Não, isso não é a constatação de um fato, mas uma previsão. Pensem bem: existe o Blu-Ray, que aguenta 25 GB. É muito? Com certeza! Mas deixemos de ser cronocentristas: daqui a 10 anos isso será pouco, assim como é (muito) pouco hoje os 700 MB do CD e está se tornando pouco os 4,6GB do DVD. Talvez sacie a vontade dos produtores de cinema, já que aguenta até 4h de um filme em Full HD, mas aí estamos sendo cronocentristas de novo: daqui a um tempo, irá se inventar um novo padrão de filmagem que provavelmente já esteja em 100 GB.
Mas esse não é o tópico, o tópico é para os videogames/armazenamento de dados. A velocidade e a voracidade da informática é muito maior que a da indústria do cinema. Acredito que lá para a 10ª versão do Windows nem um Blu-Ray será o bastante, e que os HDs já serão medidos em terabytes. Qual será a solução para isso? Aperfeiçoamento da memória flash.
Apenas para ficar na Sony, grande vencedora da batalha VHS x Betamax, ops, Blu-Ray x HD-DVD, peguem aqueles Memory Stick Pro Duo dela. Um trequinho daqueles pode armazenar até 4 GB (acredito que até 8 GB, mas nunca vi um desses). Agora imaginem-se pegando 7 daqueles MSPD e enfilerem-os. Tá, o comprimento fica maior que o DVD. Agora coloquem 3 em cima de 4. Viu o que eu disse? Existem 28GB armazenados em 7 Memory Sticks em um espaço MENOR que em um Blu-Ray! Claro, pode perder alguma qualidade no som, mas o MP3 e o Youtube estão aí como prova de que nem sempre a qualidade total é preferivel à praticidade.
Essa revolução acredito que já poderia ser feita pela Nintendo ou pela própria Sony para os portáteis - que, na próxima geraçao, já poderiam rodar versões mesmo de jogos do PS3 e do Wii. Ou então pela Microsoft, que poderia aproveitar o vacilo dos dois e basear um portátil em memória flash (poderia até fazer algo mais sacana: um quase-palm top com algumas teclas anatômicas com alguma forma de "sub-Windows" que permitisse - graças a um ou dois hackers menos esforçados - rodar emuladores de Mega Drive, Super Nintendo, NES, Master System, N64, Game Boy...) >:P
Com a capacidade de compressão de dados em memórias flash crescendo numa velocidade maior que em discos, seguramente daria para colocar em um espaço semelhante a um cartucho de Mega Drive até 1 TB!!! Basta algum americano/japonês/sueco nerd louco atentar-se para isso que será o mais novo bilionário do mundo, e será motivo de celebração/inveja dos outros nerds do mundo, mesmo esse humilde escriba que deu a idéia.
terça-feira, maio 13, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário