quarta-feira, setembro 30, 2009

Brazilians for Chicago

Chicago 2016!!!

terça-feira, setembro 29, 2009

Honduras 11 - Interlúdio com Oscar Arias

Parece que com o estado de sítio declarado pelo Micheletti e o fechamento temporário dos grupos de comunicação pró-Zelaya (obs: medidas previstas nas melhores constituições - e na brasileira também), a coisa se adensou um pouco (a rádio continua trasmitindo pela internet, e a Telesur do Chavez é a cabo, mas num país com 50% dos habitantes abaixo da linha da probreza isso não adianta muito). Até os EUA voltaram um pouco à razão condenando a volta do Zelaya antes da negociação!

Enfim, hoje fico com o Oscar Arias, presidente da Costa Rica e disposto a voltar ao seu papel de mediador, no que é bom (conseguiu acabar com guerras civis em diversos países da América Central e ganhou merecidamente o Nobel da Paz por isso). Ele falou uma coisa perfeita hoje (em espanhol - com preguiça de colocar o link; depois vocês googleiam):

"Es lo único que hay sobre la mesa", dijo Arias, que además afirmó que tuvo que leerse detenidamente la Constitución de Honduras para ejercer su labor de mediador. "Creo que no hay peor Constitución sobre la faz de la Tierra, porque entre tantas cosas no hay una manera de hacer un juicio político si es que el Presidente comete delitos o violaciones a la Constitución, por eso la única manera de sacar a Zelaya fue en un avión y a punta de metralleta".

Chegou ao ponto em que eu queria! Quem é da área de direito e veio aqui perdido pela Simony pelada provavelmente deve conhecer um tal de Cesare Beccaria. Esse milanês do século XVIII, que correspondia com os principais pensadores do Iluminismo, escreveu um ótimo livro, "Dos Delitos e Das Penas", que, entre outras coisas, vaticina que as penas devem ser de acordo com os crimes. Em termos práticos: você não deve condenar um batedor de carteira à pena de morte, e também não deveria depor imediatamente um presidente por ele violar uma cláusula pétrea. Para isso existe uma pena intermediária, o impeachment, que poderia muito bem ter sido considerada pelos constituintes da época.

Não, ainda não vou nessa interpretação da maioria que houve "golpe", porque eles ainda estão seguindo a constituição hondurenha, que não prevê o impeachment. Só digo que, após esse bafafá todo, caso o Micheletti consiga triunfar (no que tem a minha torcida), o próximo governante converse com os outros Poderes para instituir uma pena intermediária.

PS: O festival de asneiras que está sendo falado no Brasil é absurdo. O último é que o "golpe" foi caracterizado quando os militares levaram o Zelaya de pijama para fora de Honduras. Além de ter sido um erro político, como Micheletti & Cia. devem concordar, realmente foi banimento e isso não é permitido na constituição hondurenha. PORÉM, o Zelaya havia cometido barbaridades piores. Do tipo desobedecer a Suprema Corte e o Congresso, com o referendo para fazer a consulta para a permissão de nova reeleição. De novo o artigo 239:

"ARTICULO 239.- El ciudadano que haya desempeñado la titularidad del Poder Ejecutivo no podrá ser Presidente o Vicepresidente de la República. El que quebrante esta disposición o proponga su reforma, así como aquellos que lo apoyen directa o indirectamente, cesarán de inmediato en el desempeño de sus respectivos cargos y quedarán inhabilitados por diez (10) años para el ejercicio de toda función pública."

O banimento é grave, mas o Zelaya já era um cidadão hondurenho comum, e não presidente. Logo, não foi golpe.

Quando meu lado bom volta e diz: sou maior que você pensa

Segunda-feira, dia 28, aconteceu algo totalmente inesperado: uma pessoa de quem eu gosto muito, mas quem (por tabela) eu acabei associando a um momento de dor e ódio e estava receoso de manter contato, veio de longe (muito longe) para me ver.

Foi deveras emocionante, e só não chorei porque sou incapaz de chorar de felicidade (sério! No início da década de 90 eu achava que choraria quando ganhássemos outra Copa; daí veio o tetra e, com muito esforço, saiu UMA). Depois de mais de três anos alguém fazer tanto esforço pra encontrar uma pessoa com quem mal falava... Conseguimos resgatar os bons momentos daquele péssimo periodo, afinal.

E o mais importante: mesmo naquela fase, o meu lado bom conseguia se manifestar.

E viva a bendita palmeira!

PS: E a terra não é a culpada das coisas ruins que aconteceram com a gente, afinal...

quarta-feira, setembro 23, 2009

Honduras 10 - Agora é Honduras x Resto do Mundo (ou ainda não?)

Agora a coisa se complicou um pouco: a ONU não dá mais assistência às eleições hondurenhas. Restam 4 saídas:

1) continuar com o cronograma eleitoral como se nada tivesse acontecido e ADIANTAR a posse do novo presidente eleito (tipo, com NO MÁXIMO uma semana de diferença da homologação dos resultados). Bem que eu falei que era para adantarem as eleições... Fossem em outubro duvido que a ONU faria essa presepada. Nisso o Micheletti foi bem temerário. Enfim, nessa hipótese o prazo pra conseguir ganhar a parada se extende até a data da POSSE. Possibilidade de mais convulsões e do Micheletti ser derrubado pelo caminho;

2) Dão um jeito de dar um tiro na fuça do Zelaya. Começa-se a guerra civil (ou uma intervenção internacional em Honduras).

3) O Micheletti pede pra sair, o Zelaya volta e sabe-se Deus o que acontecerá.

4) Já que a ONU falou que não há condições para eleições em Honduras, aqui vai uma dica ao Presidente Micheletti: peça os Capacetes Azuis para garantir essa "assistência"! Tudo bem que se corre o risco do feitiço virar contra o feiticeiro (o Zelaya também poderia usá-las de alguma maneira), mas seria uma carta na manga que o Micheletti ainda tem (e não teria como negar, afinal, ele é o governo de facto).

Acho que o Micheletti irá optar pela alternativa 1 (nessas horas as pessoas se concentram mais nos meios que nos fins) e ser derrubado.

PS: O Lula condenou o "golpe" em Honduras, mas pediu alívio no embargo de Cuba, defendeu o direito à "energia atômica" do Irã e tá todo pimpão. Aliás, atenção, brasileiros: o Ahmadimejad (sic?) virá ao Brasil. Convido apenas aos que NÃO acreditam na existência do Holocausto para que fiquem em casa e NÃO protestem.

Da série "mudanças sempre são para pior" - site de O Viajante

Então, hoje eu fui dar uma olhada no site O Viajante e qual foi a surpresa? Mudaram o layout em homenagem aos 10 anos do site. Como disse, mudanças sempre são para pior:

1) o site está todo em flash. Uma dica aos web-designers: há pessoas que funcionam com internet discada (ainda mais eventuais mochileiros na África/América Central...; ou possuem bloqueadores de flash no navegador (meu caso) que fazem com que a visita a sites cheios de flash seja um martírio;

2) Talvez seja ainda uma questão de adaptação, mas existiram inúmeras "barbadas & roubadas" (sessão do site onde mochileiros relatavam, respectivamente, experiências boas e péssimas com lugares e determinadas situações) que "foram limadas". Em especial três roubadas minhas que falo na sequência (e uma em que critiquei o elaborador do guia). Em compensação, barbadas desatualizadas como uma em que recomenda uma escala em Bratislava no trajeto Viena-Praga por lá não vigorar o euro. Espero que restabeleçam isso.

PS: aqui vão as roubadas relatadas por mim que (ainda) não estão lá:

1º - NÃO fiquem no Hostel Karlokowa em Varsóvia! Eles fazem propaganda enganoza! Na verdade lá tem curfew (toque de recolher, para quem não sabe) e NÃO tem internet! Dos 7 dias em que fiquei em Varsóvia só aguentei ficar uma noite e me mandei! Fui segundo uma dica do próprio guia de O Viajante, e quebrei a cara. Menos mal que após o acontecido o autor me mandou uma carta pedindo desculpas e tal, que não dá pra conferir todos os albergues in loco. Mas o Karlokowa CONTINUA aparecendo no guia. Então tomem cuidado!

2º - Ciudado quando for comprar bilhetes de trem em Budapeste! O filho da puta do bilheteiro me vendeu um trajeto diferente entre Budapeste e Bratislava e tive que pagar outra passagem na viagem;

3º - Cuidado quando forem conhecer Puerto Iguazú, na Argentina! Apesar das coisas (comércio, inclusive) por lá funcionarem em horário de siesta (após um intervalo à tarde, até as 22h), os ônibus só funcionam até às 19h. Tive que voltar de carona com uma brasileira que abastecia do lado de lá da fronteira.

Honduras 9 - O melhor a fazer é (tentar) deixar em banho-maria

Vamos aos fatos: o Zelaya está na embaixada do Brasil. O governo "de facto" do Micheletti não pode nem sonhar em invadir a nossa embaixada. Não falo isso por um eventual patriotismo (sou patriota apenas quando estamos com a razão, o que NÃO é o caso), mas por uma questão de relações públicas: invadindo, o Brasil bem pode pedir para que as forças da ONU invadam Honduras e derrubem o governo (já que seria uma agressão a um membro da ONU, afinal). É um delírio de minha parte, mas há de se convir que não é impossível de acontecer

A solução? Bem, é deixar o Zelaya lá, encostado, até o término das eleições no final de novembro. Restabeleçam a luz, a água e o telefone (obs: de acordo com o Micheletti, NÃO foram eles que cortaram - além disso, as duas mortes que teriam acontecido na dispersão dos partidários em frente à embaixada brasileira não foram confirmadas), mantenham a embaixada e as redondezas sob estrita vigilância, tentem manter o Zelaya o mais incomunicável possível (se possível, apenas entrevistas por telefone, e-mail e skype, nada de câmeras) e tomem mais cuidado com as fronteiras dessa vez.

Já passou 3/5 do período entre a deposição e as eleições, dá pra passar os outros 2/5.

terça-feira, setembro 22, 2009

Honduras 8 - A patacoada brasileira II

"Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

(...)

III - autodeterminação dos povos;

IV - não-intervenção;"

De acordo com o Lula, é num trocinho aí que disseram que contém umas tais de "leis", mas que não é pra levar a sério...

Podem colocar a conta disso na dupla Lula & Amorim: eles estão colocando em risco a vida dos funcionarios BRASILEIROS na embaixada brasileira em Tegucigalpa. Eles que não têm a mínima culpa nessa patacoada toda, já que estão seguindo ordens. Enquanto o sr. Zelaya está fazendo proselitismo em nossa embaixada já houve duas mortes em confrontos com a polícia. Uma vez que o Brasil não reconhece o governo interino, este pode muito bem não mais reconhecer a embaixada brasileira, já pensaram?


Mas vamos lá: para vocês que viram na Folha, a localização da embaixada em Tegucicalpa está ERRADA. Na verdade ela está mais próxima da "Avenida La Paz". Em temos estratégicos, se vocês quiserem fazer seus palpites, está a 2,20km da Casa Presidencial, 1,90km do Congresso e 3,40km do Estado Maior.




segunda-feira, setembro 21, 2009

Honduras 7 - A patacoada brasileira

Nuevas, que vocês verão daqui a pouco: Zelaya afinal conseguiu voltar secretamente para Honduras. Segundo quase todos os sites noticiosos, ele estaria no escritório das Nações Unidas em Tegucicalpa. Porém, segundo a BBC "en Español", ele está na Embaixada do... Brasil! E dará uma coletiva em breve. Como o governo de facto de Honduras não pode invadir a embaixada sob pena de violar convenções internacionais*, ele buscará mobilizar as massas pra tentar voltar ao poder "nos braços do povo". Não me arrisco a prever as consequências a partir daí.

Isso é mais uma prova de que o Olavo de Carvalho é que estava certo, afinal: a Venezuela não passa da verbalizadora das políticas do Foro de São Paulo (que é comandado pelo PT mesmo)


* E poderia até invadir, pois o Brasil, por não ter escolhido os caças Sukhoi (graças à Aeronáutica BURRA que temos), não teria como retaliar militarmente. Espero que, ao menos, persistam nos caças franceses, que são agora a melhor opção mesmo.

terça-feira, setembro 15, 2009

[Ironia] Horroriz fazendo campanha antecipada? E qual o problema? [/ironia]

Quem é de Brasília deve saber o rebu que está acontecendo no PMDB local. O Filipelli, presidente do diretório local, está querendo fechar com o Arruda em 2010, mas Horroriz quer sair candidato e pediu intervenção do PMDB federal, e a coisa está conturbada. Periga até Horroriz sair do partido e ir para o PSC.

Até aí tudo bem, são coisas da política. O problema é que, na propaganda local do PMDB, Horroriz fala que irá se candidatar sim a governador em 2010. O problema? Bom, foi uma mostra deslavada de CAMPANHA ANTECIPADA!!! Vejam, por exemplo, o caso da Dilma Rousseff: todos sabemos que ela se candidatará, mas em algum momento ela falou explicitamente sobre isso? Exatamente, ela não falou porque NÃO PODE. Além do desgaste político, tomaria uma bela de uma multa.

Mas NEM ISSO acontecerá com Horroriz, e sabem por quê? Porque o Judiciário do Distrito Federal é vendido!!! Infelizmente o MPDFT comeu mosca e não encaminhou denúncia ao CNJ da reportagem da Veja de 04 de julho de 2007, uma semana antes da renúncia do coisa-ruim ao Senado. Aqui vão dois trechos, com meus negritos:

"O senador Joaquim Roriz, flagrado em uma conversa telefônica combinando a partilha de 2,2 milhões de reais, finalmente subiu à tribuna para explicar-se na semana passada. Com um discurso pronunciado à semelhança de Odorico Paraguaçu, o inesquecível personagem de folhetim que encarnava o aspecto folclórico da política, Joaquim Roriz repetiu o que dissera antes – só que, da tribuna, adicionou algumas lágrimas e muita retórica. "Quem em sua vida nunca pediu um empréstimo a um amigo?", disse. "Será que um senador não poderia pedir um empréstimo a um amigo de longa data?", repetiu. "Imaginem se pedir dinheiro emprestado é falta de decoro. Meu Deus! A que ponto chegamos?" No discurso, Roriz disse que pediu 300.000 reais ao seu amigo e empresário Nenê Constantino, dono da Gol Linhas Aéreas, para pagar uma bezerra. Constantino entregou um cheque de 2,2 milhões, Roriz sacou o dinheiro, reteve 300.000 reais e devolveu o restante, 1,9 milhão, ao empresário. A novidade é que, se parte do dinheiro foi mesmo usada para pagar uma bezerra, outra parte teve destino explosivo – serviu para subornar juízes do Tribunal Regional Eleitoral que livraram Roriz de cassação em 2006.

(...)

O caso que livrou Roriz da cassação foi julgado em 23 de outubro, mas começou no dia 19 de setembro, quando o Ministério Público o acusou de uso político da máquina pública do governo do Distrito Federal. Na época, Roriz deixara o cargo de governador para concorrer ao Senado, e a estatal de abastecimento de água, a Caesb, mudara em propagandas seu número de atendimento telefônico de 115 para 151 – número de Roriz nas urnas. O placar do julgamento no TRE estava em 3 a 2 contra Roriz. Um juiz pediu vistas e, dias depois, quando a sessão foi retomada, votou a favor de Roriz, cravando um empate em 3 a 3. Antes que o presidente do tribunal desse seu voto de Minerva, um dos juízes que votaram contra Roriz subitamente mudou de idéia. Com isso, Roriz livrou-se da cassação por 4 a 2. A virada no placar teria custado pelo menos 1,2 milhão de reais. Procurado por VEJA, o suplente Gim Argello confirmou o encontro com Roriz, mas disse que não faria comentários a respeito de pagamento de propina."

A reportagem completa você vê aqui.

PS: O Judiciário do DF não é só Horroriz não, é pró-Sarney. De que lugar saiu mesmo a censura ao Estado de São Paulo mesmo?

segunda-feira, setembro 14, 2009

Eleição para administradores regionais em Brasíia: DIGA NÃO!!!

Em mais um exemplo do "democratismo" que assola o Brasil, estão querendo agora que os Administradores Regionais sejam eleitos. Para quem não é daqui, vale uma explicação: o DF é um ente à parte da Federação, possuindo características tanto de Estado quanto de Município. Um exemplo do primeiro: elegemos governadores e deputados (ainda que distritais, tecnicamente são deputados). Exemplo do segundo: temos uma "Lei Orgânica", e não uma "Constituição Distrital".

Outro exemplo do segundo são as administrações regionais, que têm um conceito semelhante ao das subprefeituras (penso aqui em São Paulo): o governador escolhe, por critérios políticos, administradores regionais que serão o elo entre o Poder Executivo Distrital e a população das cidades-satélites (versão distrital dos bairros).

Pois bem: o sr. Rodrigo Rollemberg está aparecendo no horário político do PSB local para defender as eleições para administrador regional. Como diria o Thor: DIGO-TE NÃO! Sério, basta ver a porcaria que é a Câmara Legislativa. Sem brincadeiras, se na CF88 estipulasse que o DF elegeria apenas, senadores e deputados federais, que seriam responsáveis também pela votação do orçamento do DF, NINGUÉM sentiria falta.

E outro problema: com a eleição direta para administradores, haveria de ter algum tipo de "Poder Legislativo Regional" também, ou estou enganado? Sério, além de alimentarmos 24 inúteis e trocentos outros aspones teríamos que alimentar mais outras bocas? Não dá.

Qualquer reforma na política deve ser no sentido de DIMINUIR (mas não acabar) a quantidade de representantes. Hum... ainda escreverei um livro sobre isso...

sábado, setembro 12, 2009

À 1/2 dúzia que me acompanha

Depois de um longo período sem o PC, estou de volta. Já indexei todos os posts de 2009, e espero que vocês se divirtam :)

quinta-feira, setembro 10, 2009

Eliminatórias - quase chegando nas repescagens

Noves fora a decadência da Argentina, que não está jogando pelas laterais, há muitas outras coisas interessantes acontecendo. Comecemos pela Europa (neste caso, só citarei os que ainda têm chances)

EUROPA

Grupo 1: Dinamarca, Suécia, Portugal e Hungria

A Dinamarca está com um pé na Copa. Poderia estar com os dois caso não tivesse empatado com a Albânia em Tirana (a Albânia, para quem não sabe, já conseguiu tirar a Alemanha de uma Eurocopa, no século passado). E pode acabar indo para a repescagem, caso perca o próximo jogo contra a Suécia. E é melhor a terra do ABBA ganhar da terra do Mercyful Fate, pois Portugal tem plenas condições de ganhar as duas partidas contra a Hungria e contra Malta. Vocês querem que eu aposte? Então tá: acho que dá Dinamarca (empata com a Suécia e ganha da Hungria) em primeiro e Portugal (ganha da Hungria e de Malta) em segundo. E Portugal ganha na repescagem (caso não enfrente a França ou, mais improvável, a Alemanha). Mas não é uma aposta muito convicta não. Só digo que se a Hungria ir pra repescagem, vai quebrar a banca de apostas.

Grupo 2: Suíça, Grécia, Letônia e Israel

Grécia e Letônia (que já foi a uma Eurocopa, para quem não sabe) farão uma partida de vida ou morte na terra dos "grécios". Teoricamente o favoritismo estaria com estes, mas eles perderam 5 pontos dos 6 possíveis nas duas últimas rodadas, e os "leitões" podem aprontar para eles. Enquanto isso, a Suíça segue firme e forte para mais uma participação medíocre em Copas. Caso a Grécia vá para a repescagem, tem chances. A Letônia, não.

Grupo 3: Eslováquia, Eslovênia, Irlanda do Norte, Rep. Checa e Polônia

Isso sim, quebrou a banca! A Eslováquia só precisa de um empate contra a vice Eslovênia para estrear em Copas. Mas não pense que será fácil: a Eslovênia está em ascenção, e empurrou a Polônia para uma crise (o técnico foi demitido) após ganhar de 3x0 deles em Maribor (ainda conhecerei...). A Eslovênia tem tudo para chegar pelo menos aos 17 pontos com o lanterna San Marino na última rodada. Mas, se ganhar da Eslováquia (mas é fora de casa...), fica em primeiro (e quebra a banca de vez)! Estou vendo um Eslováquia em primeiro e Eslovênia em segundo.

Grupo 4: Alemanha e Rússia

Grupo praticamente definido. Ou a Alemanha ganha da Rússia na próxima partida e vai para a Copa, com a Rússia também ido direto como melhor segundo lugar, ou a Rússia ganha da Alemanha na próxima partida e a Alemanha também indo direto como segundo lugar.

Grupo 5: Espanha, Bósnia-Herzegovina, Turquia

E a Espanha chegou lá, como ninguém duvidava. Já a Bósnia precisa apenas de uma vitória sobre a vice-lanterna Estônia para ficar com a vaga na repescagem.

Grupo 6: Inglaterra, Croácia, Ucrânia

A Inglaterra descontou a eliminação da Eurocopa pelos croatas em Wembley com um chocolate (5x1) e também ficou com a sua vaga. Eu disse anteriormente para ficarem de olho na Ucrânia, mas esqueçam. Ela desperdiçou a sua chance empatando com a Belarus em Minsk. Agora ela precisa ganhar da Inglaterra (não contem com isso) e de Andorra (contem com isso). Já a Croácia precisa ganhar do Cazaquistão (contem com isso). Um empate contra o English Team e bye bye, Ucrânia.

Grupo 7: Sérvia, França, Áustria

A Sérvia perdeu A chance de se classificar antecipadamente, deixando a França, com 1 jogador a menos, empatar com ela em Belgrado (no Marakaná - que eu não conheci, olha só... :\). Mas a vaga é dela, bastando apenas uma vitória. A França, que ainda pode ficar em primeiro (difícil...), não deveria ter empatado com a Romênia... Enfim, a vaga da e na repescagem é dela (salvo se ela for enfrentar a Alemanha ou a Rússia).

Grupo 8: Itália, Irlanda e Bulgária

A situação dos campeões do mundo é mais tranquila: precisam apenas de um empate contra a Irlanda para carimbarem o passaporte. E só por um milagre a Irlanda não vai para a repescagem.

Grupo 9: Holanda e Noruega

Esse grupo tem um time a menos, então já está definido. E eu consegui errar! A Noruega se classificou para a repescagem graças a um 4x0 nos escoceses em Oslo e chegou lá. A Macedônia, minha candidata a zebra, morreu na praia.

CONCACAF

Do fim do primeiro turno para cá, o México tomou vergonha na cara e está reagindo. Com um aproveitamento de 100% no returno, já está em 2º lugar, atrás apenas dos Estados Unidos. Honduras tem mantido heroicamente o terceiro lugar, e a Costa Rica, em franca decadência (0% de aproveitamento no returno) enfrentaria a Argentina hoje. Mas pode perder a vaga da repescagem para El Salvador, se não ficar ligada.

quarta-feira, setembro 09, 2009

Eliminatórias africanas - chegando nos finalmentes

Para a média de 40 pessoas (sim, aumentou) que aturam os crassos erros de português deste que vos fala, segue uma parcial das eliminatórias na África, aquele continente que fica logo ali. Amanhã falo das eliminatórias européias e da Concacaf, pois ainda há jogos hoje.

Grupo A: Camarões, Gabão, Togo e Marrocos

Grupinho emocionante: Camarões ganhou do Gabão em Yaoundé (Camarões) e retomou a liderança; mas, com 7 pontos, nem pode sonhar em tropeçar, pois o país dos Bongo está na cola, com 6 pontos, e Togo (5 pontos) espera por derrapagens dos dois. Mas acho que dá Camarões.

Grupo B: Tunísia, Nigéria, Moçambique e Quênia.

Do último post para cá as posições não se alteraram, mas a Nigéria desperdiçou uma grande chance de tomar a liderança da Tunísia em Abuja, quando empatou em 2x2. Situação imprevisível tendendo para a Tunísia.

Grupo C: Argélia, Egito, Zâmbia e Ruanda

O Egito só agora está correndo contra o prejuízo, ganhando as duas últimas partidas e chegando a 7 pontos. O problema é que a Argélia ganhou de Zâmbia e se isolou na liderança, com 10 pontos. Ou seja: esse esforço chegou tarde demais. O Egito tem que torcer para que a já eliminada Ruanda apronte para cima dos argelinos e, depois, ganhar de Zâmbia e desses no último jogo em Cairo. Vou de Argélia.

Grupo D: Gana, Benin, Sudão e Mali

Na época Gana estava sobrando. Sobrando continuou e na Copa entrou, com duas rodadas de antecedência.

Grupo E: Costa do Marfim, Burkina Fasso, Guiné e Malauí.

A terra do Super Timor (Costa do Marfim) está classificada, só um MILAGRE a tiraria da Copa. Isso se deveu ao chocolate que aplicou em Burkina Fasso em Abidjan (5 x 0). O país com o pior nome do mundo teria que tirar uma diferença de QUINZE gols para passar o time de Drogba no saldo. E isso em DUAS partidas (isso se os confrontos diretos não forem o primeiro critério de desempate, senão nem isso). Não rola. Não colocaram a Costa do Marfim entre os países classificados só por uma questão matemática. E outra coisa: salvo se cair de novo em um grupo da morte, tenham medo da Costa do Marfim nessa Copa!

SIM! SIM! SIM! SIM! SIM!

Apenas leiam a notícia.

"Não é novidade que os jogos da linha "Sonic" não têm, para se dizer o mínimo, a qualidade das primeiras versões, sendo que o último jogo digno do personagem foi "Sonic Adventure 2", para o saudoso Dreamcast. Mas, agora, a Sega ensaia, mais uma vez, retornar aos bons momentos da era 2D, e em alta resolução.

Um vídeo e um site teaser revelam um não tão misterioso "Project Needlemouse" (projeto rato-espinho), e claramente indicam a produção de uma nova aventura.

"Fãs de longa data de Sonic pediram para vê-lo voltar a um estilo mais 2D de mecânica de jogo", diz Ken Balough, gerente de marketing da Sega para os Estados Unidos. "Muitos gostaram dos estágios diurnos de 'Unleashed', mas queriam ver um jogo que fosse puramente similar aos primeiros games para Mega Drive. 'Project Needlemouse' é o primeiro passo importante que traz Sonic de volta às suas raízes 2D".

"A velocidade retorna, em uma aventura 2D totalmente nova construída do zero", é o que a Sega diz no vídeo. Balough confirma que este será um jogo inédito, e não um remake retrô. O novo "Sonic" está previsto para sair em 2010 e não há menção a plataformas, embora o "HD", de alta definição, indique plataformas como Xbox 360 e PlayStation 3."

Leram? Pois é, embora ache que de alguma maneira ou de outra a Sega fará alguma maneira para ferrar com o jogo (principalmente colocar amiguinhos demais), AGORA VAI! Uma dica para a Sega: concentrem-se em fazer fases que, no começo, possam ser vencidas ou na velocidade (com MUITA perícia em menos de 1min) ou explorando, e no final fiquem mais foda. Ah, e cores berrantes. Só isso já estaria ótimo.

PS: Sinceramente, essa coisa de "hd" não me impressiona. Qual foi a plataforma onde o Sonic vendeu mais ultimamente (e mesmo NÃO contando com "Mario & Sonic at Olympic Games", que foi o JOGO MAIS VENDIDO DO SONIC EM TODOS OS TEMPOS)

segunda-feira, setembro 07, 2009

O que um concurseiro espera (ou: como a Funrio ferrou com meu feriadão)

Dedicado ao cancelado concurso para Ministério da Justiça do último domingo

1) Quando uma pessoa faz um concurso, ela se programa pra chegar no mínimo 1h antes do início da prova pra, caso haja problemas no caminho, conseguir chegar no máximo 30 minutos antes

(a Funrio deixou os portões abertos ALÉM do limite por ela estipulado; e vi uma gracinha de cláusula no edital que diz que "por motivos de força maior" ela pode fazer isso - agora, uma chuvinha de nada NÃO é desculpa pra isso);

2) Quando o candidato chega no seu local de prova, ele espera encontrar seu nome na lista local dos candidatos, para que possa deslocar-se à sua sala em paz

O principal rebu do concurso foi esse. Na UDF várias pessoas NÃO encontraram seus nomes na lista. Pior: NÃO HAVIA SALA SUFICIENTE PRA TODOS FAZEREM PROVAS! Teve gente que fez prova na lanchonete da UDF!

2) Quando um candidato chega no seu local de prova, ele espera que o fiscal da sala esteja ciente de todas as regras do exame e que dê o mesmo tratamento aos candidatos na sala.

A gracinha da fiscal da minha sala me mandou tirar o relógio, mas não fez o mesmo para outros candidatos (o que não me afetou, porque me orientava pelas badaladas de uma igreja próxima). Além disso, a prova deveria terminar às 11h e no quadro estava escrito 12h. E outra que só fui descobrir hoje: eu era para ter entregado TAMBÉM o caderno de questões. No entanto, estou com ele aqui do meu lado, e nenhuma das gracinhas das fiscais nem tchum. Ou seja: se tivesse sido pra valer, estaria eliminado!

3) A prova deve começar no horário previsto. Quando muito uns minutinhos depois, que são a tolerância que se dá para a distribuição das provas.

Pois bem, a prova era pra começar às 8h e começou às 8h25. Segundo a mesma gracinha da fiscal, porque "o coordenador quem deveria autorizar o começo". Porra, eu estava numa faculdade (Unip, onde também houve problemas). Já ouviram falar em SIRENE!? Voltando ao tratamento isonômico: na minha sala ao menos ela foi uma gracinha em deixar pessoas irem ao banheiro o tempo todo (não de uma vez, óbvio). Mas em outras salas isso não aconteceu, e dava para ouvir os berros dos que não eram deixados.

4) Espera-se que as regras do exame sejam expostas de maneira clara e coerente.

Na folha de respostas (aliás, uma ÚNICA coisa boa da Funrio: folha de respostas para destacar do caderno de atividades) havia espaço para a digital, mas não para aquela frasezinha que tem que escrever em letra cursiva.


Dando uma de Poliana, estou vendo pelo lado bom: ferraram com meu feriadão, mas ao menos não fiz no turno da tarde, que rolou merdas semelhantes, senão piores (um prédio inteiro da UNIP não fez prova porque os fiscais falaram que ela seria anulada), e a Funrio NÃO quer cancelar as provas daquele turno.

quinta-feira, setembro 03, 2009

O último incômodo

Por alguma razão que não sei qual, mantive aberto até 10 minutos atrás um canal com uma pessoa do meu grupo antigo da faculdade. Aquele com quem rompi. Pois bem, por abuso de confiança (ou empáfia, sei lá) por parte dessa pessoa, acabei de FECHAR esse canal, no que considero o último prego no caixão da história (e se surgirem outros incômodos não exitarei em pregá-los também, se for o caso)

Acredito que isso é uma libertação para ambas as partes. Se por um lado eu posso ir tocando a minha vida - como felizmente já toco -, os outros sintam-se à vontade para, pouco a pouco, eliminarem-me de suas memórias até que eu vire uma penumbra disforme. Confesso que demorarei um tanto mais, mas - acreditem - meu objetivo também é esse. E, a partir de 10 minutos atrás, nunca estive tão certo de conseguir. :)

quarta-feira, setembro 02, 2009

Rapidinha em Heliópolis

Vem cá, eu sempre aprendi que Guarda Civil Metropoliana NÃO pode usar arma de fogo. Será que isso mudou?