sexta-feira, dezembro 28, 2007

Balanço de 2007 e previsões 2008 - descrição (2)

Saúde - Indiscutivelmente o pior aspecto desse ano. Aflorou a tendência materna de insônia em mim e, por isso, o segundo semestre foi o "semestre Rivotril".

Previsão para 2008 - A tendência é descer a ladeira, já que o volume de trabalho irá aumentar (pré-vestibular, graduação, pós, concurso...).

Amor/Sexo - A mesma barafunda de sempre, com a diferença que no segundo semestre vivi para o trabalho.

Previsão para 2008 - Porra, moro sozinho e estou num ap espaçoso... Isso pede festas! Pretendo investir nisso. Ah, no meio do ano parece que irei tentar algo imbecil para o amor, aguardem e confiem.

Update - Parece que 2007 me reservou uma surpresa bastante agradável aos 44 min do segundo tempo... :P

Esporte - Bom, o Vasco não foi vice-campeão de nada esse ano, o que faz com que 2007 seja indiscutivelmente melhor que 2006. Mas o flamerda não só ganhou título como se classificou pra Libertadores de ano, o que ainda faz com que 2007 tenha sido uma merda. Ao menos teve o rebaixamento do Corinthians e o pentacampeonato do São Paulo, o que faz com que o 'time dos Rickies' (hahaha!) seja o primeiro pentacampeão de facto (pois ganhou no campo) e de jure do Brasil, para desespero dos urubus e imprensa carioca aliada.

Previsões para 2008 - Em termos de futebol, para o Vasco a coisa vai ser catastrófica, enquanto a administração do clube for amadora desse jeito. Vamos flertar com o rebaixamento de novo... Em termos olímpicos, vamos ganhar menos medalhas no total e no ouro que nas últimas olimpíadas (e olha que tenho esperanças no Tiago Pereira...). Em termos de Eurocopa, seria tão bom se a Holanda finalmente ganhasse ela de novo...

Música - Indiscutivelmente foi o segundo pior aspecto desse ano, em que os grandes produtores decepcionaram (Rick Rubin com o Linkin Park e o Timbalake com o The Hives) e em que o Radiohead voltou a fazer experimentações jazzísticas.
Outro destaque negativo (ainda maior que no parágrafo anterior) é o péssimo gosto musical do populacho de Betim. Primeiro foi aquela música nojenta da Ferguie, que já acho nojenta por si só, cantarolada diuturnamente pela secretária do trampo. Depois (e durante) foi a tal da música da Periguete*... PUTA QUE PARIU, QUE MÚSICA HORRÍVEL!!! Desde que eu cheguei naquela porra da cidade não para de tocar essa merda. Basicamente é um axé/reggaeton pessimamente cantado (pessimamente até para os padrões axé/reggaeton!).

Previsões para 2008 - Não sei, pois agora que sou um adulto responsável não tenho tempo para essas coisas... :P Uma fonte não muito confiável (Lúcio Ribeiro) disse que teremos show do Ozzy esse ano. Se tiver mesmo, e se for num sábado a noite para que eu tenha tempo de chegar lá - com camisa do Iron! - só isso já bastará para que 2008 seja melhor que 2007. Ou então se eu souber de um show do Wander Wildner em BH.
Quanto ao outro aspecto, a tendência é semrpe piorar, como já diz a minha experiência. Reclamo da Periguete hoje, mas o futuro sempre é mais pavoroso que meus temores nesse aspecto...

*Pesquisando agora descobru que a puta que pariu essa praga foi um tal de MC Gato que, (surpresa!) é de Minas. Tá explicado porque graças aos céus não chegou isso a Brasília. Minas Gerais é a terra do Sepultura, mas também é a terra do Clube da Esquina e da Periguete...

(Intermezzo 2 - Work in Brazil / Trabajo en Brasil)

Do you want to work in Brazil? Yesterday I was searching about jobs abroad to me, jobs who ask fluency in Portuguese, and I noticed that there are people who wants to give up everything and start a new life in the tropics. Well, I am only a blogguer, and I am posting this only to see the feedback. But I'm a Brazilian, and I can start search about it (and maybe open something related to it...)

Quieres trabajar en Brasil? Ayer estaba procurando trabajos en el exterior, trabajos que piden fluencia en portugues, y descobrí que hay personas que quieren terminar con tudo y empezar una nueva vida en los trópicos. Bien, solo soy un blogueiro, y posto eso acá solamente para ver se hay feedback, pero soy brasileño, y podría empezar a hacer una búsqueda sobre eso (y tal vez abrir algo relacionado a eso...). Mi español es una mierda, pero creo que pueden comprender la mesaje :)

(Interlúdio 1 - Google Analytics)

Legal essa coisa do Google Analytics que instalei outro dia. Descobri que hoje 12 pessoas me visitaram desavisadamente (o que fez com que meu contador do Google Adds ainda não tenha chegado nem ao 1º dolar), o que é reconhecido como "taxa de rejeição". A minha é de 100%, uhu!!!

Coisas interessantes:

- Dessas 12 pessoas, 11 foram do Brasil Varonil (uma de Salvador, de um lugar onde não vou há exatos 10 anos e uma de Manaus, lugar onde nunca fui) e uma na gringa, mais exatamente em Ohio (Hello, people from Cleveland, Massachusetts, Texas!!!).

- A visualização desavisada de posts está bem distribuída. O estranho é que dois avoados foram no lingínqüo post do Ligeirinho de 2006, um que reclamo que todos os desenhos do ligeirinho dublados possuem a mesma música de fundo, o que tira a graça dele (infelizmente não acho que tenha mudado).

quarta-feira, dezembro 26, 2007

Balanço de 2007 e previsões 2008 - Descrição (1)

Finanças - Indiscutivelmente, o melhor aspecto desse ano. Já aumentei em quase 70% as minhas reservas, o que me permite fazer planos mirabolantes a médio prazo e planos idiotas (mas não burros) a curto prazo.

Previsão para 2008 - Estabilidade durante o primeiro semestre, salvo se acontecer uma catástrofe. Depois, o que vier é lucro, salvo os R$1500 de multa que pagarei caso tenha que me mudar abruptamente a partir de agosto - bem, talvez menos de R$1000, se conseguir negociar com a Sra. Barriga a venda de alguns móveis.

Trabalho - Indiscutivelmente, o segundo melhor aspecto desse ano. Inaugurei minha carteira de trabalho e num emprego que, apesar de não ser a minha área, não é nada desabonador.

Previsão para 2008 - Não acho que irei receber o bilhete azul antes de julho, mesmo considerando que o saldo de 2007 no lugar onde eu trabalhei tenha sido negativo e mesmo considerando que o cenário se repita no ano que vem (é possível que isso aconteça). Alcançando julho, conseguirei atingir a minha primeira meta, que é de ter o maldito "um ano de experiência". A partir daí, estarei aberto a novas propostas, mas apenas de Brasília e Santa Catarina.

Política - Indiscutivelmente, o terceiro melhor aspecto desse ano. Horroriz ter que renunciar e sair do Senado com o rabo entre as pernas do Senado foi a melhor coisa que aconteceu no DF desde a posse do Lula em 2002 (apesar de eu não apoiar mais o Lula, ainda considero isso um passo importante para a democracia brasileira - o próximo passo é alguém do DEM, passada a geladeira, chegar à Presidência, para ambos os lados se convencerem que a democracia é algo bom). Pessoalmente falando, foi o ano que começei a ler colunistas da direita (principalmente Reinaldo Azevedo - e a Veja em geral, a quem serei eternamente grato por escurraçar Horroriz do Senado - e Olavo de Carvalho) com mais carinho.

Previsão para 2008 - Já disse aqui nesse blog: Arruda, invista mais na Ceilândia... Capitalize o máximo possível a inauguração das estações do metrô de lá, e torne-as sua base para conquistar o coração daquele povo. OUTRA COISA: Ano que vem tem eleições no Entorno. Invista bastante também ali. Use a máquina mesmo e consiga o máximo de prefeitos aliados e, se não conseguir, você tem dois anos para confabular com os prefeitos de Águas Lindas, Formosa, Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental e Planaltina de Goiás.

Falando em cidades periféricas, vamos a Betim. O nível da política lá é baixíssimo. O atual prefeito, reeleito de lá é um tal de Carlaile Pedrosa (PSDB) - minha leitura disléxica lia "Cariale", forma que acho mais simpática. Graças ao jeito mineiro de se fazer política (Cf. relação Aécio Neves/ Fernando Pimentel - prefeito petista de BH - quase não há oposição por lá), quase não há oposição por lá, salvo a do PT, cuja estrela solitária é a deputada federal Maria do Carmo. Como bom coronel, o Carlaile já indicou o sucessor oficial dele, um tal de Rômulo Veneroso, que, parece, vem a ser o dono da Tremnet, pequena operadora telefônica/provedora de acesso à internet que usa o prefixo 99.

Como soi acontecer em "governos de coalizão" onde não há boquinha para todos, já apareceu um candidato dissidente, que me esqueci o nome, mas é do PMDB. Já o PT vai de Maria do Carmo mesmo, refletindo a falta de alternativas carismáticas do partido a âmbito nacional.

Minha previsão é que o indicado do "Cariale" ganhe, já que tem apoio dos principais caciques políticos. Destaco il signore (porque é italiano nato) Vittorio Medioli*, dono da SADA, fábrica de autopeças da Fiat (e de um timeco vagabundo de volei com o mesmo nome em Betim) e, principalmente, da Sempre Editora, responsável pela publicação do "O Tempo", segundo jornal mais importante de Minas Gerais (o primeiro é o "Estado de Minas", da sempre amaldiçoada Associados - o terceiro, "Hoje em Dia", foi comprado pela Universal!) e do SuperNotícia, tablóide (porque possui esse formato e é voltado para a classe 'C' e 'D', com o nível de notícias que você está pensando) com a maior tiragem do país - lido avidamente pela secretária e pela auxiliar de serviços gerais do meu trampo e, principalmente, pelo "O Tempo Betim", jornal gratuito distribuído às sextas-feiras e principal fonte de notícias da cidade, com tiragem de 40.000 exemplares. Para quem é de Brasília, O Tempo Betim é um "Jornal da Comunidade" com muito mais relevância, e que não perde a oportunidade de atacar a Maria do Carmo, como quando teve um rolo de ONGs ligada ao PT de lá.

Realizando-se isso, o "Cariale" credencia-se com muito boas chances para ser deputado federam em 2010. Em 2004 ele foi reeleito com 95.225 votos. Mantendo esse eleitorado (não sei como funciona essa dinâmica de tranferência de votos), ele poderia ser eleito. Elegendo o prefeito, a possibilidade disso acontecer aumentaria bastante, ainda mais se tiver um apoio maciç($)o do Medioli

Em tempo (mas não n'O Tempo): o PT em Betim, como no resto do país, não é esse paladino da ética não. Googleiem "Jésus Lima Betim" para ver do que estou falando. E para verem o nível da política por lá.

Meu lado "cientista político" apareceu demais por aqui. Continuo o balanço no próximo post.

*O Vittorio Medioli foi uma boa surpresa para mim. Apesar de achar "O Tempo" um jornal muito raso, ele, por ser um ex-deputado, conhece a política brasileira por dentro
e, por ser gringo, possui um distanciamento cultural em relação a nós outros saudável. Resultado: é um analista político e articulista muito bom. Quem duvida pode ler uma amostra aqui.

terça-feira, dezembro 25, 2007

Notas sobre a vida (divagações natalinas)

- Já é oficial: Tenho 6 meses de experiência!!! Significa que já tenho direito ao seguro-desemprego, se for o caso (3x R$700).

- Estou em Brasília para o natal, e a primeira coisa que me acontece é ameaçar ficar resfriado...

- Já tenho um plano a médio prazo de vida, que é razoavelmente plausível: basta eu não ser demitido nos próximos 18 meses e nenhum parente meu morrer. É algo que pode permitir com que eu escape do destino "tô estudando pra concurso!", viver com um trabalho meia-boca e mesmo assim não morrer de fome - talvez velho e fudido numa fila do INSS, mas de fome não.

- Já tenho um plano a curto prazo de vida, que é razoavelmente plausível: basta eu não ser demitido nos próximos 6 meses e nenhum parente meu morrer. Esse plano é um pouco louco. Diria que sou um tanto idiota (mas não burro) em fazer isso, mas o que a luta por uma vida menos ordinária não faz.

Não vou contar nenhum detalhe dos dois planos para que eles sejam vitmas de mau agouro.

segunda-feira, dezembro 17, 2007

About Lula & Morales

Lula is supporting Morales to avoid Bolivia's split. Strategically, it will be horrible for Brazil have a civil war behind its kidney (I've always noticed Brazil like a smiling monster - Acre IS smiling!). But fuck off, I'm supporting the Half Moon (Santa Cruz, Tarija, Beni and Pando). If they want, I wanna be a kind of Abreu e Lima (google him) over there. The hell with Morales!!!

domingo, dezembro 16, 2007

Pesquisa Datafolha de hoje

Deu que o Arruda ficou em 9º de 10 governadores avaliados. Ainda não li a Folha de hoje (só pego na segunda - no caso, vai ser na terça, porque não vou trabalhar amanhã).

Apesar da recomendação maquiavélica de fazer as coisas más de uma vez, acho bom o Arruda acender o sinal amarelo. Não é a hora de se descolar a imagem d'Horroriz. Ele deve passar a imagem de aliado do goiano safado, por mais que, na prática, seja um dissidente. De resto, ele tem que pensar em concluir as estações de metrô restantes da Ceilândia. Aliás, ele deve fazer o diabo para conseguir os eleitores dali. Conseguindo, ele pode ficar mais tranquilo.

O que irá acontecer depois? Simples, Horroriz se candidatará a governador em 2010, para recuperar o orgulho perdido com a renúncia. Terá o apoio dos escroques de sempre, além do ENTORNO (alô Arruda, o que você anda fazendo por lá?), do Alcides Rodrigues e do judiciário local (de novo: alô, Ministério Público, CNJ, quem for: e a denúncia que Horroriz dava dinheiro para um fundo de juízes locais, como que anda?). Já o Arruda terá seus partidários (mais ou menos uns 20% do DF) e poderá convencer aquela gente que votava n'Horroriz por pura e simples ojeriza ao PT para que votem nele. Sobram os petistas, que podem até dar um apoio de ocasião ao mineiro careca no segundo turno, e os "populeiros" (que gozam das benesses dos populistas). Nada que umas escrituras de lote não resolvam...

sábado, dezembro 15, 2007

Delírios insones

E se na verdade na hora de nossa morte não morremos, apenas nossas almas são sugadas por um vórtex buraco-de-minhoca para outra dimensão? Então seria Deus um buraco-negro?

Sonho

Sonhei que estava no meio de um filme "As Panteras", e a Drew Barrimore estava me pegando. A Cameron Diaz, quem eu queria, estava pegando o Rodrigo Santoro :\

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Faltam 18 meses...

Finalmente apareceu um plano pessoal a médio prazo (2 anos - mais exatamente um ano e meio) para mim! Algo que, na pior das hipóteses fará que eu viva uma vida bem medíocre, mas pelo menos viverei mediocramente num lugar agradável.... No que depender de mim, basta eu não ser demitido. No que não depender de mim, basta que a empresa onde trabalho não vá à breca e que nenhum parente meu (principalmente mãe e avós) morra daqui até lá.

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Ike Turner, R.I.P

Morreu hoje o ex-marido e ex-croque da Tina Turner, o Ike. A vida dele peço para vocês lerem no link. Aqui conto uma história pessoal:

Dezembro de 2003. Estava em Moscou, num dos piores momentos da minha vida, tentando me embebedar com duas doses de conhaque (ignoro a procedência) no Sheremetevo*, aeroporto internacional de lá. Na sala de espera, a TV do aeroporto passa clipes diversos. O bom da Rússia é que ela quer ser européia, por mais que tenha mentalidade de terceiro mundo. Por isso, os clipes eram só cousa fina. Até que, de repente, começo a ver um clipe das antigas do Ike & Tina Turner tocando "Proud Mary", do Creedence Clearwater Revival.

Naquele momento, querendo ficar bêbado mas bem fora do ponto desejado, me deixei maravilhar por aquilo, e tive uma felicidade fugaz. Puta que pariu, aquela performance era muito elétrica! E era bem melhor que o original! E sou muito rigoroso em relação a covers. Por exemplo, não acho que "Sympton of the Universe" do Sepultura esteja a 1/1000 da do Black Sabbath, e nem mesmo o "Lugar do Caralho" do Wander Wildner seja comparável ao original do Júpiter Maçã. Só "Whiching Hour" versão Kreator merecia até então o posto de "cover melhor que o original". Mas essa versão põe o original do Creedence no chinelo (fodam-se os fãs do John Fogerty!!!)

Daí começei a relevar aquele preconceito que o Ike era um grande fdp que metia o braço na Tina... Sim, ele era um fdp, mas tocava bem pra caralho!!! Não me aprofundei em R&B, mas curto um funk/soul muito das antigas...

É impressonante o que você descobre quando viaja para o exterior. Precisei ir para Buenos Aires descobrir o AC/DC do Bon Scott, para Budapeste conhecer o Lynyrd Skynyrd. Enquanto isso, aqui em Betim escuto aquela porra da música da periguete todo santo dia...

*Moscou tem outro aeroporto, o Domodedovo, que foi de onde terroristas chechenos subornaram com U$50 os policiais da alfândega para entrarem com bomba em um avião causando a morte de umas 50, 60 pessoas.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Vodu é pra Jacu!

Serei um jacu no ano que vem, torcendo para que o Nelsinho Piquet bata e fique tetraplégico na F1.

Notícias da Baixada Candanga

"Agentes da FNS prendem primos de político e são dispensados

Publicidade

RAPHAEL GOMIDE
da Folha de S.Paulo, no Rio

Duas semanas após prenderem dois primos do ex-senador e ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, em Luziânia (GO), agentes da Força Nacional de Segurança (FNS) foram ontem dispensados e avisados de que voltarão ao Rio, Estado onde atuam como policiais militares.

No dia 24 de novembro, Ricardo Mendes Roriz, primo do ex-governador, foi baleado e preso com maconha pela Força Nacional, após atropelar dois agentes ao tentar escapar de cerco em operação contra o tráfico de drogas.

O contingente do Rio na FNS, composto por 28 policiais militares, chegou ao entorno de Brasília em 9 de novembro e ficaria por seis meses, prorrogáveis por mais seis. O grupo atribui o abrupto retorno à retaliação política pelo caso.

Dos cerca de 150 agentes da FNS que foram para Brasília após o jornalista Amaury Ribeiro Júnior ser baleado, durante reportagem, só o grupo do Rio sairá do local.

Na sexta-feira, o major responsável pelo efetivo da Força Nacional reuniu os policiais do Rio e lhes contou que seriam "desmobilizados" e voltariam para casa nos próximos dias.

Agentes ouvidos pela Folha disseram não terem sido informados sobre o motivo para o retorno antecipado e que a PM não solicitou seu regresso.

Segundo "auto de exibição e apreensão" da Polícia Civil de Luziânia (a 60 km de Brasília), dois agentes que faziam cerco a uma casa no centro da cidade foram atropelados por carro dirigido por Ricardo Mendes Roriz, filho do ex-prefeito da cidade, Juarez Luiz Roriz, primo de Joaquim Roriz.

Segundo os policiais, Ricardo --acompanhado de Bruno Gomes Roriz, que seria seu primo-- tentou furar o bloqueio em alta velocidade e estaria sob o efeito de álcool e/ou drogas. O carro atingiu o joelho de um agente e o pé de outro.

"Surgiu um veículo Fiat Palio em alta velocidade. Ao ver o suposto autor aproximar-se com velocidade, gritou "devagar, devagar", e como viu que ele [Ricardo Roriz] acelerou o carro, outros policiais gritaram "Pára, polícia, pára, polícia'!; apesar dos gritos de advertência, ele não parou o carro e atropelou os policiais. Só não atropelou mais porque estes se jogaram no chão", afirma comunicação da capitão da PM Maria Clara Lima Padrão Barbosa, responsável pelo grupo.

Agentes da Força Nacional dispararam contra o Fiat Palio com placa do Distrito Federal e atingiram Ricardo ao menos duas vezes. "Naquele momento, dois ou três policiais da FNS atiraram contra o veículo do suposto autor [Ricardo Roriz], atingindo de início o carro, mesmo assim o suposto autor conseguiu fugir", diz a versão da capitão. A FNS afirmou ter achado no carro "duas porções de substância de cor esverdeada, que laudo evidenciou se tratar da droga conhecida por maconha". Foi apreendida no carro ainda uma porção de "substância desconhecida".

Ricardo Roriz foi atingido por tiros no braço, na perna e lombar. Ele não corre risco de morte.
A Folha não conseguiu contatar a família."



Comentário:


Tá legal: Quem foi o filho da puta puxa-saco d'horroriz que fez essa merda? Pelo fato da operação ser no Entorno (Luziânia-GO é a terra natal do traste), quero acreditar que seja alguém ligado ao Alcides Rodrigues, ocupante do Palácio das Esmeraldas. Não quero acreditar que seja alguém do DF, o que significaria que Horroriz ainda não está mais de 50% morto politicamente.



Ao senhor da FNS responsável pela execução dessa carteirada: perdôe-me o clichê, mas o senhor é um fanfarrão de merda.

sexta-feira, dezembro 07, 2007

O mal do platônico

Foi o João Pereira Coutinho que disse uma vez que o mal do insone não é o cansaço no dia seguinte, mas o porvir desse cansaço, aquele momento que você rola na cama e já antecipa o sofrimento da manhã.

Aproveito para fazer uma analogia com o mal do platonismo (não a filosofia, mas o sentimento). O mal do platônico não é aquele sofrimento perene pelo amor não-correspondido, mas sim naquele momento com que você luta com todas as suas forças para não se apaixonar, antevendo todos aqueles sentimentos que você sabe que irá acontecer, e naquele momento você não pode fazer mais nada. Acho que foi o Espinoza quem disse que uma vez que, quando você tem consciência da Verdade, Ela estará sempre em seu íntimo, por mais que você não queira admitir. Assim é o amor.

Falo tudo isso não porque esteja apaixonado (na verdade já saí de outro platonismo - sempre para me meter em outro, infelizmente; e la nave va), mas é porque descobri que puxei a minha mãe e tenho tendência a ter insônia. :(

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Sobre o que acontece no Pará 2

Que a Tatiana (que Deus a tenha...) que me perdoe, mas sou da opinião é de que o Pará tem que ser rebaixado a Território.


Sim, eu sei que me repito, mas a situação pede.

O adágio do dia - O segundo degrau do emprego

Quando você está fora do trabalho, a palavra no anúncio de emprego que complica a sua vida é a "experiência". Quando você finalmente consegue passar por essa palavra, surgem outras duas: "na área".

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Post de Protesto [3] - A Opinião

Foda-se se sou um beija-flor querendo apagar o incêndio na floresta com água em um dedal!

Toda vez que há um ato absurdo desses tem que se protestar. Atentem bem para as charges e digam se elas falam algo de indecoroso, se há algo que ao menos atente contra a moral e os bons costumes. Também não acharam? Pois bem, isso é um ato explícito de CENSURA! Em tempos que se reclama com razão do Chavez, isso é o mais perfeito exemplo de censura "de direita", pois é a censura do "Dpto. Comercial". Isso mostra que esse Jornal do Comércio não serve nem pra forrar gaiola de passarinho.

Se eu fosse assinante desse jornal pediria hoje mesmo o cancelamento da minha assinatura. Se eu fosse um pequeno anunciante, nem perderia tempo anunciando nele, mas sim no Zero Hora, que tem um público muito maior (apesar de eu odiar formato 'tablóide'). Isso prova também que o PSDB (da governadora Yeda Crucius) vive metendo o pau no PT (com razão) falando que ele pressiona a mídia, mas também é adepto da mesmíssima politiquinha "Odorico Paraguaçú". Olha, se estamos em uma democracia melhor que a média nas Américas, não é por causa nem da esquerda nem da direita, porque NENHUM DELES É DEMOCRÁTICO.

Minha solidariedade aos três cartunistas, e que isso serve mais para botar no currículo do que como fato desabonador.

Aproveito para mandar esse Sr. Pedro Maciel tomar no olho do cu.

Post de Protesto [2] - As Charges

















Por Kayser Por Santiago

Post de Protesto [1]

Chargistas têm desenhos vetados e são demitidos de jornal do RS

"Santiago, Kayser, Moa,

Agradeço o trabalho que fizemos em conjunto até agora e comunico que o JC está dispensando o serviço de vocês."

Foi com esse e-mail, enviado na tarde de quinta-feira, que os três chargistas do Rio Grande do Sul souberam que tinham sido demitidos do "Jornal do Comércio", de Porto Alegre, onde trabalhavam desde 2003.

Os três se alternavam na produção das charges publicadas na página dois do jornal, que é voltado à área econômica. Pelo serviço, cada um ganhava R$ 504 por mês.

O que motivou o desligamento foram estas duas charges, feitas por Santiago e Kayser


[O] Banrisul, mencionado na segunda charge, é a sigla do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, mantido pelo governo estadual.

O banco foi escolhido como o preferido por empresários, profissionais liberais e executivos na pesquisa "Marcas de Quem Decide", organizada pelo jornal e pelo instituto QualiData. A pesquisa foi divulgada no começo de março deste ano.

As duas charges –feitas nesta semana- não foram publicadas pelo jornal.

No caso de Santiago, a justificativa foi dada por telefone.

"Você não pode fazer um desenho sobre o lucro, porque nós não somos contra o lucro", relembra o desenhista de 57 anos, visto na área como um dos principais de sua geração.

"O jornal é quase um órgão oficial da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul", diz Santiago, forma como Neltair Revés assina os trabalhos que faz.

Segundo ele, o jornal restringia os temas e as pessoas que poderiam ser trabalhadas nas charges.

"Uma hora, não podia falar mal de juiz. Depois, não podíamos falar mal do Germano Rigotto [governador do Rio Grande do Sul entre 2003 e 2006]. Depois, da Yeda Crucius [atual governadora]."

Ele define o caso com uma frase do escritor Millor Fernandes: "Trabalha-se para perder o emprego".

Os outros dois desenhistas também confirmam que era comum a charge não ser veiculada ou eles receberem um telefonema do jornal pedindo mudanças no conteúdo.

"Depois que a charge chegava, eles ligavam dizendo que não poderiam publicar por isso ou aquilo", diz Luciano Kayser, de 37 anos, que leu o e-mail sobre a demissão apenas na sexta-feira de manhã.

Quando o desenho era vetado, era comum uma foto ser usada no espaço reservado à charge.

Esse desgaste, dizem os três chargistas, existe desde que ingressaram no jornal.

"Muitas vezes, os jornais até fazem uma média de que ´somos um veículo democrático´, mas nesse caso nem esse teatro os caras quiseram fazer", diz Moacir Knorr Guterrez, de 45 anos, mais conhecido pelo apelido, Moa.

"Nós já estamos nos reunindo para fazer um livro com nossa visão sobre esse episódio, com as charges que foram publicadas e com as que não foram", diz o desenhista, que teve uma menção honrosa neste ano no Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

A Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul) vê na atitude do jornal um ato de censura.

"Censura aberta, inequívoca, clara, pior até do que na ditadura. Vivemos um momento negro do jornalismo gráfico visual", diz Eugênio Neves, secretário da entidade.

A associação, que conta hoje com cerca de 50 integrantes, não pretende tomar nenhuma providência sobre o caso.

"Numa mídia em que um cliente decide o que é pauta e o que não é, você vai fazer o quê?", diz Neves.

Outro lado.

Pedro Maciel, editor-chefe do "Jornal do Comércio" e autor do e-mail sobre as demissões, diz que os desenhistas não seguiam as orientações do jornal.

"Eu achei que o trabalho deles não estava mais adequado à linha editorial do jornal", diz, por telefone.

"É como uma relação. Quando a relação não está mais adequada, ela é rompida."

O Blog perguntou qual era a linha editorial do "Jornal do Comércio".

"O jornal é especializado em economia e negócios e circula em classes A e B", diz.

Após essas respostas, Maciel preferiu dar o assunto por encerrado.

Leia mais sobre o caso aqui.

domingo, dezembro 02, 2007

2007 is dead. Long live to 2008!

Bom, tudo o que tinha que acontecer já aconteceu. Salvo se morrer na ida pra Brasília, o que pode perfeitamente acontecer.

- Em termos de amor, foi a mesma merda de sempre, mas ao menos dessa vez teve mais sexo. Falta só Betim engrenar quanto a isso...

- Em termos de finanças, está sendo o melhor da minha vida até agora, disso não posso reclamar. Apesar de trabalhar como um Bob Esponja - infelizmente sem a mesma alegria pasmada dele - (trabalhei hoje, num domingo, das 7h30 às 14h, por exemplo) a grana tá entrando, e já consigo ver outra daquelas viagens épicas no horizonte...

- Em termos de saúde: rumo ao AVC com 55! I'm in the half way...

- Em termos de esporte: O Vasco foi a mesmíssima merda do ano passado, mas ao menos não me deu o desgosto de ter sido vice do Flamerda em alguma coisa (Atenção Pai Santana! Isso é macumba que estará funcionando). E, como a mesma entidade foi pra libertadores esse ano, posso concluir que o ano foi uma bosta, mas ainda sim muito melhor que aquele desgosto do ano passado.

PORÉM, o Gigante da Colina deu um gostinho final pra mim: Rebaixamos o Paraná, quem pegou nossa vaga na Libertadores no ano passado e, muito mais importante, rebaixamos o Corinthians (que volta no ano que vem, mas em 2º ou 3º), quem pegou de gaiato aquele 'mundial interclubes' (se o Vasco fosse campeão seria de facto e de jure, já que tinha sido campeão da libertadores...). Além disso, e isso poucos vascaínos sabem, aquele "Campeão dos Campeões" do hino foi por um torneio que eles ganharam em cima da gente no tempo do Onça. Por isso: "'Campeão dos Campeões' this!" hahahaha!!!