Na graduação, quando estudei a política externa do Brasil, eu soube do jogo duplo que o Vargas fez com os EUA pra conseguir a CSN. Até que ponto o Lula está fazendo jogo duplo com o Bush em relação ao Chávez/Morales et caterva?
PS: Olho no tal de Fernando Lugo no Paraguai. O ex-bispo (prefiro em espanhol. 'el ex-obispo') é uma versão local do Chávez/Morales/Correa. Ele é candidato favorito à presidência paraguaia, e uma de suas principais reivindicações (e de parcela importante da população paraguaia - é só olharem de vez em quando os briefings que a BBC faz sobre o 'ABC Color', principal jornal de lá, e anti-brasileiro até a alma) é renegociar o tratado de Itaipú. De acordo com o pensamento corrente dessa corrente, o Paraguai foi prejudicado pelo Brasil porque no contrato ele só poderia revender a energia gerada por Itaipú a preço de custo, não de mercado.
E pra dar um subsídio a quem acredita no Foro de São Paulo (depois do que o Morales fez e da reação pífia do Lula passei a acreditar também), aqui vai um trecho de notícia tirado do portal "Bem Paraná" . Ariel Palácios, pra quem não está associando o nome à pessoa, é o correspondente da Globonews em Buenos Aires (e acho que trabalha com o Estadão também).
Lugo, cuja coalizão integra políticos da esquerda e de centro, participa este fim de semana do Terceiro Congresso do PT, realizado em São Paulo. O bispo afirma que não é "estatista" nem se define como um político de "esquerda".
quarta-feira, setembro 12, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário