sexta-feira, junho 29, 2018

Oitavas de Final sem Alemanha

Bem, creio que apenas aquele apostador inglês que ganhou uma grana preta conseguiria adivinhar que a Alemanha passaria vergonha frente à Coreia do Sul e cairia na primeira fase. Dito isso, vejamos como foi a minha previsão para as oitavas lá em dezembro. Para além da Alemanha e da Sérvia, vejamos meus acertos e erros:

Nas oitavas de final, o encadeamento ficaria:

Uruguai x Portugal (Preparem suas canelas!  - Uruguai)

Mantenho o que disse. Portugal pode ter Cristiano Ronaldo, mas o Uruguai é muito mais time que ele - salvo o Cavani, que é grand en France seulemant.

França x X (França)

Acabou dando Argentina aqui, que se safou por pouco de passar por um vexame. A Argentina é uma grande incógnita, sobretudo no aspecto extra-campo: depois das vergonhosas duas primeiras partidas, os jogadores fizeram uma revolução e eles mesmo estão selecionando os jogadores e as táticas. Por um lado isso deu certo contra a Nigéria. Por outro, não só quase foram para o vinagre como também resolveram colocar o Higuaín (também conhecido como Ínguaruim). A questão é: a "democrácia argentina" dará certo contra a França? Por enquanto, mantenho minha aposta na França

Brasil x México (em Samara Brasil)

O México não dá sorte nem com reza brava.

O México tem um histórico de complicar para a gente. Vide as nas últimas Copas Américas, aquele 0x0 na última Copa, com o Ochoa defendendo tudo... Mas eles têm um problema maior, para além da ausência do zagueiro Héctor Moreno, suspenso pelo segundo cartão amarelo: a questão psicológica de não passar das oitavas desde 1990. Eles teriam condições de superar, mas depois de terem sofrido um verdadeiro chocolate da Suécia e terem contado com a ajuda inesperada da Coreia do Sul, está claro que vão jogar como nunca e perder como sempre. Deveriam ao menos ter empatado...

Bélgica x Senegal (Bélgica)

Uma pena Senegal não ter se classificado. E foi por pouco: se tivessem conseguido um empate contra a Colômbia e/ou a Polônia (que nunca me enganou) tivesse feito outro gol contra o Japão, estariam dentro. Enfim, será contra o Japão, e prevejo um chocolate belga, com o Lukaku indo para a artilharia da Copa.

Espanha x Rússia (Espanha)

A Rússia voltou a ser a Rússia que conhecemos na derrota de goleada para o Uruguai. De qualquer forma já é a melhor campanha "dela" desde 1986 - está entre aspas porque a União Soviética de então era formada principalmente por jogadores ucranianos. Assim, ao menos os ucranianos poderão tirar alguma onda com os russos: "Ah, é? Vocês pegaram a Crimeia? Nós ao menos fomos até as quartas em 2006, hahaha!!". Em relação à Espanha, o futebol dela está horrível, mas o adversário é ainda mais. Mantenho a aposta - mas se a Rússia aperfeiçoar um novo método de doping aí já não é problema meu.

Argentina x Peru (Argentina)

Primeira partida em que errei totalmente as equipes. Aqui será Croácia x Dinamarca. A Croácia conseguiu ganhar de forma maiúscula contra a Islândia com um time misto, e isso não é pouca coisa. Já a Dinamarca teve a proeza de empatar com a Austrália... Óbvio que dará Croácia.

Alemanha x Sérvia (Alemanha - mas atenção: a Alemanha tem um histórico de vexames contra times do leste europeu em playoffs)

Outra partida em que errei totalmente. Aqui será Suécia x Suíça, a partida da confusão. A Suécia conseguiu se recuperar da amarelada vergonhosa contra a Alemanha e venceu de forma convincente o México. A Suíça, por sua vez, empatou com a Costa Rica. Embora a Suíça tenha um time melhor, a Suécia está embalada. Partida imprevisível, mas minha aposta é na Suécia.

Inglaterra x Colômbia (Colômbia)

A Inglaterra está com o melhor time desde 2002. Mas o Keane é um matador, e a competição dele aqui não é com o Cristiano Ronaldo ou com o Lukaku, mas com o Gary Lineker. Aqui vou ter que mudar minha aposta. Adoro a Colômbia, é o meu segundo time nessa Copa, mas infelizmente eles provavelmente não irão contar com o James Rodriguez nas oitavas - e se contarem, ele não estará 100%. Os ingleses passarão, mas é a segunda partida mais imprevisível das oitavas.

Assim, os confrontos das quartas serão:

Uruguai x França

A França está jogando um futebol burocrático, mas é melhor time que o Uruguai. França nas semis - obviamente a culpa de não ter ido para frente em 2014 era do Benzema.

Brasil x Bélgica

Potencial para ser o melhor jogo da Copa aqui. A Bélgica tem dois caminhos a seguir: o de sentir o peso do adversário e cair feito em 2002 contra nós e em 2014 contra a Argentina ou se lembrar que trata-se de um país ficcional, mas um país ficcional que é formado de 48% de França (com a qual temos problemas futebolísticos), 48% de Holanda (idem) e 4% de Alemanha (ibidem). Além disso, estamos com uma Espada de Dâmocles chamada Neymar: ele se machucará? Ele tomará o segundo cartão amarelo contra o México e não jogará? Quem sabe?

Espanha x Croácia

Vai depender do quão convincente será a vitória da Espanha contra a Rússia. A princípio, dará Croácia.

Suécia x Inglaterra

A Inglaterra mista perdeu contra o time misto da Bélgica. E já disse: o Keane me parece estar no mesmo patamar do Lineker. Sabe o que está parecendo? A França. Em 1990 e 1994 o Eric Cantona era o principal jogador francês - era praticamente uma mistura de Renato Gaúcho e Edmundo em termos de qualidade e temperamento-, mas não impediu o país de parar nas eliminatórias. Depois do fracasso contra a Bulgária do Stoichkov, resolveram substituí-lo por um tal de Zinedine Zidane... O Cantona da Inglaterra era o Wayne Rooney.

domingo, junho 24, 2018

Copa do Mundo - antes da terceira rodada

Bem, vamos conferir o que disse duas semanas antes do início da Copa.

Grupo A - RÚSSIA (vou me arrepender disso...), Arábia Saudita, Egito e URUGUAI (1º)
 Eu sinceramente nunca tinha ouvido a história desse Salah, mas não importa: o Egito é a terceira força do grupo (ou segunda, considerando a Rússia), mas vai perdê-lo justamente contra o favorito do grupo. A possibilidade da Rússia aumentou. Mas quem sabe, né?

Quem diria... Me dei bem. A Rússia surpreendentemente (talvez até surpreendentemente demais) está jogando muito bem. Tudo bem que enfrentou países muçulmanos pós-Ramadã, mas ainda sim não dá para retirar seu mérito. Quanto ao Uruguai, jogou aquele futebol de sempre: às vezes bem feinho, mas que dá resultados. Veremos o verdadeiro teste de fogo para a Rússia na última partida. Eu acho que vai dar Uruguai

Grupo B -  PORTUGAL, ESPANHA, Marrocos e Irã
Gostaria de aumentar meu cacife na Espanha, sobretudo depois que ela goleou a Argentina. Além disso - escrevam o que eu digo - se a Espanha encontrar a Alemanha no mata-mata ela ganha.

A Espanha, mesmo baqueada com problemas extra-campo (o técnico foi demitido na véspera da Copa), mostrou que está com um timaço, e está com a mão direita para terminar essa primeira fase em primeiro. Em relação a Portugal, o Cristiano Ronaldo resolveu fazer tudo nesta Copa o que não fez últimas três. Embora vá sofrer dificuldades com o Irã, tem todas as chances de ir para as oitavas. Preparem as botinadas para Uruguai x Portugal.

Grupo C - FRANÇA, Austrália, PERU e Dinamarca.

Enfim, o Guerreiro irá à Copa. Não sei se o tanto de meses de gancho o prejudicará, mas vou dar uma chance ao Peru. Além disso, a França... A equipe francesa está mordida com o vice da Eurocopa em casa. Além disso, a equipe é experiente com mata-mata, superou um trauma histórico contra a Alemanha... Isso conspira para que a "Copa Não" possa virar uma "Copa Sim"

E a França resolveu jogar seu futebol suficiente. Quanto ao Peru, o bestão do técnico resolveu não colocá-lo logo no início contra a Dinamarca e deu no que deu. Não vou arriscar quem ficará em primeiro, pois França x Dinamarca costumam ser jogos muito estranhos - vide o que houve em 2002. Nessa de jogo estranho a Austrália pode ser estranhamente beneficiada - o que é difícil, mas pode acontecer.

Grupo D - Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria

Pode ser que o Messi não esteja jogando tudo o que pode não porque ele já passou do seu ápice, mas porque quer arrebentar na Copa. Por outro lado, a Argentina tomou de 6x1 da Espanhae só goleou de 4x0 o Haiti antes de embarcar para a Rússia. Esse grupo está cada vez mais me parecendo um legítimo grupo da morte (não tanto quanto o do Brasil, mas ainda assim um grupo da morte).

E virou um grupo da morte - exceto para a CROÁCIA, que encaixou seu jogo! Eu falei que a Argentina estava mal e só foi resgatada da bacia das almas graças à nem tão surpreendente vitória da Nigéria. A Islândia jogou a partida da vida dela contra a Argentina, mas tem o defeito de ser um time bitolado. Para piorar, a Croácia poupará vários titulares contra a Islândia. Ficou total e absolutamente imprevisível.

Grupo F - ALEMANHA México, Suécia e Coreia do Sul

Sim, a Alemanha é favoritíssima no grupo, sim, a Suécia tem mais jeito de segunda força que o México, mas houve um fato novo aí: os alemães estão com vontade demais... Isso signifca um grande potencial de repetir a "era da atitude" do Brasil 2010.

Falei que a Alemanha estava com problemas... Ela também é um time bitolado, e essa bitolagem custou-lhe a derrota contra o México e transformou um grupo que deveria ter sido fácil para ela num Grupo da Morte. É claro que ela tem todas as condições de dar um passeio na Coreia do Sul (muito embora o sufoco que passou em 1994, quanto também era a então campeã, deva ser lembrado) e ser a primeira colocada por saldo de gols. E a Suécia, coitada... Perdeu uma partida que tinha na mão (e não me venham falar em erro do juiz - ela ficou com um jogador a mais por 10 minutos e aquela "barreira" contra o Kross no final foi absolutamente ridícula). O México está com a mão direita, mas não vou dar nenhum prognóstico.

O Grupo G era tão previsível que nem me dei ao trabalho de atualizar 14 dias antes. Segue o post de dezembro

Grupo G - BÉLGICA, INGLATERRA (é possível que me arrependa disso), Tunísia e Panamá

A Bélgica lembra aquele time do Perfectum do Tiny Toons (o do episódio em que o Plucky quase vende o resultado). São esnobes e estão mais experimentados que na última Copa/Eurocopa. Mereceriam ser eliminados na primeira fase (a Inglaterra também), mas os outros rivais (a Tunísia um pouco menos) são tão vergonhosos que conseguem passar fácil. E não, o Panamá não é a Costa Rica dessa Copa - já disse que será o Peru.

Só errei na questão dos jogos chatos. A Bélgica, mesmo considerando a fraqueza dos adversários, está sendo a melhor seleção da Copa. Quanto à Inglaterra, aparentemente o problema dela nessas últimas 3 copas tenha sido a inhaca do Rooney. Está sendo sua melhor performance desde 2002.

Grupo H - Polônia COLÔMBIA, SENEGAL e Japão

A Polônia é um Portugal piorado, e tem um histórico recente de participações vexaminosas em Copa. Já Senegal (o que será o segundo, sendo a Colômbia a primeira) quase foi garfado nas eliminatórias, quando foi literalmente roubado pelo juiz numa partida contra a África do Sul (tiveram que repetir a partida e Senegal ganhou, eliminando a lusófona Cabo Verde e a minha querida Burkina Faso com sua gloriosa capital Ougadougou). Para não falar que fez bonito na única Copa que fez. Toda copa tem um africano para se destacar, e nessa esse será o país. De resto, um grupo chato - salvo pela Colômbia.

Aqui vários erros - exceto pela Polônia, que nunca me enganou: 1) quem está sendo a Costa Rica dessa Copa não foi o Peru, nem mesmo o Panamá, mas o Japão. Pode-se dizer que teve uma sorte danada contra a Colômbia, jogando com um jogador a mais e fazendo um gol logo aos 4 minutos. Mas o resultado contra o Senegal (que está sendo realmente a melhor seleção africana) definitivamente não foi sorte. Quanto à Colômbia, está se recuperando do azar que teve contra o Japão e pegará um Senegal que pode estar na descendência. Eu acho que dará Colômbia (que está ganhando de forma maúscula contra a Polônia, sem se beneficiar com as cagadas da defesa polonesa), mas não dou nenhum palpite quanto ao outro classificado.

Finalmente...

Grupo E - BRASIL, Suíça, Costa Rica e SÉRVIA (vou me arrepender disso...)

Não era o grupo da morte que eu esperava, mas definitivamente é um GRUPO DA MORTE. A Suíça joga um ferrolho horrível, e a Sérvia... Bem, a Sérvia tem uma desvantagem de ser que é uma mentalidade cabeça-quente legitimamente africana. Mas atenção: por laços históricos com a Rússia ela será o segundo time local - para piorar, jogaremos contra eles justamente na única partida que faremos em Moscou na primeira fase. E falando nisso: a logística será horrível: a primeira partida será em Rostov (ali perto da Crimeia) e a segunda partida em São Petersburgo. Quem comprou pacote para ver todos os jogos do Brasil prepare a grana... Quanto à Costa Rica, a geração de ticos que surpreendeu o mundo na última copa está 4 anos mais velha. Lembram da Bulgária em 1998? Lembram da Croácia em 2002? Pois é... É um grupo da morte para o Brasil porque qualquer tropeço ficaremos em segundo, e daí enfrentaremos o primeiro lugar do Grupo... F. Temos plenas condições de ganhar dos alemães, mas NÃO NUMA PARTIDA QUE NÃO SEJA A FINAL.

Vou fazer justiça: a Sérvia pode ater ser eliminada nessa Copa, mas foi flagrantemente ROUBADA na partida contra a Suíça quando o árbitro alemão teve a proeza de dar uma falta de ataque do jogador sérvio em dois jogadores suíços, ao invés de ter dado o pênalti. É um grupo da morte, e felizmente estamos com a mão direita.
E eu falei que a Costa Rica não seria a mesma coisa que em 2014. Mas acho engraçado que o pessoal já esteja prevendo um Brasil x Alemanha, imaginando que o Brasil irá ficar em primeiro no grupo... Pode até ser que o Brasil ganhe da Sérvia, mas dependendo do placar que a Suíça fará na já desmotivada Costa Rica, pode ser que ocorra um Brasil x Alemanha sim, mas com a Alemanha em primeiro e o Brasil em segundo em seus respectivos grupos.
Finalmente, o Neymar. Além das óbvias botinadas, da torcida russa contra (e do resto do mundo, que odeia teatro), o Neymar ainda cometeu a besteira de tomar um cartão amarelo contra a Costa Rica, e obviamente os sérvios irão investir nisso para o Brasil perder o controle e tentar ganhar a partida. E se houver um Brasil x Alemanha sem Neymar, com o Tite teimoso insistindo em Gabriel Jesus por causa das propagandas... Bem, até o Catar.
(Muito embora com ele apenas tenhamos uma remota chance)

quarta-feira, junho 13, 2018

Apenas isso

Gostaria de contestar o dado sobre os 500 mil abortos/ano mencionado na reportagem "Por que Congresso e STF caminham para lados opostos na discussão sobre aborto" (https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44458907). Considerando que:
- De acordo com os dados mais atuais, nasceram quase 2,8 milhões de brasileiros em 2016 (fonte: IBGE);
- De acordo com os dados mais atuais, 177 mil mulheres fizeram procedimento de curetagem pós-aborto no Brasil em 2017 (fonte: Ministério da Saúde - http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sih/cnv/qiuf.def);
- Que esse procedimento não só inclui o aborto clandestino, mas o aborto espontâneo e complicações pós-parto;
- Que esse número representa uma tendência de queda nos últimos anos, uma vez em 2013 foram 190 mil, em 2014 foram 187 mil, em 2015 foram 181 mil e em 2016 foram 174 mil (fonte: Ministério da Saúde);
- Que cerca de 20% das gestações até a 22ª semana resultam em aborto espontâneo;
500 mil é um número bastante questionável, mesmo considerando a quantidade abortos clandestinos bem-sucedidos.
Fazendo uma regra de três simples (2,8 milhões estão para 80% assim como x está para 100%, sendo x = 3,5 milhões de gestações no Brasil em 2016), isso significa que 700 mil mulheres sofreram aborto espontâneo no Brasil em 2016. Somados aos supostos 500 mil abortos clandestinos (que o que já não aparenta ser factível face à quantidade de abortos espontâneos), isso dariam 4 milhões de gestações no Brasil nesse mesmo ano. Ou seja, segundo os dados mencionados, isso significa que a cada 8 gestações uma teve como consequência um aborto clandestino.
Considerando o número total de abortos, espontâneos ou clandestinos, chega-se ao total de 1,2 milhão. O número de curetagens de 2016, de 174 mil, passa a ser algo extremamente baixo. A se observar essa proporção, dessas 174 mil curetagens 72,5 mil seriam para abortos clandestinos. Ou seja, apenas 14,8% dos abortos clandestinos resultariam em complicações que ocasionassem problemas de curetagens. Pela questão da clandestinidade, é uma proporção muito baixa para ser factível.
Por que vocês não apresentam outras fontes sobre a provável quantidade de abortos clandestinos/ano no Brasil? Para começar, pelo menos até metade da década falava-se em 1 milhão de abortos ilegais/ano no Brasil (cito como exemplo matéria do Estado de São Paulo de 2014 https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,de-1-milhao-de-abortos-ilegais-no-pais-33-viraram-casos-de-policia-em-2014,1610235). Esse número aparentemente cabalístico se repetiu na década passada (vide reportagem da própria BBC Brasil de 2007 https://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070530_abortodb.shtml). Ora, se os números mencionados pela imprensa reduziu-se de 1 milhão para 500 mil, ou isso significa que o Brasil progrediu de forma assustadora na educação sexual da população, que passou a adotar de forma mais proativa métodos contraceptivos, ou vocês estão simplesmente divulgando achismos favoráveis à militância de um só lado da questão. Como o aumento dos casos de HIV e de Sífilis no país indicam que a primeira hipótese é bastante improvável, fico com a segunda: vocês estão simplesmente sendo sim partidários e militando pela legalização do aborto no Brasil. 
PS: fico com a quantidade estimada, mais factual, da especialista em bioética Isabela Mantovani que, baseando-se na quantidade de curetagens realizadas no Brasil, estimou em 100 mil abortos clandestinos/ano, o mesmo quantitativo da Espanha, onde o aborto é legalizado e que possui uma população 5 vezes menor que a do Brasil. http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2014/03/abortos-clandestinos-nao-passam-de-100-mil-por-ano-dizem-especialistas