quarta-feira, dezembro 16, 2009

Operação Caixa de Pandora 5 - O fôlego do Arruda

Como previsto por mim, o Arruda saiu do DEM (preferiu essa solução à da expulsão para ao menos parecer que saiu por cima - o que não é novidade, já que ele fez o mesmo no PSDB após o escândalo do painel do Senado), e não concorrerá à reeleição. A porta está aberta para Horroriz voltar :S

PORÉM, há uma coisa: a Câmara Legislativa do DF. Embora a maior parte dos partidos pró-Arruda tenham abandonado a aliança, esse ato foi apenas oficial. Na prática, os cargos comissionados, fora os do primeiro escalão, continuam com os mesmos donos. Como cargos comissionados são sinônimos de cabos eleitorais e votos, será muito difícil que a Câmara Legislativa aprove qualquer coisa contra o Arruda. Um exemplo disso foi a providencial ida ao recesso da CLDF. Quando ela voltar, e caso a CPI não seja arquivada, podem apostar que ela será mais direcionada contra Horroriz que o Arruda.


Já em relação à sucessão do careca, obviamente Horroriz é o favorito, mas assim o é claramente por não haver outra opção eleitoral digna do nome para além do Plano Piloto (o PT tem o filme queimado nas cidades-satélites), para além do desgaste natural do Lula. É o momento ideal para novas lideranças surgirem, destacando-se principalmente o Reguffe, a única pessoa dentro da CLDF que realmente presta. Mas aqui vai um conselho a ele, de coração: Reguffe, caso você se candidate, NÃO BASEIE SUA CAMPANHA APENAS NA ÉTICA!!! Historicamente, TODOS os candidatos que fizeram isso perderam (Gabeira em 2008, alguém se lembra?). Não digo que ela não seja importante - claro que é -, mas que ela sozinha não ganha eleição. Projetos são bons e as pessoas gostam.

Nenhum comentário: