segunda-feira, setembro 16, 2013

Eliminatórias 2014 - Decisões na África

Já fizeram o sorteio dos confrontos finais entre os 10 países africanos que ainda estão na disputa. Vamos a eles.

Costa do Marfim x Senegal

Aí o bicho pegou. Senegal foi às quartas-de-final na última Copa, mas a Costa do Marfim, com o Drogba quase aposentando, é um time de tanques (quem não se lembra do Brasil x Costa do Marfim na última Copa? Começamos a perdê-la ali, quando tiraram da Copa aquele que era central no esquema do Dunga, o Elano). Não arrisco nenhum palpite aqui.

Etiópia x Nigéria

Se tudo ocorrer bem a Nigéria volta para cá em 2014. Espero que dessa vez sem picuinhas internas. Eles podem ir longe dessa vez.

Tunísia x Camarões

Epa epa epa! Era para ser CABO VERDE x Camarões! O que aconteceu? A FIFA eliminou Cabo Verde por estar com um jogador irregular em campo (suspenso por quatro partidas). Porém, o que aconteceu foi que os cabo-verdianos estavam recorrendo dessa decisão quando escalaram ele. É claro que faltou prudência por parte de Cabo Verde, mas isso claramente foi um afago à região do Magreb - o que não precisava, pois Egito e Argélia ainda estão na disputa. #putafaltadesacanagem. Por isso, fico com Camarões. E espero que eles melhorem em relação às últimas Copas.

Gana x Egito

Sem favoritos.

Burkina Faso x Argélia

Realmente torço para que o país com o nome mais ridículo do mundo (e um dos mais pobres) venha para a sua primeira Copa. Dizem que eles têm um festival de cinema muito bom. E é possível que eles venham, pois são os vice-campeões africanos.

Assim, meus palpites são Nigéria, Camarões e Burkina Faso.

quarta-feira, setembro 11, 2013

Eliminatórias da Copa - Definindo

Depois do grupo da Ásia estar fechado chegou a vez de os escretes mais fortes (mais os da Concacaf) já garantirem a vaga na Copa em 2014, que continuará a acontecer no Brasil, pois os Black Blocks fizeram o favor (obs: e GOSTEI disso) de associarem protestos a algo negativo. Vamos lá?

ÁSIA

Epílogo: será a Jordânia o adversário do 5º colocado da América do Sul na repescagem.

CONCACAF

Já temos dois os classificados: ESTADOS UNIDOS (excelente para o turismo) e a COSTA RICA. Mas cadê o México? O México está atualmente em QUINTO no grupo e nem iria pra Copa. Pô, será uma tremenda de uma sacanagem se não tiver mexicanos, eles são brothers! Sem contar que costumam ser competentes para ir ao menos às oitavas de final. Enfim, atualmente Honduras está na terceira colocação e o Panamá iria para a repescagem enfrentar a Nova Zelândia. Arriba, México!

ÁFRICA

Definidas as seleções que irão fazer as cinco decisões: Etiópia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gana, Burkina Faso (olha ela aí!), Nigéria, Egito, Argélia, Camarões e Senegal. Como ainda não foi definido quem enfrentará quem, não arrisco palpites. Porém, em nome do bom futebol, torço para que sejam Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Burkina Faso (vices da Copa da África) e Senegal. Destaque para as ausências da África do Sul, Tunísia, Marrocos e Togo, que já participaram de copas do mundo recentes.

AMÉRICA DO SUL

Como combinado, a ARGENTINA já conseguiu garantir sua classificação. Teremos Messi! Teremos barrabrabas! A Colômbia poderia ter se garantido também, caso o heroico Uruguai não tivesse metido dois gols neles no final do jogo lá no Centenário. O Chile está tranquilo na terceira colocação. Já o Equador não está tranquilo na quarta, pois o Uruguai está acossando ele (e se enfrentarão em Quito na próxima rodada). Pessoalmente eu quero que o Uruguai ganhe a vaga na Copa e o Equador vá para a repescagem. E espero realmente que a Venezuela (em sexto, mas com um jogo a mais) fique fora. Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai na Copa e Equador na repescagem com a Jordânia. Acharia justo.

EUROPA

Sim, chegamos nela, e já temos classificados.

Grupo A

Salvo se a Bélgica perder duas vezes e a Croácia ganhar duas vezes, será a primeira a ir para a Copa (ausente desde 2002) e a segunda para a repescagem. Pelo bem do futebol, torço para que a Croácia, confirmando mais uma vez que eram eles os que realmente jogavam na Iugoslávia,  passe pela repescagem.

Grupo B

Tudo ocorreu como planejado e a ITÁLIA voltará para a América do Sul em 2014. Espero que dessa vez o condicionamento físico deles esteja bem melhor do que na Copa das Confederações. A vaga da repescagem está sendo disputada entre a Bulgária e a Dinamarca. Além de ter um ponto a mais a Bulgária tem a vantagem de não ter mais que enfrentar a Itália, ao contrário da Dinamarca. Assim, seria ela a ir para a repescagem, mas não vejo ela indo além disso - ou não? quem sabe um "efeito Dilma" aí...

Grupo C

A combinação de resultados ainda não foi suficiente para que a Alemanha esteja escrita em caixa alta aqui, mas isso é uma questão de tempo apenas. O destaque é a arrancada da Suécia, que conseguiu ganhar da Irlanda e do Cazaquistão, se isolando na vice-liderança. Pode garantir a repescagem já na próxima rodada caso vença sua adversária direta, a Áustria. Bastante provável que isso aconteça.

Grupo D

Como disse antes, estava fácil para a HOLANDA conseguir essa vaga. Agora quanto a vaga da repescagem, há uma briga de foices, com Hungria (um ponto a mais que a), Turquia e Romênia ainda na disputa. Sendo que na última rodada a Romênia ganhou da Hungria e perdeu para a Turquia em casa e a Turquia empatou com a Hungria também em casa. Pessoalmente torço pela Turquia, em nome do bom futebol. É ela quem tem mais possibilidades de ir para a repescagem, e é um time competitivo.

Grupo E

No grupo mais chato das eliminatórias europeias, a chata Suíça, apesar de ter ganho da chata Noruega, não conseguiu garantir ainda a sua classificação. Mas ela só precisa de mais uma vitória em duas partidas para que isso aconteça. O destaque vai para o segundo lugar. Como assim a Islândia em segundo lugar!? E ela tem boas possibilidades de ir para a repescagem (não para a Copa), pois o próximo adversário dela será o lanterninha Chipre (apesar de a única vitória do Chipre ter sido justamente em cima da Islândia). A Eslovênia, sua adversária direta, enfrentará a quarta colocada Noruega e depois enfrentará a Suíça. Uma briga chatamente emocionante.

Grupo F

A Rússia conseguiu ganhar de Israel e está com a repescagem praticamente garantida. Portugal vem em seguida, com um ponto a menos somente. Porém terá que enfrentar Israel, que tem agora chances remotíssimas de ir para a repescagem, na próxima rodada, enquanto que a Rússia enfrentará o já eliminado Luxemburgo e o Azerbaijão na última rodada. Grandes possibilidades de termos russos nacionalistas cantando "Kalinka" por aqui...

Grupo G

Bósnia-Herzegovina e a Grécia estão garantidas na Copa/Repescagem. Não se sabe qual em qual, porém. Torço para que seja a Bósnia, pois a Grécia sempre faz papelão em Copas.

Grupo H

A Inglaterra tomou vergonha na cara e assumiu a liderança. Montenegro caiu para terceiro, perdendo para a Ucrânia no saldo (ainda mais depois que essa ganhou de 9x0 de San Marino). A próxima rodada é quem definirá tudo: a Inglaterra enfrentará Montenegro e a Ucrânia enfrentará a quarta colocada Polônia, que é a verdadeira incógnita disso tudo.

Grupo I

A França ganhou da Belarus e está praticamente com a vaga da repescagem garantida. Da repescagem, porque a da Copa é a da Espanha, que folgou nessa rodada.