube criar um mundo rico para Mario, que em todos os jogos possui mesma estrutura. 'Sonic Unleashed é uma piada, uma tentativa de inovação que estragou o game. 'Sonic 4' foi uma perda de oportunidade. A impressão que tenho é que falta à Sega uma estrutura de design melhor, pois ela está esfacelada, sem um ícone como Hideo Kojima [de "Metal Gear Solid"] da Konami ou um próprio Miyamoto". 

NÃO, NÃO E NÃO! Nem a Sega nem ninguém precisa de um "game god"! O "game god" é a pior coisa que pode acontecer a uma empresa! "Mas e o Miyamoto?". O Miyamoto é o responsável por ficarmos 18 ANOS sem um Mario 2d, gastando energias inúteis com coisas como Super Mario Sunshine! Ele já é responsável pelos 5 ANOS em que já não há nenhum Mario 2d para portátil! Ele é responsável por aqueles controles atrozes do Nintendo 64 e do GameCube! Ele é responsável por Wii Music! Ele é responsável por algo que pode ser DANOSO ao Mario 2d: a colocação de Miis nele. Nenhuma empresa de videogames precisa de um "game god"! O que a Sega realmente necessita é de game designs que tenham crescido jogando Mega Drive que destrinchem a maneira com que aqueles jogos foram feitos e REPLIQUEM e APERFEIÇOEM com as tecnologias modernas de hoje. Também precisam de referenciais que estejam ALÉM dos video games (sim, isso é algo que o Miyamoto tem e faz de melhor: ele se inspira em livros e coisas do cotidiano para fazer seus jogos). SÓ ISSO.

Quanto ao Koijima, nunca joguei um jogo dele. Mas eu conheço a Konami da época do MSX. Ela fazia uma PORRADA de jogos. Ela se comparava com a Sega, a Nintendo e a Capcom! Hoje ela basicamente só faz o que o Koijima quer, DDRs e Winning Eleven. Ela realmente melhorou?

"Nova 'última' chance
Para comemorar os 20 anos de Sonic, a Sega trabalha em um game que promete agradar tanto quem era fã do personagem na década de 1990 quanto quem gosta dos títulos atuais.

"Sonic Generations" une no mesmo game as duas versões do azulão, a antiga, mais gordinha, e a nova, mais magra e com olhos verdes. Ao escolher cada estilo do herói, a mecânica de jogo também será diferente: o Sonic "antigo" traz um esquema de fase em 2D, no estilo do Mega Drive, equanto o "novo" traz fases em 3D, com a visão em terceira pessoa.

Outro foco da Sega está em resgatar cenários clássicos e muito conhecidos pelos fãs como a Green Hill Zone, de "Sonic the Hedgehog". Os estágios do modo clássico, embora seja possível terminá-los em poucos minutos, apresentam segredos e rotas alternativas, do mesmo modo que o game clássico.

Usando o Sonic atual, o game apresenta uma jogabilidade similar aos títulos da série "Sonic Adventure", com efeitos de câmera e alta velocidade, o que exige reflexos do jogador.

Além de celebrar duas décadas do porco-espinho azul, "Sonic Generations" pode ser a última vez que os fãs verão o personagem em sua forma clássica. O produtor do game, Takashi Izuka, diz que o herói voltou apenas para o seu aniversário e que não irá aparecer mais jogos. Mas se depender da Sega, Sonic continuará aparecendo nos games."

É disso que estou falando! Desde a época do Saturn a Sega perdeu o "mojo" com essa coisa em ser tecnológica e vanguardista. Retomem as raízes de arcade, dona Sega!.

 

Nenhum comentário: