quinta-feira, junho 26, 2014

Previsões para as oitavas

Primeiro vamos comparar o que eu disse no ano passado (os prognósticos do mata-mata estão aqui)com o que aconteceu.

Grupo A - BRASIL, Croácia, México e Camarões. Até que ficamos com um grupo médio. Croácia e México se classificaram na repescagem e Camarões sinceramente não joga essa bola toda. O Brasil se classifica tranquilamente para as oitavas em primeiro. Quem será o segundo (que cairá nas oitavas - ver abaixo)? Bom, depende de como a Croácia reagirá à derrota para o Brasil e do placar de México x Camarões. Não me arrisco.  (...)

Realmente o grupo foi médio.  Não tinha como não acertar o Brasil e não tinha como não acertar que ele ficaria em primeiro (caso contrário ocorreria um apocalipse aqui). A Croácia reagiu bem após a derrota para o Brasil e o placar de México x Camarões acabou influenciando foi na posição do grupo, pois se todos os gols roubados que o México teve contra Camarões tivessem sido contados e o juiz do Brasil não tivesse um pênalti roubado seria o México quem ficaria em primeiro, seja no saldo seja até mesmo nos pontos.

Grupo B - ESPANHA, HOLANDA, Chile e Austrália. O cenário da Espanha se assemelha muito a 2006, onde pegou o grupo mais fácil. Esse não é tão fácil, mas ainda sim está tranquilo para ela. Não sei, porém, se ela será a primeira colocada; afinal, a primeira partida será nada mais nada menos que a reedição da final da última Copa. Enfim, haverá um confronto dramático para o Brasil nas oitavas. A menos que o Chile resolva surpreender... Já a Austrália não vai dar nem pro cheiro, vide a goleada que tomou do Brasil no amistoso em Brasília.

É, devia ter ouvido o Felipão... Aconteceu com a Espanha o que acontece com todo grande esquema tático que - no caso da Espanha INFELIZMENTE - dá certo:  é estudado, estudado e acaba ficando manjado. Lembram-se da final do vôlei masculino das últimas Olimpíadas? O Brasil estava quase fechando o jogo contra a Rússia, mas o técnico deles conseguiu ver nosso jogo e não adiantou o Bernadinho colocar o Ricardinho, pois perderíamos de 3 x 2. Enfim, estou EXTREMAMENTE FELIZ por ter errado. Jamais imaginaria que a Holanda aplicasse aquele chocolate para cima da Espanha (apenas lamento não terem feito isso em 2010), tampouco o Chile ter feito a mesma coisa - embora haverá bastante botinadas dessa vez. Hora de voltar para a minha previsão no ano passado:

(...) Mas me arrisco mais da campanha brasileira: o Brasil tem tudo para passar para as quartas (da Espanha ele ganha, e da Holanda também). (...)

Se eu tinha certeza que da Espanha e da Holanda ganharia, por que raios isso não aconteceria diante do Chile, de quem ganhamos em 1962 (semi-roubado), 1998 e 2010? Acho muito difícil os chilenos ganharem. Quanto ao outro jogo das oitavas (Holanda x México), parece que a Holanda conseguiu três feitos na vitória contra o Chile: ganhou de uma seleção latino-americana, ganhou com a torcida contra e, mais importante, conseguiu arrumar sua defesa, que se comportou de forma pavorosa nas duas primeiras partidas, se baseando muito na linha burra. Será que isso continuará? Será que o goleiraço Ochoa conseguirá segurar um Robben incansável e um van Persie descansado? E o Sneijder: fará seu primeiro gol nessa Copa? Minha torcida é pela Holanda, que se ganhar terá um caminho bastante tranquilo até as semi-finais. Mas o jogo é imprevisível.

Grupo C - COLÔMBIA, Grécia, COSTA DO MARFIM e Japão - Esse grupo conseguiu fazer uma proeza: retirar do grupo da Suíça o título de grupo mais chato da Copa! Mais uma prova de que o critério da Fifa para fazer o ranking dela é extremamente estapafúrdio. Enfim, dessa vez a Costa do Marfim finalmente pegou um grupo que não é o "da morte". Infelizmente o Drogba está em fim de carreira, mas ainda há os irmãos Touré. Tem tudo para finalmente passar para as oitavas, isso se não estiver dividida em conflitos internos, como sói acontecer com times africanos. Jogando perto de casa, a Colômbia tem tudo para ganhar um fôlego e ir para a frente. Não me arrisco a dizer quem será o primeiro, mas ambos irão para as oitavas. Talvez Costa do Marfim vá para as quartas, mas veremos.

Imaginava que a Colômbia seria a primeira colocada, mas não imaginava que ela fosse jogar tão bem! E o pior: o grupo não foi chato não! Infelizmente, para a tristeza do futebol, deu Grécia com um pênalti mais que duvidoso na bacia das almas contra a Costa do Marfim. Uma pena mesmo. Drogba merecia ter disputado um mata-mata em sua carreira...

Grupo D - Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e ITÁLIA - Taí as consequências de a Itália ter empatado com a Armênia na última rodada das eliminatórias: não só deixou de ser cabeça de chave como caiu no "grupo da morte". Um grupo com três campeões mundiais (obrigado, ranking da Fifa!). Escrevam o que digo: a Itália costuma fazer grandes campanhas quando ninguém olha para ela, e meu palpite é que ela fará uma grande campanha, desde que seus preparadores físicos tomem vergonha na cara e façam seu trabalho direito dessa vez. Se Pirlo, Balotelli e aquele moleque egípcio estiverem 100%... Enfim, não me arrisco a dizer quem será o outro classificado (não ponho a minha mão no fogo em classificar a Itália como primeiro). Seguramente haverá alguma pressão para que a Inglaterra prossiga, já que haverá mais turistas ingleses perambulado pelo Brasil. Mas o Uruguai jogará no Brasil, e isso é um fator motivacional. Já a Costa Rica servirá como fator desempate.

Esse não só eu errei mas tomei no cu bonito. Aquele moleque egípcio não veio, mas apenas o inglês agora milionário poderia imaginar que não só a Costa Rica se classificaria como se classificaria em primeiro lugar! O segunda colocação ficou justamente com o Uruguai. Quanto as oitavas... 

Bem, o Uruguai não poderá contar com o Luiz "Mike Tyson" Suárez e, como se viu contra a Costa Rica, o Uruguai sem o Suárez não é nada. E a Colômbia é muito mais time que a Costa Rica. Logo, dará Colômbia. De novo para a minha previsão:

Pula para as quartas. Pegará alguém do grupo C (Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão) ou do grupo D (Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália). Se for alguém do primeiro grupo, nenhuma preocupação (no máximo a Costa do Marfim - mas ela já estará tão feliz por finalmente ter passado da primeira fase que já estará bom). Já do grupo D a única seleção que realmente preocupa é a Itália. O Uruguai sinceramente não tem chances (e sepultarão pela 15º vez o fantasma de 1950). A Inglaterra é freguesa. No caso da Itália, precisamos fervorosamente torcer para que ela não dê NENHUM tropeção - a não ser que seja para ser eliminada, o que acharia uma pena para o futebol.

Continuo mantendo o que disse, ainda mais que a Itália caiu fora.

Quanto ao outro jogo, por mais que eu torça pela Costa Rica, a Grécia está vindo em um crescendo, então o jogo está mais propenso a ela. Porém, o vencedor dessa partida NÃO IRÁ PARA AS SEMI-FINAIS. México ou (provavelmente) Holanda dará cabo deles. PELO BEM DO FUTEBOL!

Grupo E - SUÍÇA, Equador, FRANÇA e Honduras - Esse grupo só não será o mais chato por causa da França. Ah, a França... Em 1998 foi campeã. Em 2002 caiu na primeira fase. Em 2006 foi vice-campeã. Em 2010 caiu na primeira fase. Logo, essa Copa será a "Copa sim" da França, onde ela avançará um pouquinho. A Suíça também avança, pelo fator ferrolho. Equador ameaçará o segundo colocado (não sei qual), mas não avançará. Já Honduras.... Risos.

Taí um caso em que acertei. Só não previ duas coisas: que a Suíça não fosse jogar como um ferrolho - jogou bem até, exceto contra a França - e a França jogou MUITO bem! E mesmo sem (ou por causa da ausência de?) Ribéry! Sem contar que a defesa está jogando o fino da bola (um gol que tomaram foi porque o Benzema pulou na barreira e a bola passou por baixo dele).

Grupo F - ARGENTINA, BÓSNIA-HERZEGOVINA, Irã e Nigéria - Grandes possibilidades de a Argentina fazer uma ótima campanha nessa Copa, se não houver uma zebra no grupo da Alemanha e ela ficar em segundo no grupo. E uma observação: a Argentina ganhou as duas últimas Copas do Mundo que ocorreram na América Latina. Além disso, caso Brasil e Argentina façam aquilo que lhe apeteçam, tem tudo para se encontrar na final no Maracanã! Se o Brasil ganhar, será a apoteose. Se a Argentina ganhar será a vingança da Batalha de Monte Caseros. O Irã vai ser o saco de pancadas, e a Nigéria terá problemas de novo. Sobra a Bósnia, que está cheia de gás para fazer sua estreia em copas.

O mais importante a se destacar aqui é: Messi entrou na Copa. A Argentina está meia-bomba, a imprensa argentina está dando o Agüero como lesionado, mas isso não importa: Messi entrou na Copa. Eu estou enfatizando isso porque existem três seleções que ganharam uma Copa sendo conduzidas por um jogador: o Brasil em 1962 com Garrincha, a Argentina em 1986 com o Maradona e o Brasil em 1994 com o Romário. Está se desenhando um cenário de final entre Brasil x Argentina no Maracanã... Meus instintos estão dizendo isso... E também lembrar que para a Argentina o impacto em perder uma Copa aqui é bem menor do que se nós perdermos... 

Enfim, quanto à Bósnia... Mas que Herzegovina, hein? A Nigéria, ao contrário de Camarões e de Gana (ver abaixo) conseguiu resolver seus problemas e ganhou para cima da Bósnia.

Vamos aos confrontos:

França x Nigéria - Os franceses estarão mais descansados para essa partida (exceto o Benzema - aliás, não sei por que diabos nem o Deschamps tira o Benzema nem o van Gaal tira o Robben para descansar. Eles correm uma barbaridade!). Já a Nigéria vem de uma derrota contra a Argentina, embora tenha jogado bem. Eu acredito que dá França, mas coisas estranhas estão acontecendo nessa Copa. Espero que não aconteçam coisas estranhas com times que jogam bem.

Argentina x Suíça - Será a primeira partida pedreira da Argentina. Sim, a Suíça é pedreira. Só tomou a goleada contra a França porque o Giroud, deu uma botinada num zagueiro suíço e o substituto foi um tal de Senderos que foi calamitoso. Agora colocaram um Fabian Shär que está dando conta do recado. A Argentina ganha, mas será uma partida duríssima.

Grupo G - ALEMANHA, PORTUGAL, Gana e Estados Unidos - Esse grupo aparenta ser da morte, principalmente pelo fato de Gana ser a melhor seleção africana, mas Portugal praticamente jogará em casa, e é bem provável que se classifique devido ao fator Cristiano Ronaldo. Além disso, Gana logo de cara enfrentará os Estados Unidos, que foram eliminados justamente contra ela na última Copa. O primeiro do grupo, porém, será a Alemanha. Ainda mais que Portugal é freguês dos teutônicos.

Portugal pode colocar a culpa na eliminação a dois fatores: os PÉSSIMOS preparadores físicos (por pouco não são eles quem dão o WO contra Gana no Mané Garrincha - felizmente não fui ver esse jogo) e ao Pepe. Puta merda, o que dá na cabeça de um jogador fazer uma meninice daquelas quando o time está perdendo? Não fosse por isso Portugal não perderia por 4x0. Perderia de qualquer maneira, mas não por essa diferença que acabou tirando eles da Copa.  Já os Estados Unidos são o oposto de Portugal: podem não ter um jogador de referência, mas têm disparado o melhor condicionamento físico dessa Copa.

Grupo H - BÉLGICA, Argélia, RÚSSIA e Coreia do Sul - Acredito piamente que a Bélgica confirmará (ao menos na fase de grupos) o porquê de ter sido cabeça-de-chave. Não sei se ela classificará em primeiro, mas tem tudo para isso. Quanto à Rússia, ela teve uma sorte... Nas duas últimas Copas não conseguiu passar da fase de grupos (ela tem uma capacidade incrível de passar vexame), mas dessa vez tem tudo para isso. Acredito, porém, que nenhuma dessas seleções avançará para as quartas. Esse grupo tem tudo para ser o segundo mais chato da Copa.

Pelo menos acertei a Bélgica... Quanto à Rússia, não sei o que se passa com eles: são excelente em eliminatórias, mas são PÉSSIMOS em competições pra valer. Dessa vez, porém, credito a culpa ao Fabio Capello: a Rússia ganhando da Argélia em um confronto decisivo para os dois de 1x0 e ele inventa de NO INTERVALO colocar mais um volante? É pedir para ser bombardeado no segundo tempo. E não há a desculpa do lamentável laser: pelo que jogou contra a Coréia do Sul a Argélia merecia sim aquela segunda vaga.

Alemanha x Argélia - Se fosse a Rússia a Alemanha deveria se preocupar, uma vez que os teutônicos têm problemas em enfrentar times do leste europeu em mata-matas. Mas a Alemanha tem futebol mais que suficiente para superá-los. Até porque se tudo ocorrer como prevejo será um França x Alemanha no Maracanã nas quartas! Caramba, seria maravilhoso! Outra hipótese seria França x Argélia, com um potencial enorme para causar guerra civil na França. Por favor, por favor, por favor: que seja França x Alemanha nas quartas! Lembrando que o Brasil, avançando, pegaria um desses. O que acho disso?

Agora, as semis. Pegaria o primeiro do grupo E (que seria a Suíça ou a França), o segundo do grupo F (provavelmente a Bósnia), o primeiro do grupo G (provavelmente a Alemanha) ou o segundo do grupo H (ou Bélgica ou Rússia). Não me preocupo com a França, pois apesar da freguesia recente dessa vez não há nenhum Platini ou Zidane no outro lado. Já a Alemanha é outra história. Claro, eles têm uma pressão psicológica de estarem há duas Copas empacados nas semi (já nós estamos nas quartas...). Mas esse segundo confronto seria imprevisível. No caso, é torcer para que a Alemanha dê um tropeço na fase de grupos ou, se não for possível, que vá pelo caminho (igualmente não acredito, a menos que pegue a Bósnia ou a Rússia nas quartas - alemães costumam cair contra seleções do leste europeu nas quartas, vide Bulgária em 1994 e Croácia em 1998. A Rússia chegando às semi-finais seria algo interessantíssimo....

Acrescentaria algo em relação à França: em 1986 perdemos para eles nas quartas. Em 1998 perdemos a final. Em 2006 perdemos nas quartas. Mas em 1958 GANHAMOS deles nas semi-finais! E eles tinham o melhor ataque na época, algo que é plenamente plausível de acontecer nessa Copa também.  Agora o outro confronto:

Bélgica x Estados Unidos - O time da Bélgica mostrou que realmente tem suas qualidades, mas acho que dá Estados Unidos. Principalmente porque os belgas ainda são jovens demais. Além disso, os americanos invadiram em peso o Brasil (infelizmente não é uma ocupação), aproveitando o fato de que quem comprou ingresso é isento de visto. E tem mais: caso a Argentina e os Estados Unidos ganhem, eu assistirei Argentina x Estados Unidos! Seria sensacional.

Resumido a história, os jogos das quartas de final serão:
Brasil x Colômbia
França x Alemanha
Holanda x Grécia
Argentina x Estados Unidos

Observação: assim como a final está se desenhando como um Brasil x Argentina, a semi-final de lá está se desenhando como Holanda x Argentina. E sinceramente: semi-finais Brasil x França/Alemanha de um lado e Holanda x Argentina do outro aí sim fariam com que essa Copa fosse memorável. Falando nisso, gostaria de pedir cautela aos que estão afirmando que essa é a "melhor Copa de todos os tempos": 1) a melhor Copa de todos os tempos foi a de 1970, e NENHUMA superará ela; 2) viemos de duas Copas ruins (2006 e, PRINCIPALMENTE, 2010) e uma mediana (2002 - seria boa se a França e a Argentina tivessem jogado bola e não tivessem garfado tanto para a Coréia do Sul), então os parâmetros não estão tão adequados. Seria como dizer que a Copa de 1994 foi a melhor de todos os tempos apenas pelo fato de a de 1990 ter sido a PIOR copa de todos os tempos; 3) falando em termos objetivos (ver aqui) a Copa até agora teve 136 gols. Falta muito pouco para superar as Copas de 2010 (145 gols) e a de 2006 (147 gols). Com certeza superará essas duas Copas, mas ainda faltam 35 para chegar em 2002 e 45 para chegar na de 1998, a primeira com 32 seleções. Sem contar que a Copa de 1998 teve partidas maravilhosas no mata-mata como Dinamarca x Nigéria, França x Paraguai (a do gol de ouro do Blanc), Brasil x Dinamarca, Argentina x Holanda e Brasil x Holanda. Até agora apenas três possíveis jogos que não são a final prometem (França x Alemanha, Brasil x França/Alemanha e Holanda x Argentina). Esperemos o término da Copa para dizer se essa Copa foi a melhor dentro do campo, ok? Pois fora o único ponto positivo é o brasileiro, pois em termos de infra-estrutura não podemos nos comparar com Estados Unidos, França, Alemanha, Coréia do Sul (lembram que eles construíram estádios temporários? Pois é...) e Japão.

segunda-feira, junho 23, 2014

Parcial da Copa - Segunda Rodada, início da terceira e previsões para a terceira

Pois é, eu comi um pouco de mosca e já peguei o comecinho da terceira rodada. Enfim... Seguem aqui as previsões furadas que fiz para a primeira rodada.

Grupo A - Como eu disse, o BRASIL não teria dificuldades para passar para as oitavas, mas por muito pouco (empate contra o também classificado MÉXICO e principalmente aos gols garfados deste na partida contra Camarões) não ficou em primeiro. É um futebol que definitivamente não encanta, o que pode ser bom, pois lembra muito 1994 (2002 não porque tinha o Ronaldo Fofômeno jogando um bolão e o Denílson fazendo sua graça). De positivo apenas o último gol contra Camarões, que foi sem o Neymar em campo O México, por sua vez, está fazendo um ferrolho bastante eficaz. Já já falo disso.

Grupo B - Quem diria, hein Lobo? Você se lascou feio prevendo que a Espanha se recuperaria contra o CHILE. Pois bem, não recuperou, foi merecidamente eliminada (já que estragou o futebol por quatro anos ganhando injustamente a Copa em 2010 - merecia ganhar a partida contra a Holanda, mas não aquela Copa! Como, aliás, eu disse na época). Algo bastante interessante nessa rodada é que a primeira colocada HOLANDA finalmente acertou seu jogo defensivo contra o Chile.

Como os confrontos das oitavas aqui estão definidos aqui vão meus palpites:

BRASIL x Chile - Olha Chile, vocês já tiveram uma grande façanha em mandar a Espanha mais cedo para a casa (outro detalhe, que também está no post de 2010, é que a última Copa teve 145 gols, e no início desta terceira rodada já temos 108, e ainda faltam 22 jogos - em 2010 toda a fase de grupos teve uns 105 gols). Já está bom, não está? Os comentaristas falando que seria melhor enfrentar a Holanda, mas eu discordo totalmente. A Holanda não tem medo de jogar contra a gente; já o Chile tem. Já foram eliminados em 1998 e em 2010. Também foram eliminados na semi-final de 1962. Vão ser eliminados de novo. Na hipótese contrária, além da delícia que será ser eliminado nas oitavas, facilitaria a torcida para a Holanda ser vitoriosa na Copa. OBS: prevejo que será um pega pra capar, estilo Libertadores.

HOLANDA x México- Será um jogão, ninguém duvide. O ferrolho mexicano é ótimo, mas eles sentirão os holandeses. Sem contar que o van Persie irá descansado...

De volta aos grupos

Grupo C - A COLÔMBIA jogou com galhardia contra a Costa do Marfim (que fez um golaço de honra), partida que tive o privilégio de ver no MANÉ GARRINCHA (agora no telão eles estão falando "Estádio Nacional Mané Garrincha, pelo menos). Eu tinha dito antes que a Costa do Marfim era o melhor time africano. Bem, hoje eu diria que é um dos melhores. Mas houve um problema extracampo: o irmão mais novo dos Touré faleceu no dia da partida, e isso pode prejudicar o rendimento do time contra a praticamente eliminada Grécia (que tem de ganhar de goleada e torcer pela Colômbia contra o Japão na última rodada). Saiu de uma classificação fácil para uma imprevisível. Mas eu ainda acredito neles, que são comprovadamente o segundo melhor time desse grupo.

Grupo D - De todos os resultados possíveis praticamente só o inglês que está milionário agora apostou que seria justamente a COSTA RICA quem iria se classificar! A Inglaterra ser eliminada, convenhamos, era previsível (não, não era). Agora é justamente a Itália quem está a perigo. E decidirá em uma briga de foice contra o Uruguai! Pessoalmente seria um confronto muito mais interessante (e imprevisível) um Colômbia x Uruguai nas oitavas. Mas algo me diz que dá Itália. E observação: caso isso aconteça tenha muito medo. A Itália é mestre em dar vexames na fase de grupos (82 e 06) e ser campeã. Se ela se classificar em segundo é pule de dez que enfrenta o Brasil nas quartas. Isso acontecendo, não haverá mais o fator-surpresa de cantar o hino à capela. Lembrando ainda que em 2006 ela derrotou a Alemanha na semi-final...

Grupo E - A FRANÇA confirma que o futebol que ela jogou contra Honduras não foi por causa do jogador a mais e aplicou um sonoro 5 x 2 na Suíça. Com direito a pênalti perdido e o filho da puta do árbitro terminando o jogo antes da conclusão do último lance e evitando que o Benzema fosse agora artilheiro da Copa junto com o Neymar. Enfim, basta um empate com o fraquinho Equador (ou uma derrota magra) que ela fica em primeiro. Já a Suíça precisa ganhar da fraquíssima Havan Honduras para ficar em segunda.

Grupo F - O grupo da França perdeu a condição de segundo pior (já está entre os melhores, diga-se) para esse. A já classificada ARGENTINA continua jogando um futebol meia-boca. A única coisa que se salva é o Messi. A Bósnia, por incompetência, perdeu para a Nigéria e está eliminada. Não arrisco palpitar quem será o segundo do grupo, mas garanto que ele não terá condições de ir para as quartas. Pelo futebol que jogou contra a Argentina fica a minha torcida para que seja o Irã.

Lembrando que verei a partida 1E x 2F...

Grupo G - Esse acabou se tornando indiretamente o grupo da morte, com o empate da Alemanha contra Gana. Portugal, por sua vez, corre um sério risco de perder contra Gana por WO, de tantos jogadores que já perdeu por contusão. Enfim, dá Alemanha em primeiro. O resto eu não garanto.

Grupo H - Sejam bem-vindos, aí sim, ao grupo mais chato das Copas. A BÉLGICA já está classificada, a Rússia mostrou que é uma porcaria e a Argélia mostrou que é o única segunda colocada de grupo que é melhor que a primeira. Coreia do Sul? Risos. Até ficaria feliz se ela ganhasse e fizesse com que a Argélia ficasse em primeiro, pois assim os nativos da terra dos antepassados do Zidane e do Benzema iriam até as quartas.
 

segunda-feira, junho 16, 2014

Parcial da Copa - Primeira rodada

Escrevo esse post antes da primeira rodada do Grupo H, e farei o update na noite de amanhã, mas aqui vai a parcial.

Caso queiram ver minhas previsões (algumas furadas, outras nem tanto...), o link é esse.

Grupo A - Como disse, acredito que o Brasil não terá dificuldade em passar para as oitavas. Acredito plenamente que temos condições de ganhar do México e ir para as oitavas. Sim, a primeira rodada do Grupo A foi catastrófica em termos de arbitragem (roubo para o Brasil, dois gols do México não dados que podem fazer a diferença na hora da classificação). Continuo não me arriscando a dar um palpite sobre quem será o segundo colocado, se será o México ou a Croácia. Sim, porque Camarões definitivamente não.

Grupo B - A primeira rodada serviu para definir quem será o líder do grupo e escapará do Brasil. Depois do histórico 5 x 1, que quebrou a banca, será a Holanda definitivamente a premiada. O tiki-taka da Espanha definitivamente está manjado. PORÉM, o Chile pode até saber como vencer esse esquema, mas não tem categoria o bastante para superá-los. A não ser que eles realmente tenham sentido o placar. De qualquer maneira, isso significa que o Brasil irá para as quartas, pois os espanhóis têm medo da gente, vide o que houve no ano passado, e o Chile é um tradicional freguês. E eu torço MUITO para que a Holanda seja campeã, embora ache que acontecerá algo com ela e não passará das quartas (pois passa tranquila por Croácia ou México)

Grupo C - Não falei? É Colômbia e Costa do Marfim! E terei a honra de ver quem será o primeiro classificado do Grupo C, e muito provavelmente o primeiro colocado - só não será de camarote, porque de camarote já vi Suíça e Equador. Bem, a Colômbia tem time para chegar nas quartas. Costa do Marfim, com o Drogba já em fim de carreira, não. Em todo caso, será o melhor time africano dessa Copa. Enfim, vale o dubstep.

Grupo D - Ah, esse grupo... Como disse anteriormente, só colocava a minha mão no fogo pela Itália, mas nunca passou pela minha cabeça que o Uruguai tomaria a napa que tomou da Costa Rica! Significa obviamente que a INGLATERRA ficará em segundo. Forlán (nem sabia que ele estava na reserva) e cia. estão muito velhos, e o Uruguai sentirá a suspensão de Maxi Rodrigues Agora tem uma coisa: a ITÁLIA é conhecida por fazer papelões em Copas, e ela jogou muitíssimo bem contra a Inglaterra. E em Manaus! E o Prandelli deixou o Pirlo jogar os 90 minutos! Ficamos combinados: caso ela jogue bem as duas partidas seguintes, ela não passará das quartas. Caso ela dê um tropicão, ela chegará à final e só perderá para o Brasil lá. E caso esse tropicão seja suficiente para que ela termine em segundo, significa que enfrentará e ganhará do Brasil nas quartas. Só tenho preocupações com três times nessa Copa: a Itália caso não seja na final, a Alemanha pela falta de parâmetros com o que avaliar e a Argentina (ver ambos abaixo).

Grupo E - Tenho que fazer um adendo: minha previsão sobre a França contava com o Ribery, que infelizmente não veio. Mas até que a França, em que pese o jogador a mais, jogou um futebol bastante redondinho contra Honduras! Enfim, na próxima rodada jogará contra a Suíça e decidirá qual dos dois jogarão contra - e perderão para - a Argentina nas oitavas. Acho mais provável que dê empate, e não me arrisco a dizer quem é que será o primeiro do grupo. A Suíça tem um futebol pavoroso, mas muito bom defensivamente. De qualquer maneira o primeiro colocado perderá para a Alemanha nas quartas.

Grupo F - Ah, a Argentina... Uma péssima notícia para os brasileiros é que o Messi fez gol e o time jogou bem meia-bomba contra a Bósnia (que tem futebol mais que suficiente para ir para as oitavas - e digo isso sem ter visto o jogo pavoroso entre Irã e Nigéria). Da última vez que o jogador líder argentino carregou o time nas costas o líder argentino foi pego usando efedrina e eles caíram nas oitavas. Não é o caso do Messi, definitivamente. Na penúltima vez que isso aconteceu eles chegaram até a final. Da última vez que isso aconteceu com eles ganhando a primeira partida eles foram campeões. E lembrando que acontecendo tudo como nos conformes, o que duvido que não aconteça, isso significa que, dessa vez, Argentina e Alemanha NÃO SE ENFRENTARÃO NAS QUARTAS.

Grupo G - Sim, eu falei que os alemães iriam ser os primeiros do grupo. Sim, eu falei que Portugal é freguês deles. Mas não imaginava que jogariam TÃO MAL! E a situação deles é pior que a da Espanha, pois ao contrário desta Portugal não jogará com o louco do Pepe e não mais com outros dois portugueses, contundidos. A situação está dificílima para Portugal... A não ser que... O senhor Cristiano Ronaldo consiga encaixar seu jogo. Os EUA estão jogando nesse momento contra Gana e ganhando. O Portugal titular conseguiria ganhar deles, mas desfalcados do jeito que estão? Fica a dica para o CR7: o Messi já fez o gol dele...

Grupo H - Ah, a Rússia... Nunca deixando de me decepcionar. A partida deles contra a Coreia do Sul terminaria empatada de qualquer jeito, pois eles só tomaram vergonha depois do estupendo frango do goleiro... Já a Bélgica se deu muito bem. A Argélia me pareceu ser o melhor time africano nessa Copa. Melhor até mesmo que a Costa do Marfim. Eu acredito que ela sim tem plenas condições de ir para as oitavas, em detrimento da Coreia do Sul e da Rússia. Mas o segundo colocado do grupo está indefinido. De qualquer maneira, está praticamente descartada a possibilidade de eu ver a Rússia nessa Copa, pois em primeiro lugar ela definitivamente não entra. Ah sim: agora é a Bélgica quem tem plenas condições de ir para as quartas.